terça-feira, 24 de novembro de 2009

[Minissérie] The Prisoner

por Allan Schnorr Müller


Na série original, 6 era um agente do governo inglês que após se demitir é levado à vila, uma espécie de prisão para pessoas que sabem demais. A série original girava em torno das tentativas de fuga de 6 e das tentativas de 2 de quebrar a resistência de 6 e com isso levá-lo a aceitar o modo de vida da vila. Uma espécie de batalha entre o individualismo de 6 e o coletivismo da vila. O remake se apropria de alguns conceitos, moderniza a história, mas deixa claro que os responsáveis não entenderam o que tornou a original em uma série cult.


Diferente da série original, onde o único personagem fixo era 6 e tínhamos um diferente 2 a cada semana, agora há personagens fixos. Há somente um 2, interpretado por Ian McKellen, que tem um filho 11-12. 313 um possível interesse amoroso de 6, e 147, um homem casado que se tornará amigo de 6 também são personagens fixos. Infelizmente, com exceção de 2, os personagens fixos não são cativantes nem memoráveis, o mesmo pode ser dito de 6. Que o novo 6 não seria o mesmo que aquele interpretado por McGoohan, não é nenhuma novidade, mas assistir um 6 tão fraco e apático, problemas agravados pela péssima performance de Jim Caviezel, foi uma surpresa.


As interpretações e personagens esquecíveis não são os únicos problemas desse remake. Enredo fraco, ritmo lento, cortes repentinos e "flashes" que apenas desorientam em vez de despertar a curiosidade também se somam à longa lista de problemas. Surrealismo é presente do início ao fim, mas não beneficia a série em momento algum, apenas tenta mascarar um enredo fraco. A minissérie se encerra trazendo respostas, mas são tão decepcionantes e pouco criativas que a ambigüidade de "Fall Out", episódio final da série original, é muito mais satisfatória. Se você se interessou pela premissa da série, esqueça que esse remake existe e assista o original. Além de assistir uma ótima série, conhecerá também a fonte de inspiração de séries como Lost.

Fotos: Reprodução.

Allan
twitter.com/allanschnorr

Um comentário:

Ribas disse...

Lembrando, diante da sua modestia, que aqui no blog existem ótimos comentários (feitos por você) a respeito de toda a série original, basta garimpar...

Qto ao seu comentário sobre o remake, assino embaixo e digo mais, dormi no meio do primeiro ep, dormi duas vezes tentando ver o segundo e desisti...

Pena (pois me empolguei com a ideia), maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas...