quinta-feira, 11 de maio de 2006

[LOST] 2x21 - "?"

Escritores: Damon Lindelof e Carlton Cuse
Diretor: Deran Sarafian



Mais uma vez eles acertaram na escolha do título para o episódio, pois ao final de "?" (que também vem sendo chamado de "Question Mark") é exatamente isto que nos resta, um grande ponto de interrogação nos encarando.
Uma pista sobre a data do vôo?
No flashback vemos Mr. Eko já devidamente "batinado" e ouvindo a confissão do sujeito que cuidou dos documentos pra ele dar continuidade à sua farsa desde que assumiu o papel do irmão em seu flashback anterior.
Sua viagem a Los Angeles é adiada por um possível milagre que ocorreu na cidade onde "atua", o que faz com que o monsenhor ao qual responde o incumba da tarefa de investigá-lo, pra decidir se vale ou não uma troca de correspondências com o Papa.
Um dos pontos altos do episódio é a entrevista que nosso amigo Eko faz com o médico-legista responsável pela autópsia da garota que supostamente morreu afogada. Alguém levou um baita susto ao ouvir a fita que o médico roda no gravador? Eu sim, e isso é ótimo (ou não, já que eu tinha cumprido minha quota de sustos diários hoje de manhã, assistindo "Abismo do Medo", que é um filme que eu recomendo veementemente, caso vocês queiram dar uns belos pulos na cadeira!).
Outro ponto curioso é a aparição daqueeeele vidente que atendeu a Claire em seu único flashback "out-island" (1x10 - "Raised by another"), revelando que é de fato um charlatão. Mas, o mais importante, que suas consultas são feitas com base em informações que recolhe de seus clientes! Hmmm.... alguém sentiu um cheiro da Fundação Hanso e sua Iniciativa Dharma nisso?
Hmmm... Esse aí sabe de alguma coisa...
Por fim, tivemos o encontro de Mr. Eko com a "garota-que-morreu-mas-voltou", logo no final do flashback o que, juntamente com outros fatos ocorridos neste episódio (os quais vou comentar daqui a pouco), dão sinais de que alguns dos mistérios de Lost PODEM (e vale a pena salientar o verbo, pros fanáticos pela idéia de que "tudo será explicado cientificamente") ter uma pitada de sobrenatural. Afinal, a garota diz que se encontrou com o irmão do Eko, Yemi, "do outro lado da vida".
Na ilha, muita coisa interessante aconteceu. De cara descobrimos exatamente qual era o plano do Michael, que era justamente o que muita pessoa (eu incluso) havia facilmente deduzido: ajudar o "Henry Fake" a fugir. Se eliminar Ana Lucia e Libby fazia parte do plano original, provavelmente só iremos descobrir no episódio da próxima semana, com mais um flashback "in-island" no mesmo esquema daquele que vimos da Claire (2x15 - Maternity Leave).
Libby viveu mais um pouco, como muitos já desconfiavam, mas não serviu pra muita coisa, e ainda por cima empacotou sem conseguir revelar que foi o Michael o responsável pelo (já conhecido como) "Massacre da Escotilha". Portanto, das duas uma: ou teremos o primeiro flashback póstumo de Lost, ou o Hurley se lembra de onde ele a conhecia (embora eu ache que isso não vai resolver a grande questão que é: Por que diabos a Libby foi parar na clínica psiquiátrica?!). Tem também uma terceira opção, que pelo bem de J.J.Abrams, Damon Lindelof e Carlton Cuse eu espero que nem passe pela cabeça deles, que seria eles simplesmente não revelarem o motivo de ela ter parado lá. Mas, como eu sei que eles são uns sujeitos que prezam por suas vidas, tenho certeza que irão dar um jeito nisso.
Novamente, fiquei triste pelo Hurley. Sua falta de sorte continua perseguindo-o na ilha. Quero ver o que o futuro reserva pro gordinho, e como conseguirá lidar com a perda, e se irá dar continuidade ao "tratamento" iniciado com a ajuda da Libby.
