quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

[Dollhouse] Recap: 2x07 to 2x10


por Anita Boeira

A segunda temporada chegando ao final, e como Dollhouse foi cancelada pela Fox já nos primeiros episódios, estamos agora na correria para resolver todas as pontas soltas e concluir a série com um final emocionante e relacionado ao episódio Epitaph 01 (episódio especial para o DVD da primeira temporada que não foi ao ar na TV americana), já que o episódio final vai ser a continuação de Epitaph 01 — intitulado Epitaph 02. Será que a Fox vai passar o 01 na TV então? Ou deixar por isso mesmo? Conhecendo a Fox, vai ser a mesma palhaçada de sempre de desrespeito ao telespectador. Ou seja, ou você comprou o DVD (ou baixou da net) ou vai ficar boiando.

Enfim, a Fox está passando os episódios agora na correria, doida para se livrar de Dollhouse. Eu assisti os últimos 4 e fiz um resumo para vocês. Vale lembrar que a série é muito boa e quem tiver a oportunidade podia comprar/alugar/baixar as duas temporadas

2x07 Meet Jane Doe


Oi? Vamos apressar o bonde ae galera? Que episódio mais sem pé nem cabeça. Eu entendo que o Joss está correndo para ter um final para a sua série cancelada, mas esse ficou muito bobo… Okay, é difícil mesmo juntar todas as pontas d em 5 episódios (acho que Dollhouse merecia mesmo era mais 5 temporadas) mas "Meet Jane Doe" não fez muito sentido.

Tudo começa com Echo, ainda perdida pelos Estados Unidos, indo parar no Texas. Ela está no seu estado de Doll, então entra em confusão quando rouba uns pacotes de biscoitos do supermercado. Nisso uma mexicana vão presa por assaltar a loja - coisa que não fez, mas entrou no meio da confusão porque a Echo dividiu os pacotes de biscoito com ela- Mas aEcho escapa.

Três meses depois a Dollhouse de LA não está mais sob controle da Dewitt. O Harding de Washington é quem agora comanda, e Dewitt é simplesmente sua secretária. Claro que ela não está contente. O Topher por outro lado, adora a atenção que ele recebe do Harding, e aperfeiçoa sua "arminha de desligar" dolls que ele criou nos episódios passados. Agora é só apontar para a Doll e tchum, elas recebem o "tratamento."

Enquanto isso, no Texas, Echo agora é uma enfermeira. Ela mora com o Ballard (que tinha sumido do mapa no 2x05). Ela e suas 36 diferentes personalidades. Eles tem um plano de liberarem a mexicana da prisão para "treinar" para fazer o mesmo com as Dolls na Dollhouse. Mas Echo está confusa porque suas memórias de Caroline (que a Summer Glau, no episódio anterior, colocou na cabeça dela) não são boas. E a Echo tem uma quedinha pelo Ballard agora - e ele também- e não não quer levar em frente porque não acha certo com a Caroline.

Enfim, chega o dia de liberar a mexicana da prisão e quase tudo dá certo. Ao estilo de Romeu e Julieta, a Echo, se passando por enfermeira, dá um remédio para a mexicana (okay, o nome dela era Galena, vou parar de chamar de mexicana, até porque acho que a atriz tem cara de brasileira, mas no episódio só falava espanhol) e com isso finge que a guria morreu. Na tentativa de tirar o corpo de dentro da prisão, a Galena acorda antes da hora, e ai a Echo tem que se utilizar de suas várias personalidades para fugir. E ela consegue, é claro.

Enquanto isso, na Dollhouse, o Topher confidencia a Dewitt que ele conseguiu criar uma arma ainda mais poderosa, mas ele não quis dividir os planos com o Harding por medo do que ele pudesse fazer. A Dewitt, que "de repente" vira uma vadia, rouba os planos e leva para o Harding.

No Texas, o Boyd aparece para buscar Ballard e Echo. Aparentemente ele é parte do plano para derrubar a Dollhouse. Eles voltam a LA, como se tivessem acabado de encontra-la. Dewitt não acredita muito na história, e se recusa a deixar Echo receber o tratamento.

2x08 A Love Supreme


Alpha is back! Yey! Adoro o Alan Tudyk desde a época de Firefly, e desde que colocaram ele para viver o papel do infame Alpha no final da temporada passada, eu estava ansiosa para vê-lo de volta. E aqui está ele! Já assassinando um ex cliente da Dollhouse nos primeiros 3 minutos de episódio. Bravo! O cliente, que agora vive num trailer porque torrou todo o dinheiro que ele tinha contratando uma Doll para impressionar uma mulher pela qual ele acabou se apaixonando, é assassinado por um Alpha super bem vestido.

Na Dollhouse, Dewitt tortura Echo para tentar descobrir por onde ela esteve nos últimos 3 meses, e quem à estava ajudando. Mas só o que ela consegue é deixar o Ballard mais nervoso. Então ela resolve que está tudo bem, e manda Echo para uma nova missão, um cliente repetido. Echo é Susan, a cunhada do cara, e está apaixonada por ele, não pelo irmão com o qual ela se casou. Quando chega na casa do cliente, o encontra morto. Morto a semanas alias, decomposto. Na sala, um buque de rosas com um cartão do Alpha...

E na Dollhouse, Sierra está de volta da sua missão, e quando Topher vai apagá-la, ela diz que esteve com o Alpha. Por medida de segurança, Dewitt manda que o Topher apague todas as Dolls de novo, e que Echo volte a ser confinada em solitária, para evitar que o Alpha a encontre. Enquanto isso, Boyd e Ballard investigam o Alpha, e descobrem que vários antigos clientes da Echo foram assassinados. O que eles tem em comum é o fato de que as personalidades que programaram em Echo, todas foram apaixonadas por esses homens (ou mulheres, a Dollhouse é politicamente correta).

Eles entram em contato com a maioria dos clientes da Echo e os colocam em segurança, com exceção de de Joe Minor (1x06 "Man on the Street"), que eles acabam trazendo para dentro da própria Dollhouse para sua segurança. Mas claro, nada disso adianta porque o Alpha é, afinal de contas, o Alpha e ele entra na Dollhouse mesmo assim… E ele, sendo um génio como o Topher, criou um brinquedinho parecido com o de apagar memórias que o Topher criou, mas o do Alpha faz as Dolls atacarem… como num filme de zumbi! (Haha momento cômico!)

Mas o Alpha não está atrás de Joe Minor, mas sim do Ballard. Ele não consegue entender porque a Echo está apaixonada por ele ao invés de estar apaixonada pelo Alpha que foi quem ajudou ela a entender sua condição de Doll… Enfim, ele coloca toda a parafernália na cabeça do Ballard, e acaba é detonando o cérebro dele. A Echo foge da solitária, salva o Boyd, Dewitt, Joe e Topher — que por sua vez salva todo mundo com a sua arminha de desligar Dolls. Echo confronta Alpha, e o mesmo "salvou" a personalidade do Ballard dentro de sua própria cabeça, e no fim, Echo perde a coragem de matar o Alpha por causa disso e o deixa fugir.

No fim, as coisas voltam ao "normal" na Dollhouse. Mas Ballard está entubado na área médica da Dollhouse, com morte cerebral. Echo cuida dele.

2x09 Stop Loss


Esse seria um bom season finale para a segunda temporada de Dollhouse. Se ela fosse continuar por mais umas temporadas, é claro. Mas como esse não é o caso, vamos conversar sobre esse excelente episódio agora. :)

O contrato do Victor termina e ele é mandado de volta à realidade, deixando Sierra para trás… Mas nem 24 horas depois de sair da Dollhouse, Victor é sequestrado por um grupo de ex soldados, que como ele, passaram 5 anos em Dollhouses para esquecerem os traumas da guerra. E eles implantam nele um programa que faz com que todo o grupo seja capaz de ouvir e ver os outros. Super soldados, que abandonam suas personalidades e ser tornam uma só mente… Claro, patrocinados pela querida Rossum Corporation.

