segunda-feira, 14 de setembro de 2009

[Bones] Season 4 Recap

-DISCLAIMER: Meu teclado nao tem acento!-

A terceira temporada (que foi curtinha) terminou com a solução do caso do Gormogon (o canibal que andou assombrando duas temporadas) que no fim nao era ninguém importante, só um cara com ilusão de grandeza, mas que recrutou o Zack Addy para o "lado negro da força" usando a lógica. Fiquei chateada com a resolução da trama. Eu sempre fui muito fã dos personagens dessa série, e eliminar o Zack da história desse jeito foi triste e depre. Mas qualquer outro teria sido tao triste quanto, mas fui a quarta temporada com esperança de que o Zack iria ser redimido pelos roteiristas e voltar para a serie.

Adiante, vou fazer um resuminho dos melhores momentos da temporada:

4x01 Yanks in the UK (Part 1)
A Brennan é convidada a fazer uma palestra em Oxford, na Inglaterra, e Booth a acompanha. Claro que um inglesinho acadêmico tem um crush nela, e pede ajuda para resolver um caso... Uma americana rica é guinchada de dentro do seu carro que tinha afundado no Rio Tamisa. Brennan logo declara que ela foi morta com uma "paulada" na cabeça, os restos da herdeira sao mandados para o Jeffersonian, e ela e Booth fican na Inglaterra para ajudar a resolver o caso junto com o Wexler (o Inglesinho com o crush na Brennan) e sua parceira.


A herdeira tinha um caso com um nobre e estava gravida de 2 meses. Suspeito numero 1. Outra suspeita era a futura madrasta da herdeira. Mas no fim, o culpado foi o mordomo. Hein? Isso mesmo. Booth e Brennan descobrem que a herdeira assassinada era realmente filha do duque, o pai do namorado dela!! E o mordomo deles assumiu a culpa do assassinato, dizendo que a acertou na cabeca quando ouviu a garota falar para o duque que era filha dele.

Enquanto isso, back in the usa, o marido brasileiro desaparecido da Angela volta e ela pede o divórcio. Ele se recusa e diz que ainda estah apaixonado por ela.
E como o Zack está fora da série, não arrumaram um substituto , durante a quarta temporada vão circular diferentes assistentes por episódio.

4x02 Yanks in the UK (Part 2)
Caso da herdeira resolvido, Booth e Brennan prontos para voltar aos EUA e eis que um telefonema poe tudo em hold. A parceira do Wexler (o inglesinho com crush na Brennan) liga para eles e diz que encontraram um corpo no apartamento dele, todo queimado, e eh o Wexler. Bitucas de cigarro pelo apartamento levam a policia a pensar que o Wexler estava bebado e botou fogo na cama por acidente. Mas as investigacoes de Brennan e companhia provam o contrário, e que ele foi assassinado. Rola a usual lista de suspeitos, e o culpado foi: Vera, uma estudante do Wexler que junto com ele descobriu um sitio arqueologico em Londres, mas antes da descoberta tinham aceitado propina para dizer que o local nao tinha valor arqueológico e poderiam construir um prédio por cima (ou algo do gênero). E a arma do crime foi um fêmur de 2 mil anos de idade que estava no sítio arqueológico.

Enquanto isso, back in the usa, o marido perdido da Angela resolve dar a ela o divorcio, depois de vê-la beijando o Hodgins e vai embora. A Cam dá uma carona pro moçoo, mas o voo dele é cancelado, e ai.. eles dormem juntos. Cam fica se sentindo culpada durante todo o episódio "conto ou nao conto pra Angela?" Quando ela finalmente conta, a Angela fica puta. E nessas, ela descobre que se ela ainda fica com ciumes do ex-marido, ela nao estah pronta para se casar com o Hodgins, e ai termina com ele.

4x05 The Perfect Pieces in the Purple Pound
Zack is back! Pelo menos por um episódio! Aliás, a única razão por eu comentar , foi memorável só por trazer de volta o Zack a trama.

O episódio começa com um partes de um corpo encontrados num tanque. Sao 12 pedaços, mas nada da cabeça. A vítima é Jared Addison, 25, escritor e que tem uma doença tipo autismo. Booth e Brennan vao a casa dele e falam com a sua mãe, que diz que nao sabia que o guri estava desaparecido já que ele tinha isso passar uns tempos num hotel para terminar o livro que estava escrevendo.

O Zack tem sessões de terapia com o Dr. Sweets, e ele se mostra arrependido, nao pelo assassinato, mas por ter sucumbido a uma lógica falsa. Isso deixa o psicólogo frustrado, e ao ir embora, o seu cartão de visitante não funciona na saída.

Falando em Dr. Sweets, Booth e Brennan o chamam para dar uma olhada no quarto da vítima, onde tudo está organizado meticulosamente: Jared era OCD. Descobrem no quarto dele também uma foto, Kelly Sutton, 50, nua na banheira. Era a "namorada" do Jared. Ao ser interrogada, Kelly diz saber sobre Jared estar num hotel, mas que não era para escrever o livro, mas sim participar de uma conferência de mudanca de comportamento.

Hodgins visita Zack no hospício, e entrega os arquivos do caso em que eles estao trabalhando, para ver se ele tem alguma sugestão.

Booth e Brennan conversam com Jim, o cara que estava administrando palestras na conferência que Jared atendeu, e ele conta que Jared era o melhor "aluno" dele. Ralph, outro "aluno" interrompe a conversa e diz que ele que assassinou Jared. No fim, depois de muita conversa, eles percebem que o cara é maluco, e que obviamente nao foi o culpado.

Proximo suspeito da lista, o antigo publisher do Jared, que encerrou o contrato com ele depois de dois livros, porque o Jared nao era "marketable." Ainda mais um suspeito, David, o filho da Kelly, já que o último lugar que o Jared esteve antes de morrer foi no local de trabalho de David para pedir a mão da mãe dele em casamento.

Mas no fim eles estão num beco sem saída. Sem o crânio, eles não vão descobrir a causa da morte. Nessa, entra o Zack no laboratório "eu sei onde a cabeça esta." Ele explica que, vendo as fotos do quarto do guri , notou que tudo no quarto estava organizado em grupos de 12 itens. Mas o problema é que Jared nao era OCD como imaginávamos, ele era germaphobe. Quem era OCD era a sua mãe. E foi ela quem matou o filho, e deixou os 12 pedaços no tanque, mas o pedaco 13, a cabeça, ela não conseguiu se desfazer e enterrou no quintal. A razão do assassinato é que Jared estava tomando controle da propria vida, saíndo de casa, casando, se curando da sua germofobia. Incomodando a sua mãe a pontod e matá-lo

Zack e os outros personagens vão jantar, enquanto isso, Sweets espera por ele do lado de fora da clínica psiquiatrica. Quando Zack aparece, ele conversa com Sweets e acaba contando que ele não matou ninguém no final da 3a temporada, mas que ajudou o assassino a cometer o crime. E Sweets implora para que Zack conte para a Brennan e para o Booth, mas ele se recusa, diz que se admitisse nao ter matado o cara, eles iam transferí-lo do hospício para a prisão, e que ele nao ia se dar bem. E assim, ele pula a cerca de arame enfarpado e volta pra clínica.

4x10 The Passenger in the Oven

Esse episódio foi clássico por ter se passado inteiramente num voo entre a China e EUA onde Booth e Brennan descobrem um corpo no forno do avião. Eles tem que resolver o crime antes do aviao pousar na China, se nao perdem jurisdição. A vítima eh um passageiro, e eles tem que encontrar o assassino antes que escape. É hilário, com os dois protagonistas se desdobrando para resolver o crime, e usando "props" dos passageiros e da aeronave, no melhor estilo McGyver.

A viítima era Elizabeth, que estava no avião seguindo o amante em sua viagem com a família. O cara admite o affair, mas garante que nao matou a moça. No fim, o assassino era o filho dele, e isso foi comprovado quando encontram um chip de computador no crânio da moça, justamente o jogo que estava faltando na coleção do "gameboy" (não era um gameboy, mas nao lembro que jogo era exatamente).