Ok, agora aos sonhos. Gostei de ambos. No primeiro, que remete diretamente ao sonho que Locke teve com Boone na primeira temporada (1x19 - "Deux Ex Machina"), a questão sobrenatural (que eu também chamaria de espiritual) novamente veio a tona, com Eko encontrando seu irmão, que o avisa sobre a perda de propósito de Locke, e do quanto isso pode ser perigoso pra algo muito importante que vem sendo feito na escotilha Cisne. Em seguida ocorre um "terremoto" dentro da escotilha, que pode ou não ser uma dica do que realmente acontece caso não apertem o botão (se é que ocorre algo, como veremos mais adiante).
O segundo foi uma grata surpresa. É o que antecede a descoberta da "?", e tenho certeza que ninguém adivinhou que o sonho era na verdade do Locke (quem disser isso estará mentindo!). No início até cogitei a possibilidade de não ser um sonho, o que tornaria a seqüência mais um exemplo de aparições de "gente morta" na ilha, mas quando o negócio seguiu outro rumo, ele se mostrou tão interessante quanto.
Coincidência? Acho que não.
O avião nigeriano rendeu um bocado, não? Quem imaginaria que ele teria tanto importância dentro da história como vem se revelando atualmente?
Primeiro, foi onde encontraram as santas, que serviram de tentação pro Charlie; depois foi onde Boone entrou em contato com Bernard do outro lado da ilha, quando nem sequer imaginávamos que havia um Bernard vivo, e todo um grupo de sobreviventes da cauda; em seguida foi onde Boone morreu, e antes disso, onde Yemi, o irmão de Eko, teve seu descanso final. E agora descobrimos que ele despencou no exato ponto em que estava a escotilha misteriosa.
(nossa, esse post tá ficando enorme...)
E, finalmente, vamos ao tão aguardado "?".
Logo descobrimos que o tal é a escotilha "A Pérola", vista no já minuciosamente analisado diagrama de luz negra que Locke viu na porta de contenção, o que elimina uma das teorias que rolaram na net de que ela seria uma "escotilha sub-aquática". Mas, não deixa de ser um nome apropriado.
"A Pérola": frente...
... e verso.
Ali é o "centro de tudo", ou pelo menos foi construída para que parecesse isso. Cheia de monitores (que me lembraram na hora da sala do Arquiteto em Matrix Reloaded), duas cadeiras, algumas bitucas de cigarro, e cadernos, muitos cadernos (que Eko fez questão de levar com ele pra dar uma lida (e que eu torço intensamente para que não sumam da trama por muito tempo)).
Isso pode ser importante
Descobrimos que de lá alguém vigiava (ou ainda vigia) as escotilhas (o que deve ter deixado o pessoal que defendia a idéia de que a escotilha tinha câmeras com um sorriso de satisfação), que a única monitorada no momento é a Cisne, e que lá tem um serviço de correio próprio que conduz os tais cadernos até "eles" (não confundir com "um deles", que é sinônimo de "Os Outros").
Marvin Candle ou Mark Wickmund?
E, claro mais um vídeo Orientation (levante a mão quem riu feito bobo junto com o Mr. Ecko quando ele mostra a fita pro Locke), a parte 5 de 6 (lembrando que já vimos a parte 3 de 6 na escotilha Cisne), protagonizado pelo Dr. Marvin Cand... Opa! Calma lá, não é mais Marvin, agora ele se chama Dr. Mark Wickmund! Um irmão gêmeo do primeiro? Um clone? Ou só alguém enganando nossos losties mais uma vez?
Esses caras da Fundação Hanso...
Nele, o agora Dr. Mark confirma (ou não) a teoria que alguns defendiam de que a estação Cisne de fato era palco de experiências psicológicas, envolvendo uma dupla de pobres coitados achando que o mundo iria acabar se não apertassem o botão.
Mas, peraí, se os caras "de lá" foram instruídos a apertar o botão achando que estavam salvando o mundo, o que impediria que os caras "dali" também fossem convencidos de que estavam "acima de todos", observando todo mundo, e fazendo "anotações pra posteridade"?
Sabe o que eu acho? Que Locke e Mr. Ecko deviam é mandar uma banana pro coreano metido a sabe tudo, descobrirem onde fica a tal da balsa Pala citada no vídeo (uma possível saída da ilha?!), e pra onde diabos vai o que eles enfiam nisto (não respondam):
E... já falei demais! Até o próximo episódio!

