sábado, 17 de novembro de 1990

[TWIN PEAKS] S02E08




Resumo do (infelizmente) falecido site:
www.twinpeaks.hpg.ig.com.br/




Capítulo 16 - Dirija com uma Garota Morta (Drive with a Dead Girl).



Sexta-feira, 10 de Março. Leland sai com o corpo de Madeleine na sacola dos tacos de golfe.
Na cadeia, Ben diz a seu irmão e advogado Jerry que Catherine era seu único álibi. Pouco depois, Leland fica sabendo da prisão de Ben e finge lamentar a traição do amigo, enquanto o demônio Bob sorri no seu interior. Cooper mostra o diário a Ben como prova de que agora todos sabem sobre seu envolvimento com Laura e o Jack Caolha. Tendo escutado a fita encontrada na bota, cujo conteúdo é uma conversa entre Leo e Ben sobre o incêndio, Bobby faz uma cópia e a envia a Ben.
Pete vai à delegacia conversar com Harry e os dois notam várias discrepâncias na estória sobre Jonathan. Logo, Cooper aparece avisando da fuga do homem de um braço só. Aproveitando a distração, Pete chega à cela de Ben e toca a fita de Catherine na qual ela oferece seu testemunho de inocência em troca da propriedade Ghostwood e da serraria.
Em busca de Mike, Cooper e Harry quase sofrem um acidente devido à forma imprudente de Leland dirigir. Mas a parada lhes permite questioná-lo sobre Ben. Uma vez livre dos dois, Leland vê o reflexo do sarcástico Bob no espelho retrovisor. Ao ser encontrado, o homem de um braço só afirma que Ben não tem Bob em si, mas Bob está perto dele.
Embora Cooper não creia na culpa de Ben, Harry está cansado de gigantes, sonhos e crenças, e por isso decide acusar Ben de assassinato. À noite, quando Audrey vai ao quarto de Cooper discutir a situação de seu pai, ele recebe uma ligação. O corpo de Madeleine foi encontrado embrulhado em plástico.

Roteiro: Scott Frost. Direção: Caleb Deschanel.


Comentários:

Temos início, com esse episódio, a uma fase menor, deste seriado. Nessa epoca David Linch se afastou p/cuidar de outros projetos (até isso, um certo JJ, copia hehehhe) e o seriado se perdeu, ou melhor, desandou para locais estranhos e perdidos. Praticamente tudo foi mexido, e/ou mudado, e/ou, na melhor das hipóteses, contando com uma boa fé, praticamente nada conseguiu se manter no rumo inicial...


Alguns fãs mais radicais costumam orientar de modo a se parar de assistir aqui e passar direto para os dois últimos episódios e/ou episódio duplo final, quando temos a volta de DL, para dar um fechamento ao seriado. Eu, ao contrário, mesmo reconhecimento todo o rolo que surge a partir desse episódio, recomendo que vcs assistam TUDO, pois mesmo o seriado se perdendo, vale a pena assistir todos os episódios, pois sempre algo se salva, sempre vemos algo copiado em seriados que vieram depois, enfim, mesmo que por razões "cientificas"m vale a pena ver tudo...


Maaaaaaaaaaaaaaaaaaas reitero, quem está com pressa, pode ver os dois últimos e virar a página desse seriado (vão perder muita coisa, porém nada ou praticamente nada muito relevante)...


Quanto a este episódio, especificamente, temos de mais relevante, e/ou de mais diferente o surgimento de mais tres personagens, a irmã de Lucy (Gwin), a mãe de Norma (Vivian).


E o marido de Vivian, que tem relação com o passado de Harry, alias, já vimos que ele não é nada do que diz, muito pelo contrário, é um malandrão, aproveitador e com passado beeeeeeem sujo...

Tais personagens até poderiam ter alguma importância, maaaaaaaaaaas como disse, tudo, a partir deste episódio, até o desfecho, com a volta de DL, no episódio final duplo, é simplesmente "nada" para a trama principal...

Até vale a pena ser visto e bla bla bla, mas não pirem em fazer ligações com a trama principal...

Eu avisei heim!!

De resto, até o Próximo!


sábado, 10 de novembro de 1990

[TWIN PEAKS] S02E07



Resumo do (infelizmente) falecido site:
www.twinpeaks.hpg.ig.com.br/


Capítulo 15 - Alma Solitária (Lonely Souls).

Quinta-feira, 9 de Março. Cooper leva o homem de um braço só ao Grande Hotel, onde os hóspedes são reunidos para que Mike possa identificar Bob. O homem fica tranqüilo até ver Ben Horne. Mais um enigma do gigante se resolve: “sem substâncias químicas, ele aponta”, ou seja, sem seus remédios, o homem indicou Horne.


Enquanto isso, Hawk vai à casa de Harold e o encontra morto em seu jardim. Suicídio.

O diário está lá; porém, praticamente arruinado. Na casa de Shelly, o plano dela e Bobby para receber o seguro de Leo não está indo como planejado, pois eles continuam pobres e Leo é assustador mesmo em seu estado vegetativo. Quando ele balbucia as palavras botas novas, Bobby verifica no interior de um pé e encontra uma fita.



Finalmente, Ben conta a Audrey sobre o Jack Caolha. Laura trabalhava lá e eles dormiam juntos. Ao tentar reconstituir o diário, Cooper encontra várias menções a Bob e Ben Horne. Também há indícios de assédio e abuso e de que Leland conhecia Bob. Audrey então lhe conta sobre o envolvimento de seu pai com Laura e o Jack Caolha. Assim, Cooper e Harry prendem Ben como suspeito do crime. Durante a prisão, Margaret, a senhora do cepo, os avisa sobre corujas na Casa da Estrada.


