quinta-feira, 26 de maio de 2005

[Lost] S01E23

Hellost, patotinha do Tio Ribas. Volto mais uma vez para comentar novo episódio de Lost. Dessa vez a primeira parte do episódio final da temporada. E esse episódio foi muuuuito bom, principalmente por ser só a primeira de três partes. Não sei se isso acontece com vcs, mas eu já estou triste por pensar que a temporada está acabando e que terei de esperar quatro longos meses por um novo episódio, ainda mais se levar em conta o gancho insuportavelmente desesperador que o JJ deve deixar para ser respondido só na próxima temporada (pelo menos é o que ele sempre faz em Alias).
23
EXODUS
(Part I)
Bom, vamos ao que interessa, e preparem-se porque vai ser um comentário longo (para compensar o do #122, que não fiz): o episódio foi todo bom. Já começa com um dos muitos mini-flashbacks (termo emprestado de Os Normais) que devem aparecer nas três partes do episódio. Pelo que entendi, todos vão aparecer em seus últimos momentos antes de entrar no avião.

O primeiro deles é do Michael e do Walt, no quarto do hotel. Walt briga com o pai porque não quer entrar no avião, mas Michael dá uma bronca nele e todos sabemos que eles, sim, entraram no avião. Em seguida, uma das melhores cenas do episódio: todos estão dormindo, menos Walt, que vê Danielle se aproximando do acampamento na praia e começa a gritar para todos. Totalmente sinistra essa cena, pois acho que ninguém esperava ver a Danielle aparecendo para os sobreviventes tão de repente.
Finalmente, sabemos quem é (ou era) Alex, e isso me deixou muito preocupado com a Claire. Assim, acho q ficou bem óbvio que o Ethan era um dos outros mesmo. A fumaça preta aparecendo ao longe me deixou muito tenso. Meu Deus, o que vai acontecer?
O segundo mini-flashback que aparece é o do Jack conversando com a famosa (mas nem tanto) Michelle Rodriguez. Fiquei tenso de novo quando eles disseram um ao outro que o numero dos respectivos assentos no avião eram 23B e 42F, dois dos famosos números malditos. E se pensarmos um pouco mais longe, o assento da Ana Lúcia era justamente o mega número da loteria que o Hurley ganhou. O que será que isso significa? Bem, tb sabemos que ela sentou na parte traseira do avião, o que quer dizer que, se os passageiros de lá realmente sobreviveram, ela pode reaparecer... Agora, pensando cá com meus botões, para que iriam chamar uma atriz tão conhecida para fazer uma participação tão pequena??? Acho que vem mais de Ana Lúcia por aí.

Terceiro mini-flashback: FINALMENTE sabemos o que o Sawyer estava fazendo no avião!!! E tb o que fazia na delegacia, qdo o Boone foi denunciar no namorado da Shannon. Ele estava sendo deportado (hum, mais um que foi obrigado a entrar no avião...). Aliás, ou muito me engano, ou o policial que o deportou foi o mesmo que atendeu o Boone. Falando em Sawyer, a cena dele contando ao Jack que conversou com o seu pai, Christian, antes do mesmo morrer foi realmente emocionante. Juro que nem lembrava que isso ainda faltava acontecer. O Sawyer é o cara!!! Pode ser um criminoso, mas no fundo, é gente boa. Acho que foi a sua infância trágica que o deixou tão amargo.
Em seguida, temos um mini-flashback da Kate. Afinal, qual foi o crime que ela cometeu??? Alguma coisa me diz que essa resposta vai ficar para a próxima temporada. Bem, pelo que o policial disse, ela já estava sendo perseguida um ano antes da morte do Tom e, pelo que vimos no episódio passado, sua mãe tinha grande medo dela (apesar de eu achar que era infundado). Tenho a impressão que tem algo a ver com o padrasto dela. Ou seria algo mais obscuro??? E realmente eram necessárias cinco armas para manter a Kate nos trilhos?? Por que ela é tão perigosa??
Temos ainda dois mini-flashbacks: Shannon/Boone (para quem estava com saudades dele) e Jin/Sun. Mas nada de interessante foi dito.



Voltando à ilha, o grupo se dividiu em dois novamente. Aqueles que foram atrás de dinamites na Pedra Negra para abrir a escotilha (liderados pela Danielle) e aqueles que ajudavam a terminar de montar a balsa, para que ela saísse no mesmo dia. No grupo da escotilha, um novo personagem teve destaque, o Leslie Arzt. Das duas umas: ou ele irá morrer, ou será um personagem fixo, pois um destaque desses a um figurante não é dado por qualquer motivo. O conhecimento de dinamites podia facilmente ser do Locke ou do Sayid, não precisava colocar um novo personagem só para isso. Por isso, acredito na primeira hipótese, se é que ele já não morreu, atacado pelo Lostzilla, né.
Mais uma vez, FINALMENTE o Lostzilla dá o ar de suas graças. Pelas minhas contas ele não aparece desde o episódio #104 (Walkabout), quando o Locke o vê. Depois disso só apareceu na alucinação do Boone. Agora, como assim ele é um sistema de segurança da ilha??? Caraca, minha cabeça deu um nó nessa hora. E por que sempre está chovendo nessas horas tensas? E quem esperava que o Pedra Negra fosse um navio? Eu, pelo menos, nem imaginava.
Outras cenas que valem a pena lembrar são a do Walt dando o Vincent para a Shannon, para que ela não se sentisse sozinha por ter perdido o irmão; e a do Jin e da Sun fazendo as pazes. Vcs repararam como o Jin está bronzeado? Para os detalhistas de plantão, isso, aliado ao cabelo crescido do Charlie e do Jack, já serve de alguma coisa.
A cena final, da balsa se dirigindo ao alto mar foi 10. Será que Jin, Sawyer, Michael e Walt conseguirão ser salvos? Irão sobreviver? Agora é só aguardar as próximas duas partes desse episódio, que graças a Deus, vão ser exibidas na seqüência, para responder algumas perguntas e fazer outras mais.

Até a próxima.
Anchieta Moreira.

[Revelations] Hora 2


Bem amigos da Rede Globo, ops... troquei o canal. Putz, péssima essa mas relevem... Deixem isso pra lá e vamos aos comentários da 2ª hora. E Carol, calma, ainda não é agora que o mundo vai acabar hehehehe.


Depois de mostrar sinais de vida, a tal garota embora ainda em coma (Olívia é o nome dela) é retirada do hospital pela freira Josepha e pelo Dr. Massey (descritos no episódio por funcionários de Harvard como a Noviça Rebelde e o Professor Aloprado), sendo levada para um local desconhecido pelas autoridades, mas não para quem assiste, que logo descobre que o lugar é o convento das “Sisters of Mercy”. É lá que as freiras tentam mais uma vez convencer o cético professor de que os sinais para o fim dos tempos estão muito evidentes e descobrem que as mensagens em latim ditas pela garota já não se limitam ao livro do apocalipse, pois agora ela também fala sobre o livro de João e Jó.

A seguir vemos a viagem de retorno do Dr. Massey para casa onde dentro do avião ele tem uma estranha premonição a respeito de uma catastrófica turbulência e em seguida uma visão de sua filha dizendo a ele que precisa de sua ajuda para chegar ao céu. O que fica meio evidente de que talvez seja esse o ponto em que ele começa a deixar de lado toda a racionalidade da ciência e busque explicações que essa não possa dar.

Na prisão, o satanista Isaiah Haden, começa a ampliar seus joguinhos psicológicos depois que um padre inexplicavelmente tenta reprimi-lo na frente dos outros presos dando-lhe uma oportunidade de dizer àqueles homens que “seu deus” os ama não menos pelo que eles teriam feito, mas sim pelo que eles fizeram, o que os impressiona e dá claras amostras de que embora preso ao confinamento de uma solitária, Haden exerce forte influência no lugar. Alias, que belo lugar para ele angariar seguidores não?

Enquanto isso Josepha leva Massey ao Instituto Eklind para apresentá-lo a seu empregador. É nesse ponto que ficamos sabendo que o bebê resgatado do naufrágio do mar adriático e descrito como milagroso, pode na verdade ser filho de uma freira que afirma nunca ter tido qualquer contato íntimo com homens, o que poderia sugerir uma nova virgem Maria, colocando desta forma uma imediata necessidade de encontrá-lo. Massey no entanto sugere que somente um teste de DNA indicando ausência de um pai poderia tirar essa dúvida e que mesmo assim o bebê poderia ser uma espécie de clone. Aqui mais uma vez a série confronta a questão fé x ciência, ou sob outra ótica, Massey dando uma de São Tomé, aquele que só acreditava vendo. Massey aliás, descobre estar sendo vigiado por alguém após dois estranhos acontecimentos. O 1º deles com a visita de sua ex-mulher que recebera fotos que mostravam seu encontro com o afilhado dela, o garoto Hawk, que parece ter sido o grande amigo da filha assassinada do professor e posteriormente ao ser quase atingido por uma cabeça decepada de porco arremessada contra a janela de sua casa, e que ao lado da aparição de duas estranhas e lindas morenas com olhares diabólicos durante o vôo de Massey e Montafiore para a Grécia dão o tom bizarro/sombrio do episódio (no 1º foi o dedo decepado por Haden).


