domingo, 24 de agosto de 2008

[Série] Life on Mars

Life on Mars é uma série britânica transmitida originalmente na BBC One, entre janeiro de 2006 e April de 2007 que acompanha a história de Sam Tyler, da polícia de Manchester que, após um acidente de carro em 2006, acorda no ano de 1973.


Ao contrário do que logo se imagina, Life on Mars não é uma série sobre viagem no tempo, mas sim um drama policial, que gira em torno de Sam Tyler. Se ele está em coma ou alucinando não sabemos até o final da série, mas muito do que ele está passando em 1973 está profundamente ligado a sua vida, seja a sua infância (em 1973, então com quatro anos de idade, ele vivia em Manchester), ou a seu "presente" (por exemplo, o assassinato que Sam tenta solucionar em 1973, no primeiro episódio da série, está ligado ao caso em que ele trabalhava em 2006, quando sofreu o acidente) . Essas referências a pessoas e momentos da vida de Sam Tyler funcionam como uma ligação entre os diferentes episódios das duas temporadas (cada uma com oito episódios de uma hora) , cada um trazendo um caso diferente.

Da esquerda para a direita: Chris Skelton, Gene Hunt, Sam Tyler, Ray Carling e Annie Cartwright, os personagens principais de Life on Mars.

A interação entre Sam e seus colegas policiais, principalmente seu superior imediato, DCI Gene Hunt, se mostra logo um dos melhores elementos da série. Gene é um policial machista, partidário da violência, que não pensa duas vezes em surrar algum suspeito para conseguir informações, um tipo que não tem lugar na polícia de 2006. Além de se acostumar ao jeito peculiar de seu chefe, Sam se vê a volta com mais dificuldades: nada de perícia forense à la CSI ou computadores para ajudar em seu trabalho.

A série foi sucesso de público e crítica, o que despertou interesse do outro lado do atlântico, e garantiu a série uma versão americana na ABC, que estréia dia 9 de outubro. Uma versão antiga do piloto da versão americana vazou na internet e decepcionou os fãs: o piloto americano não passava de uma versão do episódio piloto da versão inglesa, baseada em Los Angeles em vez de Manchester, mantendo grande parte do texto da versão original, mas com péssimos atores, principalmente Jason O'Mara e Colm Meaney, que interpretaram Sam e Gene, respectivamente, além da ausência de Chris.

Os fãs não foram os únicos a não gostarem do piloto, e uma reformulação foi ordenada pelos executivos da ABC. A produção passou de Los Angeles para Nova Iorque, e novos atores foram convocadas, mas infelizmente O'Mara continua no papel. Resta esperar até outubro para conferir o novo piloto e saber se a versão americana conseguirá sair da sombra da original britânica e apresentar bons resultados. Quando o piloto americano for ao ar, estarei aqui comentando. Até lá.



Allan

Um comentário:

Holly disse...

Eu fico muito desconfiada com estas versões. Tem que ter muita criatividade para fazer valer a pena, conquistar outros públicos ou convencer quem já viu - e gostou - da primeira versão.
E a versão britânica de Life on Mars é ótima. Difícil de ser batida...