Na serraria, Pete recebe a visita do Sr. Tojamura, que se joga em seus braços e o beija com ardor. Após o susto, ele vê Tojamura retirar seu disfarce. Ele na verdade é Catherine.



Na casa dos Palmers, Sarah se arrasta pela sala de estar e vê um cavalo branco aparecer em uma luz brilhante.

Na Casa da Estrada, Harry, Cooper e Margaret ouvem a banda tocar. Lentamente, ela se dissolve aos olhos de Cooper dando lugar ao gigante.


Ele avisa: “está acontecendo de novo”. Nesse momento, Leland vê o reflexo de Bob no espelho. Madeleine chama Sarah. Ao entrar na sala, ela é agarrada por Leland, possuído por Bob, que a esmurra repetidas vezes. Ele dança com ela e chama por Laura. Finalmente, ele a atira contra a parede e depois coloca a letra “O” sob sua unha.


Cooper ainda está na Casa da Estrada preso pela visão. O gigante desaparece e a melancólica música volta a tocar.


Roteiro: Mark Frost. Direção: David Lynch.


Comentários:

Pois é, pois é, pois é...

Descobrimos o verdadeiro assassino, ooooooooooou melhor, o corpo, o "cavalo" utilizado pelo "assassino espiritual".

Como eu já havia dito e despertado vcs antes, o tiro que cooper levou e as outras cenas acontecidas no mesmo dia, já davam a entender uma possível ligação do pai de Laura, maaaaaaas agora já está escancarado!!

Nos próximos episódios, Cooper e sua turma também descobrirão o "assassino", maaaaaaaaas com o afastamento do tio David, o seriado (como eu já disse) irá se perder em caminhos e rumos estranhos e desnecessários...

É pena, mas mesmo com esses problemas, Twin Peaks é Twin Peaks e vale a pena ser assistido mesmo que só pela curiosidade.

Bom, façam o que quiserem, mas a trama em si, "fecha o pano" no próximo episódio e, só reabre no último episódio duplo... Quem quiser seguir vendo, siga, quem só quiser ir lendo os comentários, fique a vontade e saiba que eles existirão, maaaaaaaaaaas quem estiver com pressa, veja o próximo e pule p/o último...

Fui!!

Mas volto no 208!!

sábado, 3 de novembro de 1990

[TWIN PEAKS] S02E06




Resumo do (infelizmente) falecido site:
www.twinpeaks.hpg.ig.com.br/

Capítulo 14 - Demônios (Demons).

Quarta-feira, 8 de Março. James e Donna reafirmam seu amor após ele a salvar do ataque de Harold. Ao discutir com Harry sobre Jean Renault, Cooper conclui que tudo não passou de uma armadilha para pegá-lo. Audrey conversa com seu pai insinuando ter conhecimento de quem é o dono do Jack Caolha e outras transações. Donna vai à polícia contar a Harry sobre o diário secreto. Logo, chega a Twin Peaks o supervisor surdo de Cooper, Gordon Cole, com o relatório de Albert.


Desesperada para ir embora, após Jonathan ter-lhe falado sobre Eckhardt, Josie vai ao escritório de Ben exigir seu dinheiro. Ele lhe dá o cheque de Tojamura. Gordon Cole entrega a Cooper uma nota de Windom Earle contendo um movimento de xadrez.

Quando Harry visita Josie, descobre que ela está prestes a partir de novo. Ele não sabe, mas Josie vê-se obrigada a cooperar com Jonathan, senão ele matará Harry. Leland tenta convencer Ben a lhe restituir o antigo emprego, mas embora tente provar sua sanidade, ele perde o controle no meio da conversa. Ben começa a pensar se Leland não estaria apenas tentando parecer louco para livrar-se da morte de Jacques. Para completar o interrogatório do homem de um braço só, Cooper decide privá-lo de sua medicação contra esquizofrenia.


À medida que o homem fica cada vez mais agitado, surge Mike, um espírito assassino, cujo parceiro tinha sido Bob. Como Mike renunciara a matar, seu único objetivo agora é capturar Bob. Ele conta que Bob tem vivido entre eles há cerca de 40 anos e pode ser encontrado em um lugar cercado de árvores e habitado por almas diferentes noite após noite. O Grande Hotel.


Roteiro: Harley Peyton e Robert Engels. Direção: Lesli Linka Glatter.



Comentários:
Um episódio totalmente preparatório p/o que viria no 207, ou seja, para a solução do mistério (pelo menos p/nós espectadores), tudo começa a se desenhar neste episódio, inclusive alguns núcleos não mais importantes e/ou necessários, começam a se despedir da trama e/ou se caricaturar

Vale um comentário aqui, no sentido de que eu não tenho a menor idéia da razão de existência, na trama, desse casal, mais especificamente da caolha com super energia/força, que agora regrediu à sua adolescencia e está com um papel ridiculo! O jeito é esperar...

Por fim (sim eu sei que os comentários estão bem fraquinhos e sem graça, mas é que este episódio, não foi ruim, maaaaaaaaaaaaaaaaaas foi sem grandes coisas, ou melhor até teve grandes coisas, mas todas inacabadas -irão se concluir no próximo-) , convém contar que do próximo episódio, até os dois últimos (um episódio duplo) a história tomou novos rumos, rumos discutíveis, ocasionados pelo afastamento de DL, p/tratar de outro projeto, voltarei a falar a respeito, mais a frente...