Enquanto isso, back in the lab: Nos últimos episódios, depois que a Angela e o Hodgins terminam, a Angela começa a namorar uma antiga namorada, a Roxie. Nesse episódio, no entanto, elas estão terminando o relacionamento.

4x14 Hero in the Hold

Na segunda temporada de Bones, um episódio mexeu comigo... Foi a história do Gravedigger, quando ele enterrou Brennan e Hodgins num carro, e os outros personagens tinham apenas 12 horas para encontrar o local onde eles estao enterrados. Mas depois nunca mais falamos nele, e o episódio terminou sem nenhum culpado (mas vários suspeitos). Aliás, falando em suspeitos, na época eu já tinha lido uns spoilers sobre no roteiro inicial, eles jah tinham cogitado três possilidades para o assassino. Um era o Zack Addy (planejado fazer ele de assassino faz tempo entao...), o outro era o agente do FBI que escreveu o livro sobre o Gravedigger, e a terceira suspeita era a escritora que co-escreveu o livro com o cara do FBI. E nesse spoiler falava quem os roteiristas decidiram que ia ser o assassino (dica: nao foi o zack! hehe).

Nesse episódio, o FBI está reabrindo o caso do Gravedigger, e acusam Brennan e Hodgins de ter sumido com evidência relacionada ao caso. Nesse mesmo dia, Booth é sequestrado pelo Gravedigger, e Brennan recebe o telefonema com o pedido de resgate. Eles têm 21 horas para encontrar Booth.

Booth acorda dentro de um pequeno compartimento. Usa a luz do seu relógio para se orientar, e consegue desatarraxar um parafuso usando as chaves do seu carro, e assim consegue escapar. Mas ai ele descobre que estah preso dentro de uma sala, que parece ser parte de um navio. E ele nao estah sozinho. Teddy Parker, um companheiro militar do Booth aparece, e ele tem certeza de que estah vendo alucinações, já que Teddy morreu anos atrás em combate. Booth continua tentando escapar da sala em que está preso, e a alucinação de Teddy o ajuda.

No laboratorio, Hodgins admite ter roubado a evidência que o FBI procurava (e razão pela qual o Booth acabou sendo sequestrado) e mostra a Brennan o pedaço do adesivo que lascou do carro do gravedigger quando este o atropelou na segunda temporada. Ele quer usar esse pedaço de evidencia para tentar achar o Gravedigger, e se eles nao conseguirem encontrar nada em 8 horas, a Brennan vai entregar o adesivo para o FBI e pagar o resgate (a Brennan é podre de rica apesar de nao falarem muito sobre isso na série, mas ela ganha dinheiro como escritora).

O primeiro suspeito é Vega, ex agente do FBI que escreveu sobre o gravedigger, e Brennan e Hodgins vão atrás dele, mas o encontram morto dentro do seu carro. Entao só sobra um suspeito (pelo menos para nos que lemos o spoiler antes hehe). E a essa altura, Brennan e cia sabem que Booth estah em algum lugar perto de água, porque ouviram o barulho de mar na ligação do gravedigger.

Booth e Teddy conseguem escapar da sala em que ele estava preso, e ele finalmente percebe que está num navio. Começa a procurar uma saida, sempre com Teddy junto e discutindo se ele eh um fantasma ou uma halucinacao, e sobre quando o Teddy morreu. Booth sempre se sentiu culpado pela morte do colega, e inclusivo deu o nome de Parker para o seu filho em homenagem a ele. Teddy está emocionado. Nisso, o Booth nota que o navio está cheio de explosivos, e que ele tem 7 horas para escapar.

Nisso, Brennan e Hodgins decidem dar a evidência ao Gravedigger, mas ao deixar a maleta no local combinado, o Gravedigger explode o local. E algumas horas depois, Brennan se pergunta porque eles ainda nao receberam a ligacão do Gravedigger com as coordenadas do Booth, e Sweets informa a Brennan que talvez o Gravedigger nunca tivesse a intençao de dizer onde Booth está. Brennan pede ajuda a Jared, irmao de Booth para que ele use seus contatos militares para conseguir que o corpo de Vega seje mandado para o laboratório para que Brennan possa analisá-lo. Ele no começo nao leva a serio, mas mais tarde aparece no laboratório com o corpo. Ele mentiu para conseguir isso, e quando for descoberto, vai perder o emprego. Eles descobrem que Vega lutou antes de morrer, e que o Gravedigger teria fraturado umas costelas nessa.

Nisso Taffet, a co-escritora do Vega aparece e exige que o corpo seje mandado de volta. Brennan então nota que ela nao consegue esticar o braco, e a aperta nas costelas e vê que Taffet sente dor. Acharam o, quer dizer, a Gravedigger.

Enquanto isso Booth e Teddy usam parte dos explosivos do navio para explodir a porta e conseguirem sair a superficie. Mas a explosao deixa Booth meio cego, e ele encontra Teddy sangrando no chão. Booth carrega Teddy e pede que ele o ajude a encontrar a saída já que nao consegue enxergar.

No laboratório, eles analisam as botas de Taffet, e encontram tinta que pertence a um navio. Ai eh só juntar dois e descobrem que tem um navio pronto pra explodir na costa, e é lá que o Booth está. Brennan pega um helicóptero (a essa altura Jared jah foi preso) e vai atrás de Booth. Ela só tem 5 minutos para encontrá-lo, e Brennan estah em pânico. Por sorte, o Booth já está na parte de cima do navio, ve o helicoptero e corre em tempo de pegar a carona antes do navio explodir. Claro, tem o momento de hesitação quando ele procura pelo Teddy e não o vê, o Booth nao quer partir sem o amigo. Mas o amigo era afinal só uma alucinação. Nao era?

4x25 The Critic in the Cabernet


Esse foi o episódio pre-season finale, e tenho que admitir, eu achei que esse ERA a season finale. Tinha toda a cara. Nao vou comentar sobre o caso, mas sim sobre o que está acontecendo. Brennan resolve que quer um filho e pede a Booth semen para poder fazer fertilização in vitro. Diz que a escolha é lógica, porque tem atributos que ela admira e gostaria que o filho dela possuisse. Claro que isso mexe com o Booth de uma maneira incrível, e ele depois de muita discussão consigo mesmo, resolve doar o semen que a Brennan pediu. Mas ele tem visões e conversas com amigos que morreram na guerra e personagens de desenho animado. No final do episódio, quando ele comenta isso com a Brennan, ela se liga de que isso sao sintomas de um tumor no cerebro. Ela corre com o Booth para o hospital, e termina com ele na maca sendo levado para a sala de operações

Entao, concorda comigo que isso teria sido um ótimo cliffhanger para a season finale?

Mas os roteiristas nao deixaram por ae e mandaram uma season finale super divertida:

4x26 The End in the Beginning

O episódio eh todo as avessas. Começa com o Booth dormindo tranquilamente na sua cama, quando Brennan chega, tira a roupa junta-se a ele.

Quando eles acordam, Cam e Jared (o irmao do Booth) estão batendo na porta atras dos dois porque um crime foi cometido na casa noturna que os dois são donos, chamada "The Lab" (ha!). Alias, todo o episódio eh uma parada de personagens da série trabalhando no clube ou estão relacionados ao crime. Todos os candidatos a assistente que passaram pela série estao lá, e até o Zack estah de volta, como um dos funcionários do clube.

O episódio é divertido, o crime é resolvido, todo mundo acaba feliz... e ai o Booth acorda. Era tudo sonho dele no pós operatório, mas ao seu lado, está Brennan segurando sua mao. E ele pergunta "Quem é voce?"

---

Agora é esperar a quinta temporada que estreia essa Quinta feira e ver se o Booth vai recuperar a memória. E aí? Quais as expectativas para essa nova temporada? Quais as teorias? O que voces acham que vai acontecer?



Anita (twitter.com/anitaefrango)

Fotos: http://bonesfansonline.com , http://www.screencaps.org/Drama/Bones/ , http://www.theaby.org

Um comentário:

Unknown disse...

Alguem pode me dizer o nome da atriz do eposodio yanks in the uk a que recebe eles em londres a que é da policia inglesa