
LOST
(Episódio "Enter 77")
Nesse episódio, Sayid tem de tomar uma decisao. Ele deve decidir se tortura ou não, um homem que poderia ter informacoes que salvariam vidas?
O episódio é construido em torno de uma serie de flashbacks de uma época onde Saiyd confronta uma mulher que havia torturado no passado. Ele explora problemas não muito vistos na tv , tais como , o que acontece entre o torutrador e a vitima após os momentos de violencia...
E ele chega a uma conclusao: em situacoes onde a lideranca é pobre ou ausente, até pessoas boas utilizarao da tortura para obter informacoes.
CRIMINAL MINDS
(Episódio "Lessons Learned")
Esse episódio apresenta a reviravolta da "bomba relógio" visto em muitos programas. Ao inves de torturar o prisioneiro que poderia ter informacoes para parar um bomba biologica, Jason Gideon conversa com ele.
Durante o processo, ele, com suas técnicas psicológicas, consegue descobrir mais do que havia sido feito pela CIA em semanas. O episódio conclui que taticas sofisticadas podem revelar mais informações do que abusos e violências.
THE SHIELD
(Episódios: "Back to One" e "Chasing Ghosts")
Vic Mackey, um policial vingativo, tem um problema. Ele esta torturando o cara errado porque tem absoluta certeza que o cara matou seu ex-parceiro. O episodio apresenta o que pode dar errrado quando taticas abusivas são usadas.
E a história segue quando Mackey descobre que teria realmente torturado o cara errado. Mesmo com a violencia encontrada no programa, tal seriado trata deste assunto complicado, de forma crua e realistica.
BOSTON LEGAL
(Episódio: "Guantanamo by the Bay")
Nesse episódio, Alan Shore tenta fazer justiça em prol de seu cliente (um médico professor de Harvard) que foi confundido como sendo terrorista, e mandado para a prisão de Guantanamo.
Vale destacar que muitos dos abusos que o médico sofre em Guantanamo (stress, insonia e humiliaçnao sexual) são acusações que o próprio EUA enfrenta, na vida real, de seus prisioneiros políticos.
(Aqui, o seriado foi indicado, não por um episódio especifico, mas sim por uma de suas personagens, me refiro a Brenda Johnson)
A personagem Brenda Johnson faz interrogatorios. Ela não usa de tecnicas abusivas, mas sempre faz suas "vitimas" falarem. Em quase todos os episódios, Johnson encontra uma situação onde sempre prova o quão efetivo pode ser usar sua cabeça, ao inves dos punhos.
Comentários e observações:

Fui!!
Por ser a única que assisto, torceria por Lost...
ResponderExcluirMas pelos resumos, e por já ter ouvido falarem bem desse episódio, acho que a grande favorita é Boston Legal pela discussão sobre os presos de guerra dos EUA.
tortua de lost é tão fraquinha, tadinha!
ResponderExcluir