Enquanto isso, na Dollhouse, Dewitt está perdendo o controle. Passa o dia enchendo a cara, e por isso mesmo Boyd vê a oportunidade de tentar resgatar Victor (Anthony é o seu nome). Com a ajuda de Echo e suas múltiplas personalidades e mais algumas, cortesia de Topher, eles vão atrás de Victor… claro, levando Sierra junto, com a sua personalidade original, Prya. Não que ela se lembre dele muito bem, mas ela lembra que estava apaixonada e pelo Victor. Echo acredita que é a única maneira de fazer Victor não ter sua mente totalmente integrada aos outros soldados.

Enfim, elas invadem o local, resgatam Victor, não antes de vermos as peripécias de que Echo é capaz. Na Dollhouse, Harding liga para Dewitt e dá uma bronca nela. Quando Echo, Victor e Sierra voltam para a Dollhouse, Dewitt os manda direto para o Sótão (The Attic).

2x10 The Attic



Echo está presa no Attic, mas ela não está sozinha. Logo no começo do episódio ela tenta escapar com Victor e Sierra, mas os dois são assassinados. Mas isso tudo está acontecendo dentro da cabeça dela (já vi esse filme antes, aliás, filme não, livro. "A viagem de Jerle Shannara" - spoiler do 2o livro da série, sorry). Como a Echo é diferente, ela logo se liga da situação. E é nessa hora que ela encontra dois inimigos, um novo, o Arcane, saído directo do Attic, e um antigo, o Dominic, antigo chefe de segurança duas-caras da Dollhouse, que foi mandado para o Attic quando tentou acabar com a Dollhouse na primeira temporada. Mas dentro do Attic, Echo não está imaginando coisas. O Arcane e o Dominic são reais, e estão dentro da cabeça dela também. Echo resolve que vai atrás das mentes de Victor e Sierra também. Dominic a ajuda.

Enquanto isso na Dollhouse, a tirania de Dewitt continua. Topher descobre um jeito de trazer o Paul de volta do coma. Transforma ele numa Doll. Obviamente o Paul quando acorda não gosta da idéia, mas era isso, ou nada.

No Attic, Echo e Dominic encontram Victor e Sierra - presos dentro de seus piores pesadelos- e conseguem impressionar o Arcane. E o Arcane acaba sendo o Clyde, um dos fundadores da Rossum, o primeiro a identificar o processo em que poderiam transformar as pessoas em Dolls. Mas o parceiro dele, muito fdp, fez uma Doll do Clyde que fosse obedecer a tudo, apagou o nome dele da mente do Clyde original e o mandou para o Attic. Ele está lá desde 1993. E o pior pesadelo dele? O fim do mundo provocado pela tecnologia que criou. Ele acaba contando para Echo e cia que o Attic é o computador da Rossum. As pessoas dentro do Attic tem suas mentes bombardeadas com situações e problemas que eles precisam resolver, e essa atividade mental fornece a energia para manter a tecnologia da Dollhouse. E Clyde diz que ele sabe que somente uma pessoa conseguiu descobrir quem foi o cara que começou tudo isso, mas que essa pessoa foi capturada e teve sua memória apagada. E adivinha quem era essa pessoa? Caroline/Echo.

Echo diz que o pesadelo em que sua mente está presa é o pesadelo de como escapar do Attic. E ela acha que sabe um jeito. Se ela morrer dentro do pesadelo dela, ela vai acordar no mundo real. E Victor e Sierra seguem os passos dela, mas Dominic e Clyde resolvem ficar dentro do Attic e tentar destruir o mainframe da Rossum de lá.

Na cena final vemos Echo na sala de Dewitt, e entendemos um pouco mais o que aconteceu com ela nos últimos episódios e porque ela estava tão chata… Era tudo parte do plano dela para derrubar a Rossum, e ela mandou Echo para o Attic para descobrir as informações que ela precisava para destruir a companhia. E foi isso que Echo fez. Depois disso, vemos que Paul, Boyd, Victor, Sierra, Ivy e Topher também estão no escritório de Dewitt, todos por dentro do plano agora.

Dewitt diz que eles estão prontos para destruir a Rossum, mas Echo diz que não, eles ainda precisam de um soldado: Caroline.

*****

Falta pouco agora para o season finale de Dollhouse. Certamente uma série que eu comprarei os DVDs e guardarei para a posteridade.


site: anitaboeira.net
twitter: twitter.com/anitaefrango

Fotos: Eliza Dushku Central

Nenhum comentário: