quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

[BONES] Judas in a Pole S02E11 - DIRECTED BY DAVID DUCHOVNY

Contrariando o meu cinismo recente qdo comento a respeito da nova (e otima) temporada de Bones, o episodio de hoje a noite - dirigido por David Duchovny - fez um belo trabalho em completamente apagar meu cinismo em relacao ao roteiro. Sim, pela primeira vez escrevi sobre um episodio de Bones sem o menor cinismo e critica. Ok, ok, talvez esteja indo longe demais. Existe uma critica. A critica diz: despecam o atual diretor de Bones e empreguem o Duchovny - que nao anda fazendo mta coisa que presta mesmo desde o Arquivo-X - porque ele pode trazer algo bom para a serie.

Apesar de meu episodio preferido da serie ainda ser o "two aliens in a spaceship" (chupada do CSI las vegas dirigido por Tarantino), o Judas in a Pole foi excepcional. E dou todo o credito ao Duchovny, que resgatou o climax do final da primeira temporada, e trouxe o passado de Bones de volta a trama - e vamos combinar, a melhor razao para assistir Bones sao os personagens e nao as investigacoes - ateh o produtor da serie concorda comigo (como ele mesmo disse no DVD, que o foco do show sao os personagens, diferentemente dos outros seriados de investigacao)

Vamos aos fatos dessa conspiracao. E quickly, porque amanha tenho as 3 provas finais do meu curso.

Episodio comeca (eu acho, afinal estava aqui dedicada a escrever minha cover letter para o mestrado quando me toquei que Bones jah havia comecado) com meu personagem preferido, Zack, que finalmente completou seu doutorado. Mas a pergunta que o deixa completamente transtornado: "voce acha que pode ser levado a serio como forensic anthropologist?".

Com isso, estao criticando a aparencia do menino - que tem o cabelo desgrenhado e sempre usa camisetas de bandas e camisas coloridas - que, well, sejamos honestos, parece mais um estudante do que um doutor. em determinado ponto do episodio, Zack em desespero com medo de nao conseguir um emprego no Jeffersonian, pede ajuda a Angela - uma "makeover". Angela diz que "the fluffy hair has to go".

Zack: "i've been told i am cute. however, it was always followed by a 'but' - and the but here is that i dont look professional"


Russ vem visitar Bones/Dr. Brennan. Diz que o pai deles o contatou e disse que eles corriam perigo. E seu "sexto sentido" diz que ele estah sendo observado.

Mas os "bones" do episodio, ou melhor, os restos crucificados e queimados encontrados no topo de um hotel pertencia a um FBI agent -Delaney. Ao vasculharem seu apartamento, encontram num quarto fotos de vigilancia de Russel.


O plot eh complicado. Uma boa teoria de conspiracao, do jeito que Hodgins - e Mulder - gostam. Na garganta da vitima, encontram um pedaco de papel - uma folha de um diario pertencente a outro ex agente do FBI, Gus Harper, assassinado em 1978, "allegedly" por um ativista dos civil
rights (lembram de martin luther king jr? da turma dele), Marvin Beckett - e uma moeda de Cristovao Colombo - Columbus, em ingles.

Funny thing is, o codinome do pai de Bones era Columbus. Hmmm....

Uma otima personagem entra em cena (que jah apareceu em outro episodio, em New Orleans para defender Brennan e impedir que ela fosse presa) - e nao, eu nao peguei o nome dela droga - velha conhecida do Beckett, que Booth arranja para ajuda-lo. Mas ela o faz para limpar o nome de Beckett.

Ela pede entao a exumacao do corpo de Harper - O FBI tenta impedir, mas o juiz concede. O argumento eh, que querem saber se Harper foi assassinado exatamente como o FBI disse que ele foi 30 anos atras.

Obviamente a autopsia apresenta duvidas a versao do FBI. Harper foi assassinado por um Army Sniper. Como a autopsia se mostrou inconsistente com a evidencia que colocou Beckett na prisao, e ele eh liberado. Booth pede a sua amiga (a otima personagem que eu esqueci o nome) descobrir quem era Sniper na epoca do assassinato de Harper. A mulher de Harper diz que a folha do diario achada na garganta de Delaney (o primeiro FBI assassinado) fazia parte das notas sobre a investigacao dele - notas que ele guardava numa caixa forte de banco - banco que foi assaltado dias depois dele ser assassinado. banco que foi assaltado pelos pais de Bones.

Um old friend do pai de bones aparece. Um padre, e ele tem uma mensagem do pai para eles back off da investigacao. (Melhor amigo de um criminoso - um padre. otima!)


Investigacao continua, e tudo leva a crer que o pai de Brennan foi o responsavel por assassinar Delaney. Delaney estava obviamente atras dos filhos dele, e essa foi a maneira dele dizer "nao se meta com a minha cria"

Em determinado ponto ha um atentado contra Russ - mas nada demais acontece com a figura.

Mas Booth acaba sendo suspenso pela chefe de seu chefe, que nao estah satisfeito pelo jeito que Booth lidou com a investigacao. A equipe de squints resolvem continuar a investigacao por conta propria e ajudar Booth a conseguir seu emprego de volta.

Booth consegue a lista dos Snipers. E quem ele encontra na lista? O chefe que acabou de suspende-lo. Entao, o grandao do FBI estah atras do pai de Bones, e o jeito para conseguir achar o cara - sumido a seculos - eh atraves dos filhos - sempre o ponto fraco de um pai.

Booth e Bones correm a casa dela para prevenir Russ - mas ao inves de encontra-lo, encontram uma poca de sangue. Apesar de tudo levar a crer que eh ele, os testes de tipo sanguineo mostram que nao eh de Russ o sangue encontrado na casa de Brennan.


Bones entao vai atras do padre, amigo de seu pai. Enquanto conversam sobre o passado, Brennan acaba se tocando que o padre na realidade eh o pai dela. Cirurgia plastica, lente, o de sempre. E que Russ sempre soube que o padre era na realidade o pai deles. Alias, o dito cujo aparece, hora de fugir pai! Bones ateh tenta impedir, mas acaba eh algemada num banco. Booth chega, e ateh ameaca atirar... Mas acaba nao fazendo nada por causa de Brennan.

Papai Bones e Russ

Antes de fugir, o pai de Bones dah a ela uma chave de um banco, contendo os diarios de Harper. Gracas a isso, Booth consegue seu emprego de volta.

Nisso, aparece outro corpo (numa cena maravilhosamente filmada e soundtracked). O chefao que suspendeu Booth eh achado morto, num topo de hotel, crucificado e queimado. Adivinhem quem foi??? Papai Bones. O sangue encontrado no ape da Brennan era dele.

Para finalizar, os squints apresentam a Cam o novo Dr Zack Addy. Cabelo curto, terno (a visao do inferno) e fazem os lados dele para que ele consiga o emprego. Cam acaba aceitando, afinal ela nao quer separar a equipe.

Proximo episodio soh dia 24 de janeiro, na jah conhecida temporada de ferias das emissoras de tv americanas. Ah tortura. Mas enfim, estarei de ferias de comentar aqui - que triste!! Mas posso dar um jeito de aparecer, jah que ganhei de natal os dvds da primeira temporada de Bones. POsso fazer um apanhado geral da serie - um resumao - para aqueles que ainda nao acharam motivo para comecar a assistir essa excelente serie. Alias, para quem ainda precisava de motivo, dizer que David Duchovny dirigiu um episodio eh mais que razao suficiente para comecar.

Ducovny dirigindo Boreanaz e Deschanel


e para finalizar, uma quote de um episodio velho.
Hodgins: "ok people, the word 'dirty' means nothing here in the lab!!"

ah, e scenes from next episode... ebbs again?????? aargh bom, entao para deixar todo mundo por dentro acho que devo uma recapitulacao sobre o passado de Bones, e sobre o maldito do mala do Ebbs. Vou ver se me encarrego disso nas proximas semanas.

Um comentário:

Toffana disse...

Bem que eu senti uma diferença nesse epi qdo eu assisti (sen saber da direção do nosso querido David)...

Conspiração - perfeito, tudo q ele conhece e sabe dirigir mto bem...

-- ainda me lembro do 1° epi de Bones, um dialogo mais ou menos

Booth - "we are partiners, like Mulder e Scully..."

Bones - "..." ela não sabia do q ele tava falando, pra variar...