Ao chegarem na Grécia, mais precisamente em Patmos, uma pista sobre o paradeiro do bebê milagroso é encontrada, levando a freira e o professor até uma igreja incendiada, mas o rastro de destruição deixado por onde ele passa (pessoas doentes são curadas mas depois morrem, e a tal igreja que servira de abrigo acabara incendiada depois) leva Montafiore a questionar se a criança é realmente Cristo, ou na verdade seria o anti-Cristo que Satã enviaria no fim dos dias, o que nos leva ao clímax desta 2ª hora quando a igreja começa a desmoronar jogando os 2 para o chão e deixando Massey inconsciente.

Pra finalizar alguns pontos que quero destacar: A 2ª hora deu um belo destaque à ameaça do mal dentro da trama. Michael Massee é um digno ladrão de cenas. Sua atuação como o satanista Haden consegue convencer de que ele realmente representa o mal encarnado. Os mocinhos por outro lado, ganham ares de heróis de ação. Massey, passa de professor astrofísico a aprendiz de Indiana Jones entrando de cabeça na busca pelo bebê como se estivesse em busca do seu santo graal, o que me levou a notar uma certa diminuição da questão ciência x religião, porque Massey deixa de lado as explicações sempre racionais do 1º episódio e mostra-se agora menos relutante em aceitar as explicações miraculosas para alguns eventos. E vejam bem, não estou dizendo com isso que um cético não possa passar a acreditar no sobrenatural, só acho que o processo que o leva até esse ponto poderia levar um tempo pouco maior, o que sem dúvida traria mais credibilidade para a mudança de comportamento. Mas como estamos falando de uma mini-série de 6 episódios, esse fato vai passar despercebido para a maioria. Enfim, o que importa é que a 2ª hora tinha muito a dizer e disse. E a 3ª vem aí.

sexta-feira, 20 de maio de 2005

[Revelations] Hora 1


PessoALL aqui estou eu de volta para dividir com vocês alguns comentários acerca dos episódios de Revelations. Eu que já havia sido conquistado pela série desde o 1º contato, confesso que ao rever o 1º episódio que comentarei hoje, fiquei ainda mais fascinado pela forma como tudo é colocado e dramatizado. Bem, chega de enrolação e vamos ao episódio.
Que tal um 1º episódio, ou hora como preferirem, que começa com um professor de Harvard falando a seu alunos sobre o Big Bang e como tudo teria começado segundo a visão da ciência? A teoria definida ali, colocava que a inevitabilidade daquela explosão inicial convergira numa série de equações improváveis que por sua vez culminaram na criação da vida e do homem e que posteriormente essa mesma equação causaria o fim de tudo. Se isso já fosse pouco, o tal professor ao ser indagado por um aluno se haveria lugar para Deus nessa equação, afirma que sim, mas somente se ele se fizesse presente, numa clara colocação de que para a ciência não há espaço para eventos misteriosos ou milagrosos o que abre gancho para um elemento que as ações a seguir mostram ser a essência da mini-série:tudo gira em torno de milagres

Quando conhecemos a freira Josepha Montafiore, ela testemunha com milhares de pessoas, a sombra de Cristo na cruz refletida no alto de uma montanha, dando a clara impressão de que um milagre ocorrera. O que descobrimos ser bom para ela em seu trabalho para a Fundação Ekland, responsável pela documentação de milagres que possam comprovar que o fim dos dias se aproxima. Mas como a moeda tem dois lados, somos apresentados ao Dr. Richard Massey, um homem que não acredita em milagres. E um exemplo disso é dado em uma palestra proferida por ele defendendo que os acontecimentos relatados na bíblia como as pragas do Egito no livro de Êxodo, nada tiveram a ver com milagres divinos, mas sim com o resultado de uma erupção vulcânica que (a) teria transformado o Nilo em um rio de lama vermelha, (b) provocado uma mudança súbita de habitat para muitos sapos que (c) morreram em função do forte calor e teriam atraído insetos que (d) teriam carregado a Tífus e infectado as pessoas que trabalhavam no campo provocando dentre outras coisas, a morte de várias crianças recém nascidas. Uma explicação que certamente deixaria orgulhoso qualquer ateu. E para dar a Massey uma razão ainda maior para ser antagonista aos assuntos relacionados à fé, descobrimos que ele teve sua filha Lucy raptada e brutalmente assassinada pelo líder de uma seita de satanistas, o coração dela fora arrancado e usado em um ritual.E o que é ainda pior, apesar de capturado e preso, o assassino Isaiah Haden mostra saber muita coisa sobre o Dr. Massey e sua família demonstrando ainda ter estranhos e impressionantes truques a mostrar como na cena bizarra e ao mesmo tempo aterrorizante em que decepa seu próprio dedo sem que com isso sua mão sangre! Exagero ?? A princípio sim, mas há de se lembrar que o sujeito tem ligação com o mal o que poderia explicar de alguma forma tal fenômeno. E dessa forma Revelations monta seu trio à la Arquivo X, com a crédula freira Montafiore (Mulder), o descrente e cético professor Massey (Scully) e o mal encarnado na figura de Haden (Canceroso).

Nesse turbilhão a dupla Massey&Montafiore acaba se encontrando depois que uma garota é atingida por um raio que a coloca em um estado de morte cerebral, mas que não a impede de transformar-se em fonte de estranhas mensagens sobre o fim dos dias. E é através de uma mensagem desenhada por ela no que parece ser um mapa escrito com símbolos antigos indicando coordenadas que Montafiore chega ao Dr. Massey, afirmando que ela fora enviada até ali por causa do desenho e pedindo a ele que o examinasse. Massey acaba dispensando-a mas fica intrigado ao reparar que o mapa tem um desenho de um burro idêntico ao que sua filha fizera pouco tempo antes de morrer. Isso o leva até o hospital onde a garota em coma é mantida, (uma junta discute se ela já pode ser considerada uma doadora de órgãos em função de seu persistente estado vegetativo) e ali ele confronta a irmã Josepha acerca do desenho levantando suspeitas sobre suas reais intenções. A discussão no entanto é interrompida quando a freira recebe a informação de que a garota sofrera parada cardíaca e que a junta médica já iniciava procedimentos para retirada de órgãos que seriam doados. Montafiore discute com os médicos para que eles tentem reanimar a garota, enquanto Massey, lembrando de sua filha, segura a mão da garota provocando um súbito retorno de frequência cardíaca, o que surpreende todos na sala e marca o final desse 1º episódio.

Hey, mas esperem, naquele texto introdutório sobre a série, comentei sobre um bebê sobrevivente de um naufrágio lembram? E ele aparece nesse episódio abrindo um mistério que vai ser explorado nos restantes, mas que já deixa uma dúvida: seria ele o anti-cristo descrito pelo apóstolo João nas escrituras? A resposta virá...aguardem.

segunda-feira, 16 de maio de 2005

[Revelations] Futuro

Pois pois
Tenho curtido muito esta série e este tema p/séries, em função disso e da estréia do Davi aqui no blog, fui fuçar a net e achei uma matéria que tinha visto pouco depois da estréia de revelations, essa matéria dizia que:

"Estimulados por um fervor cristão mais visível, algumas emissoras de televisão dos Estados Unidos estão apostando em programas com conteúdo religioso, que pretendem alcançar o mesmo sucesso que o filme "A Paixão de Cristo" e o livro "O Código Da Vinci".Na semana passada, a NBC estreou a série "Revelations" (Revelações), que tem como protagonistas um cientista e uma freira que investigam se o "fim do mundo" anunciado pelo "Livro de Revelações" realmente se aproxima.
......
A mesma emissora apresentou aos anunciantes na semana passada um programa piloto chamado "Book of Daniel" (O livro de Daniel), enquanto que a Fox prepara "Briar & Graves", descrito por seus produtores como Arquivo X vai à Igreja."
.....
No negócio do entretenimento, tentamos encontrar indícios de interesse, e a religião atualmente é uma dos assuntos que mais chamam a atenção e que é pouco abordado", disse à imprensa Kevin Reilly, presidente da Divisão de Entretenimento da NBC."Revelations", cuja estréia coincidiu com uma intensa cobertura midiática da morte do papa João Paulo II, foi em parte inspirada nos sucessos de "O Código Da Vinci", do escritor Dan Brown, e da série de livros sobre profecias "Deixados para Trás: Uma Ficção dos Últimos Dias" ("Left Behind"), de Tim LaHaye e Jerry Jenkins, além do filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson.Mas os produtores também estão tirando proveito do fervor religioso e da tensão entre os chamados "estados vermelhos" - conservadores - e "estados azuis" - liberais - do país, que ficou evidente depois das eleições presidenciais e que se manifesta através de diversas atitudes na cultura popular."Sempre vivemos em um país particularmente religioso, que acredita em Deus. O fato de a indústria do entretenimento não ter refletido isso e ter sido tão temerosa em retratar esse assunto aponta mais características dos executivos das indústrias do cinema e da televisão do que dos EUA", disse Gavin Polone, produtor Executivo de "Revelations".
.....
"Book of Daniel", da NBC, apresenta um Jesus contemporâneo, que se transforma no confidente pessoal de um ministro episcopal que tem problemas familiares e luta contra o vício em remédios.O Jesus da série da NBC é bastante diferente do mostrado em "A Paixão de Cristo", nos tradicionais programas especiais sobre Cristo e as passagens bíblicas que costumam ser transmitidos na Semana Santa e nos documentários de canais como o Discovery.O desafio para as redes de TV que apostam nos temas religiosos é justamente encontrar o equilíbrio perfeito entre uma trama com ganchos e evitar que possa cair, perigosamente, na blasfêmia."Tudo dependerá da execução", disse Stacey Lynn Koerner, diretor da agência Initiative.Segundo ele, como são programas que afligem o americano comum, não terão sucesso "se forem muito provocadores".De acordo com o analista de meios de comunicação Larry Gerbrandt, se os programas querem apresentar a vida espiritual na televisão e alcançar uma grande audiência, "têm de ser sinceros e autênticos".Por outro lado, os produtores são conscientes de que, se querem atingir um público jovem com estes programas, têm de incluir elementos que poderiam ofender a mais de um conservador.
.....
Em "Briar & Graves", a série da Fox, descrita como "um cruzamento entre Arquivo X e O Exorcista", um sacerdote excomungado por bebedeiras e porte de armas jura lutar contra o mal em nome de Deus.O sacerdote se alia a uma médica para "explorar fenômenos religiosos sem explicação".Segundo analistas da indústria, os produtores de televisão estão no caminho certo, pois aproveitam o impulso da corrente provocada pelos sucessos de Gibson e Brown e também abordam o aspecto religioso ainda não explorado da sociedade americana.Segundo uma pesquisa do instituto Gallup publicado em junho de 2004, 60% dos americanos consideram que a religião é um aspecto "muito importante" em suas vidas."
Fonte: Agencia EFE
Batutinha isso não é!!??
Pois é, agora só nos guarda esperar pelo segundo semestre e torcer que, juntos com essas estréias, venha a segunda temporada de Revelations
Ultreya!!

[Lost] S01E21


Cheguei. Com uma semana de atraso, mas cheguei. Agora q o chefe aqui do blog ta famoso mesmo, saindo até no Globo, não posso mais bobear... Então, vamulá, q hj tenho pouco tempo.
Episódio comentado de hoje:

21
THE GREATER GOOD

Mais um episódio com flashback do Sayid. Eu tava esperando esse episódio há muito tempo porque os únicos q não tinham sua presença no vôo 815 explicada eram ele e o Sawyer. Agora, só falta o Sawyer (se bem que ele já ta meio q subentendido para alguns).

Achei esse episódio, pra começo de conversa, muito irregular. Teve alguns furos no roteiro q ficaram muito mal explicados. Além disso, também achei muitos clichês, o que não é o estilo de Lost, por isso me decepcionou um pouco. Mas como todo bom episódio de Lost, teve seus pontos altos, que também serão comentados.

O episódio começa com o enterro do Boone e a revolta do Jack com o Locke. Aqui o Jack se mostra totalmente descontrolado, o que não é nem um pouco bom para um médico, e acaba acusando o Locke de assassino na frente de todo mundo. Q atitude mais feia!!! Não deu outra, deixou a já perturbada Shannon ainda mais desesperada a ponto de fazê-la tentar matar o Locke. Se não fosse o Sayid se meter no meio... Muito bonito, hein, seu Jack. Com um líder desses, eu já teria me matado há muito tempo (ops, não posso falar muito mal dele, pq nos testes, sempre sou o Jack).

Também temos mais uma revelação neste episodio: quem atacou o Sayid com uma paulada lá no começo da série foi o Locke. Ele admitiu, mas achei o motivo dele muuuuito fraco. Não me convenceu. Se for isso mesmo, vou ficar decepcionado.

Voltando para o Sayid, achei o flashback dele muito interessante, mas teve, como já disse muitos clichês e furos no roteiro. Primeiro: por que a CIA, o FBI etc SEMPRE é o vilão que obriga os bonzinhos a se tornarem mauzinhos para conseguir o que querem? Eles não têm capacidade de fazer isso sozinhos? Que incompetência... Os erros: me lembro muito bem no episódio Solitary, que o Sayid diz que não vê a Nadia há 7 anos e quando a Danielle pergunta sobre ela, ele diz que ela morreu. Agora, no novo flashback, ele diz pro amiguinho iraquiano que não a vê há 2 anos e o motivo dele entrar no vôo 815 é justamente para encontrá-la em Los Angeles. Então, aquelas afirmações dele no primeiro flashback tão totalmente furadas. Que chato!!!

Mais um que não devia estar no vôo aquele dia. Achei que a cena do Sayid pedindo pra mudar a passagem foi a gota d’água. A única explicação dessa cena, na minha opinião, era deixar bem claro que não era para nenhum dos sobreviventes estarem no avião no dia do acidente. O destino não queria isso, mas eles, por vontade própria, mudaram o destino. E talvez por isso, sobreviveram, não era a hora deles ainda...

Agora os pontos altos!! Primeiro o Hurley cantando “I feel good”. Rachei o bico de rir nessa cena. Foi muito engraçado. Assim como o Charlie perseguindo o Sawyer quando descobriu que a voz dele fazia o bebê da Claire parar de chorar. Foi hilário.

Bem, folks, acho que era isso q eu tinha pra comentar, como não acho nenhum episódio de Lost ruim, esse leva uma nota 6.
Valeu e até a próxima!
Abraçow...

domingo, 15 de maio de 2005

[Revelations] Post inaugural !!

Bom, cá estou eu, duplamente feliz, primeiro pela matéria do jornal "O Globo", a qual gostei muito do trabalho feito e, segundo pq tenho a grata satisfação de apresentar a vcs leitores(as), um novo comentarista de peso, que vem somar ao Anchieta e com isso trazer mais coisas batutinhas p/o blog e para vcs que tem nos acompanhado desde o começo!!
Ele é o Davi Garcia, amigo lá da comuna/Orkut "Lost Brasil" e owner da comuna/Orkut "Revelations - A série"
A partir de hoje ele nos trará comentários e novidades justamente sobre esta série muito bacana da NBC...
Bom, chega de mais enrolações e fiquem com ele!!!

Pois é galera, Comentários em Série dá uma pequena pausa nas interessantíssimas e acaloradas discussões acerca do ultra sucesso Lost e abre espaço para uma novidade que está dando o que falar entre aqueles que curtem séries. A partir de hoje, estarei contribuindo com o Ribas falando sobre Revelations. Começo com uma pequena introdução do que é a série e em breve virão os comentários de cada episódio. Espero que gostem e discutam a respeito.


Você acreditaria se alguém te dissesse que o fim do mundo está próximo? E se isso partisse de uma série de tv? E se você acreditasse que o fim de fato está próximo, o que faria? Tentaria impedir de alguma forma ou iria ficar sentado no conforto de casa esperando ser convocado para o juízo final?

Pois bem, a rede de tv americana NBC resolveu “ajudar” (ou não) a responder essas perguntinhas através da série de 6 capítulos Revelations que estreou no último dia 13 de abril na terra do Tio Sam.

Trata-se de um drama religioso com algumas doses de Silêncio dos Inocentes que explora o último livro da bíblia, o Apocalipse, aquele que fala sobre o fim do mundo. Tema datado, perguntariam vocês? Não. Revelations mostra sim ser um pequeno épico atual sobre o fim do mundo. E o que é melhor. Você não precisa ser letrado em religião ou ser telespectador assíduo da Rede Vida para acompanhar a trama. Falando nela, tudo gira em torno do professor Dr. Richard Massey (Bill Pullman, mais conhecido como o presidente americano de Independence Day), um astrofísico cético e ferrenho defensor de que todos os eventos incomuns podem ser explicados pela ciência. Seu modelo descrente é desafiado por uma freira, a irmã Josepha Montafiore (Natascha McElhone de Solaris), que acaba levando-o por uma jornada através do misterioso mundo da fé em um esforço para provar que o mundo está de fato no fim dos dias e que eles tem que fazer algo a respeito.
Pelo caminho, Massey precisa confrontar-se com o satanista Isaiah Haden (Michael Massee, um dos vilões da 1ª temporada de 24 Horas) assassino confesso da filha do professor em um ritual de magia negra e que atende ao chamado de seu “mestre” para preparar terreno para a batalha do fim dos tempos. Haden, assim como o Hannibal Lecter de Silêncio dos Inocentes, faz uso de jogos psicológicos com seu adversário, para enfraquecê-lo emocionalmente e por em cheque sua já frágil crença.

A série conforme colocado anteriormente, é dividida em seis partes, e já na primeira delas vemos estranhos acontecimentos que se entrelaçam e influenciam as ações da trama:

Único sobrevivente de um naufrágio, um bebê é encontrado nos destroços do navio no meio do mar Adriático. Posteriormente descobre-se que sua mãe é uma jovem freira que jura nunca ter tido qualquer contato íntimo com homens. Uma nova virgem Maria? Ou a semente do anti-Cristo?

Uma garota fica em coma após ser atingida por uma descarga elétrica e subitamente se transforma numa fonte de intrigantes mensagens em Latin que trazem uma estranha e misteriosa significância. Um milagre divino? Ou a ciência explica?

E o que dizer sobre a fidelidade ao livro do Apocalipse? Os produtores da série contaram com a consultoria de uma especialista em teologia. O que certamente não afasta a dúvida: Revelations retrata o livro do Apocalipse com correção? Bem, considerando que onde há 5 cristãos haverá 10 interpretações diferentes sobre a bíblia, não é surpreendente saber que os realizadores da série nunca tiveram a intenção de fazer da obra uma interpretação do livro do Apocalipse, mas sim um retrato dramático dele, onde claro, a imaginação e inventividade ganharam terreno para digamos “viajar” um pouco sobre o tema do fim do mundo. O que me leva a comentar sobre o marcante contraste entre o que vem da imaginação de Hollywood e o que está na Bíblia. Para ser honesto, mesmo antes de ter assistido o 1º episódio da série, eu imaginava que seu propósito não seria didático, mas sim o de explorar um tema que certamente mexe com o imaginário popular há séculos e garante ótimas discussões. Afinal quem nunca bateu um papo sobre o Armagedon ou que diversos sinais de que o fim está próximo descritos no livro são cada vez mais evidentes, acredite-se neles ou não? Experimentem. Revelations pode ser uma grata surpresa no mundo das séries de tv.
Adendo-> Devido ao grande sucesso de audiência alcançado pela série, a NBC já pensa na possibilidade de transformar Revelations em uma série convencional. Nada de oficial foi dito, mas não será surpresa, se ao final da exibição do 6º e último episódio que vai ao ar ainda essa semana (4ª f. 18/05), aconteça o anúncio oficial. Eu particularmente torço muito por isso. (Eu tb, Davi, Eu tb!!!)

[EXTRA] Matéria do Jornal O Globo 15-05-05

É, pois é...
Acabo de receber uma noticia por msn...
Davi Garcia(futuro comentarista, aqui no blog, da série "Revelations"-é só ele resolver como irá começar hehehe-) acaba de me dizer por msn:
davigarcia diz:
"Hah mas mudando de assunto, teu nome saiu no jornal hj hehehe"
Confesso que nem esperava mais essa matéria e, tinha até um pouco de medo do que viria, maaaaaaaaas, confesso tb que adorei a edição que, a super, Lilian Fernandes fez de tudo que conversamos.
Confesso tb que não sou partidário do qto mais humilde melhor, então, posto abaixo o link p/a matéria do jornal(leiam as outras tb, a coluna de séries da Lilian, vale a pena) e em seguida a integra da materia em destaque...
Ah! Queria conhecer o web designer Martins Bispo Santiago Júnior e o novelista Carlos Lombardi!!
Se alguem os conhecer(vale p/vc tb Lilian hehehe) peça que passem por aqui p/dar as caras e comentar sobre Lost...
Ultreya

Link da matéria do jornal:

Matéria na integra:

sexta-feira, 13 de maio de 2005

[Lost] Atualizações do 122

Olá amiguinhos e amiguinhas!
Primeiro quero informar que não parei com os perfis não, apenas estou esperando acabar a temporada, p/faze-los de forma mais completa...

