1. "It's nobody's business!" – Don Draper


Fiquei bastante impressionado logo na primeira cena pela estreia de John "Sterling" Slattery na direção: além de precisar também atuar durante a cena, roteiros que dependem de conversas telefônicas, ainda mais em "conferência", tem sempre um nível maior de complexidade. E ele se sai muito bem, ainda que grande parte das direções fossem indicadas pelo próprio roteiro, co-assinado por Matthew Weiner. Espelhos e vidros são itens frequentemente usados pela produção na composição dos cenários, mas dessa vez aparecem como motivo para explorar a ilusão de privacidade na pesquisa de grupo conduzida pela Dra. Miller. Além disso, na cena que já virou clássica, Peggy resolve espiar por cima da divisória a reação de Don ao descontrole de Allison, parecendo que os dois foram acomodados em salas vizinhas para proporcionar esse momento. Don Draper é bastante taxativo quando decide rejeitar o resultado da pesquisa, dizendo que não se pode reafirmar aquilo que seu público alvo já pensa. Claramente alterado por Faye Miller ter extraído a dor das garotas e principalmente de Allison, Don Draper resume dizendo que essas particularidades não interessam a ninguém. Afinal, o que acontece entre quatro paredes fica entre quatro paredes, até mesmo para um casal de velhinhos discutindo sobre peras no final.2. "It feels much different than I expected." – Pete
"How would you know what this feels like?" – Trudy



Todo o episódio foi construído através de paralelos, não só no mais notável deles, carregando cada diálogo e gesto de Pete com seu passado envolvendo a gravidez de Peggy, mas também em situações mais abrangentes como casamentos e negócios. Joan se sente rejeitada por não participar da pesquisa de grupo com as solteiras, enquanto Peggy tenta provar o anel de Faye sob o olhar surpreso de Don Draper, que por sua vez continua a se afundar em sua vida pós-divórcio, sem nem mesmo conseguir colocar em palavras. Allison tenta comparar sua situação com a de Peggy, que trata de deixar bem claro que nunca teve os mesmos problemas. E em lados opostos sentam-se os dois antigos oponentes Pete e Ken, comparando a visão de suas atuais empresas. Mas é motivado pela estratégia de Ken que Pete descobre finalmente como reverter a rejeição à Clearasil, chantageando seu sogro para conseguir uma conta ainda maior.3.


Se o pilar no meio da sala não permitia que Pete tivesse visão clara das coisas (e é interessante que ele só consiga resolver seu problema quando deixa o escritório), para Peggy o pilar serve de confortável encosto na festa, apresentando a contra-cultura em toda sua essência. Logo que percebi o interesse de Joyce pensei que sua provável investida serviria para pegar Peggy de surpresa, mas pelo contrário, ela prontamente responde com uma sacada desconcertante. Mesmo que muito à vontade, ela ainda se mostra insegura diante de tantas ameaças ao seu conservadorismo. Apesar de apreciar o filme e as fotos de nudez por exemplo, Peggy logo se reprime dizendo ser católica e imaginando a reação da mãe de uma das modelos."The Rejected" termina com Pete e Peggy seguindo caminhos diferentes, dentro e fora da empresa, enquanto trocam sorrisos de admiração. Muito mais do que reconhecer aquilo que cada um conquistou, serve de conclusão para a relação entre os dois, para sempre abalada pelo filho perdido. Como já é tradição da série a cena é toda contemplativa, exigindo que cada espectador preencha com seus motivos e lembranças, assim como fazem os próprios personagens.


Fotos: Reprodução.
e.fuziitwitter.com/efuzii
<3
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