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou me basear nos comentários da Célia, para ter um ponto de partida (afinal são taaaaantas informações em um só capítulo...):

1. Concordo com a legenda: é Mark Wickmund o nome do japa que aparece na fita ORIENTATION...Não é Widmore, de jeito nenhum...

2. É muita gente falando em BRÓDAAAA numa série só. Isso tem algum significado e mostra alguma conexão entre eles.

3. O vidente da Claire é da DHARMA e não duvido que ele esteja na ilha...

4. Esses desenhos do namorado da Claire eu não vi.

5. O Boone não viu nada porque só prestava atenção no LOCKE (seu verdadeiro amor...tô brincando). Ele não viu o "?" porque ele AINDA NÃO ESTAVA LÁ. Só foi feito depois que o avião caiu da árvore!

6. Não havia pensado neste detalhe do Eko e Locke como as pedrinhas de gamão... interessante. Inclusive os nomes deles tem semelhanças. Alguém já pesquisou sobre esses nomes? Sei que sobre John Locke sim, mas sobre Eko?

7. Bizarro aquele pessoal fazendo polichinelo no video. Aposto que tem gente conhecida entre aqueles.

8. Os sonhos foram interessantes sim.

9. O Michael será desmascarado pelas câmeras que estão na "Pérola". Com certeze, tudo que foi filmado foi gravado e pode ser acessado.

10. Também acho que pareciam drogas nas mesas. Os mesmos saquinhos de heroina que estavam nas imagens das santas.

11. É uma pena que os outros LOSTIES nao estejam aparecendo muito. Mas são tantas informações para um capítulo só. Porém, o que me causa alguma estranheza é o enfraquecimento do personagem do Sayd...

Abraços!

Anônimo disse...

ah, bem melhor esse do que o episódio anterior. Ficou na cara que a ABC mandou matar as motoristas alcóolicas do seriado. Uma pena. Fazer uma reminiscência da Libby pelo Hurley vai ser uma bosta. Não vai dar pra saber o que ela fez, nem nada...massacre dos tailles.

Concordo com a teoria do ecko e locke. será que vai ter alguma gravação na pearl? não sei se dava pra rolar isso(vocês viram que o próprio pessoal da pearl era observado?tinha uma câmera lá tbm). Não sabemos quando a pearl foi abandonada. a estação médica da claire foi abandonada pouco tempo depois...nos cadernos de anotações pode ter alguma anotação do que ocorreu(teria outra saída?).
Também acho uma pena a diminuição do Saiyd, mas ele vai crescer nos próximos, podem ter certeza.
Por um momento achei que os caras q escreviam tinham perdido a mão, mas esse episódio foi mais interessante,porém não acredito muito em explicações sobrenaturias, acho que a série perderia; e tampouco com uma explicação totalmente científica. Alguém aqui já viu Solaris, do tarkosvky? é lento o filme, mas ótimo. o planeta é vivo e traz a vida coisas que os humanos imaginam. Mas essa hipótese já descartei,porque no mapa da hatch tem uma parte que diz "ursos polares- experimento genético e aclimatização".
recomendo o site lostpedia(digitem no google), tem de tudo!!! os caras transcreveram os sussuros!! e estão atualiznado coisas do lost experience tbm. não sei se já tinham sugerido, se sim, desculpem, se não, fica a dica.

Comentarista Nilmar disse...

Duas coisas:
1 -
Locke / Eko
Locke / ekcoL
Nunca tinha pensado nisso... juro... sou uma anta

2 - Alguém notou que o gravadorzinho da autópsia tinha um "tape direction >" mas a fita tava rodando pra "<" ???

Anônimo disse...

Alguem tem o link do site com as imagens subliminares de LOST?