Dito isso, vamos as atualizações:

  • Perfil da Kate(adorei refaze-lo e pirar em cima);
  • "onde esta o sobrevivente" quem quiser perder a crença em papai noel, no coelhinho da pascoa e no JJ, passe no sexto adendo e, fique puto junto comigo!!!


Ultreya!

domingo, 8 de maio de 2005

[Lost] S01E10

Episódio #110
- RAISED BY ANOTHER -
Por:
Anchieta Moreira
HELLOST, Galera
(q saudação infame, não?!)
Depois de um longo inverno e muitas promessas, aqui estou eu novamente para comentar mais um episódio dessa série q está dando muito o que falar.
Na verdade, acho que nem vai demorar muito para a Globo – que agora tem os direitos de exibição aqui no Brasil dos programas da ABC – ver o filezão que tem disponível e começar a exibir a série rapidinho.
Hoje, como tinha prometido,
vou comentar o episódio exibido nessa segunda-feira, dia 02/05,
no AXN, e um dos meus preferidos:
RAISED BY ANOTHER.

Tudo nesse episódio foi excelente: o começo, com aquele sonho macabro da Claire; o meio, com a história profética do bebê da Claire; e o final, ah, o final...
Bom, vamos começar pelo começo: para quem já assistiu ao episódio 19, já deve ter percebido que, na ilha, sonhos não são meramente sonhos. E eu acho q o sonho da Claire, se bem interpretado, pode explicar muita coisa sobre a ilha e seus mistérios. Eu, como sou péssimo para essas coisas, não entendi a mensagem (como provavelmente ninguém q assistiu ao episódio), mas com certeza o Locke entenderia. Na minha opinião, esse sonho serviu para reforçar a idéia de que ninguém está seguro na ilha, principalmente porque ninguém se conhece direito, como bem observou o Hurley, podendo qualquer um estar dormindo com o inimigo.


Talvez esse tenha sido um dos meus episódios preferidos justamente porque trata de uma das minhas personagens preferidas: a Claire. Digo isso porque tem episódios muito mais tensos do que esse, mas a Emily de Ravin me conquistou nesse episódio. Sua interpretação, desde o grito desesperado até o sotaque australiano perfeito (que depois foi justificado como sendo natural, já que ela é australiana na vida real), fez com que eu me apaixonasse pela simplicidade da Claire. Uma garota adorável que só precisa de proteção (ai, essa personalidade de Jack me perseguindo...).
Mas como sempre, o episódio trouxe novas questões a serem discutidas. Afinal, o que o vidente viu no futuro do bebê de tão perigoso ou importante?! Seria ele o responsável pela destruição do mundo? O anticristo? Por que a bondade pura da Claire era tão necessária para a salvação do bebê? Enfim, o que pretendia o vidente colocando a Claire no vôo 815: matá-la, manter o bebê a seu lado na ilha ou faze-la simplesmente chegar em Los Angeles? E o Ethan? Quem é ele? Alex ou um dos “outros”? Por que ele quer o bebê da Claire? A cada episódio, me surgem mais e mais perguntas.

Três pontos altos: o Sayid contando ao Jack que não estão sozinhos na ilha (com o Locke olhando com aquela cara de “Quem mandou você contar?!”); o Hurley contando que seu nome, na verdade, é Hugo; e ele de novo contando ao Jack que um dos sobreviventes não estava no avião (surpresa essa que foi estragada pelo comercial exaustivamente exibido pelo AXN e Sony)
Na verdade, tb gosto muito das tiradas do Hurley. Ele falando com uma sobrevivente qualquer só para se afastar do Locke discretamente, e a cara de “que legal” que ele fez para o Ethan quando este disse que era do Canadá foram cômicos.
E o que foi aquele final?! O Ethan encarando o Charlie e a Claire!!! Armando um dos ganchos para o próximo episódio mais bacanas da temporada (isso me lembra Alias). Como o próximo episódio é uma continuação desse, não posso separar os dois na minha preferência. Então considero ambos igualmente excelentes. Quem não viu, é só esperar até a próxima segunda. Abraçow...

.....
...
.
...
.....