
Essa conversa reflete exatamente o que vemos na casa de Joan, que cada vez parece mais frustrada com seu casamento. Quando ela recorre ao silêncio do marido e propõe o meio-termo pra domar seu temperamento difícil, tudo leva a crer que as cenas de estupro no final da temporada anterior foram mesmo jogadas pra debaixo do tapete. Pra piorar, Joan é aconselhada pela esposa de um dos médicos a não precipitar-se em engravidar; para logo depois na mesa de jantar tornar-se a única forma de evitar falar dos infortúnios na carreira do marido. Bem longe de todas as suas expectativas, sua linda interpretação de "C'est Magnifique" no acordeon é de cortar o coração. Da mesma forma, a dança de Peter e Trudy é de impressionar todos os presentes, e provavelmente os espectadores também. Mas vejo que essa interpretação toda ensaiada seja triste por ser o único alívio para esse casamento, tentando exibir à sociedade essa falsa alegria. É obvio que a impossibilidade de ter filhos ainda incomoda o casal, que logo tem de mudar de assunto quando Betty chega. Irritada também está a esposa de Harry, mas simplesmente por ele mostrar-se relapso como já conhecemos.

Já o casal Draper aparece na festa de Roger e Jane contra a vontade de Don. Obviamente que pra ele, além de não ser adepto a esses eventos da alta sociedade, o enlace dos dois nunca foi muito bem visto. Na curta ausência de Don depois da insensível performance de Roger com a cara pintada -- na cena do bar já citada aqui --, Betty parece seduzida por um charmoso homem, e sua repentina falta de apetite pela dança é só um dos indícios disso. Quando Jane abusa da bebida, também pouco acostumada com festas desse tipo, acaba deixando escapar mais uma das verdades do episódio: a turbulenta relação do casal Draper durante a temporada passada. E após o mal entendido com Roger, Don Draper também tem de colocá-lo em seu lugar, dizendo o que as pessoas realmente pensam. Mas para Roger ainda é melhor viver aproveitando essa felicidade do que encarar a verdade.
Para concluir, temos uma história paralela na casa dos Draper, com Gene procurando seus 5 dólares roubados por Sally. Ainda que pareça apenas relacionar a empregada negra com a apresentação de Roger no palco, o interessante é a frase de Gene quando Don tenta "devolver" o dinheiro: "vocês pensam que podem resolver tudo com dinheiro". Nada mais sensato, para um sociedade que parece faltar cada vez mais um mínimo de vergonha na cara.
e.fuzii
Nenhum comentário:
Postar um comentário