segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

[Chuck] 3x01, 3x02, 3x03 e 3x04

por Allan


Chuck Versus the Pink Slip não foi uma boa estréia. Muitas das mudanças importantes que aconteceram no fim da temporada passada, por exemplo, Emmett tomando o controle da Buy More e Morgan se mudando para o Havaí, são desfeitas antes do fim do episódio, o que levante a pergunta: se tudo voltou ao que era tão rápido, então qual o propósito das mudanças?

Infelizmente, os problemas do episódio não foram somente estes. Com Chuck e Sarah separados novamente, os problemas entre os dois tomaram boa parte do episódio e quando isso acontece, convenhamos, o episódio se torna uma chatice. A missão e o vilão do episódio também não foram lá muito interessantes, apesar de não terem decepcionado. Diria que se este fosse um episódio filler de meio de temporada não me incomodaria, mas como início de temporada é inaceitável.


Chuck Versus the Three Words também não agradou. Os problemas entre Chuck e Sarah continuaram tomando um espaço muito grande do episódio e a missão, enquanto que mais interessante que a do episódio anterior, ainda não estava no nível da maioria das missões da temporada passada, principalmente pela tentativa de integrar a missão com o núcleo Buy More, que não teve bom resultado. Por exemplo, os “momentos comédia” durante a festa entediaram ao invés de fazerem rir.

Em Chuck Versus the Angel de la Muerte a série começa a voltar aos eixos. Trazer Awesome para a ação foi uma ótima sacada, uma pena que o episódio não alcançou seu potencial, já que a missão ainda me deixou com uma impressão de que faltava algo. Mesmo assim, a melhora em relação aos episódios anteriores foi grande. A melhora mais visível foi a relação de Chuck e Sarah ter ido para segundo plano. Com mais espaço, a missão da semana foi melhor que as anteriores, e não só pela presença de Devon: Armand Assante se saiu bem como o ditador Alejandro Goya, um estereótipo de ditador latino que casou muito bem o clima da série. Casey em momentos “caçador de comunistas” também foi bem legal.


Em Chuck Versus Operation Awesome Devon novamente é parte essencial da missão. O resultado é muito superior ao do episódio anterior, contanto que aceitemos sem muitos questionamentos que a Aliança confundiria Devon por Chuck. A inversão de papéis na primeira metade é o melhor do episódio, com Chuck tendo seu momento Awesome com suas novas habilidades temporariamente sob controle e Devon tendo seu momento Chuck, prestes a entrar em pânico em qualquer instante. A segunda metade do episódio porém, ficou devendo. A alternância entre o velho e o novo Chuck tem sido bem administrada na maior parte do tempo, o que não foi o caso da segunda metade do episódio. O Intersect 2.0 não funcionar durante o encontro de Chuck com os agentes da aliança pode parecer uma boa idéia no papel, mas na prática não funcionou muito bem e nem partes cômicas nem a ação não se destacaram muito. O núcleo Buy More foi uma ótima distração da trama principal, a idéia do "Fight Club" foi bem executada e teve um ótimo desfecho.

Resumindo, a temporada não começou muito bem e o caminho tomado pela história foi muito previsível e seguro, mas houve uma melhora visível nos terceiro e quarto episódio e aparentemente uma solução para como conciliar os novos poderes de Chuck e manter o estilo da série sem grandes mudanças. Só espero que o Intersect 2.0 não se torne previsível, com os espectadores podendo facilemente antecipar quando ele irá ou não funcionar.

Fotos: Reprodução.


Allan
twitter.com/allanschnorr

Nenhum comentário: