quarta-feira, 9 de setembro de 1970

[Túnel do Tempo] S01E01 - Volta ao Passado

E lá vou eu para mais resgate do passado, esse, até pelo título, deveria ter sido o primeiro hehehe
Maaaaaaaas mesmo não tendo sido o primeiro, cá esta...
Espero que curtam e achem em dvd p/assistir, pois ele é ótimo!




Título: Rendezvous With Yesterday / Volta ao Passado
Data e destino da aventura: Atlântico Norte, 14/04/1912
Local da aventura: Naufrágio do Titanic
Duração: 49 minutos

Criação e Produção: Irwin Allen
Direção: Irwin Allen
Roteiro: Irwin Allen, Shimon Wincelberg, Harold Jack Bloom
Distribuição: 20th Century Fox
Produtor Associado: Jerry Briskin, Willian Self
Supervisão de Produção: Jack Sontag
Diretor de Fotografia: Winton Hoch
Efeitos Visuais: L. B. Abott
Efeitos de Som: Robert Cornett, Don Hall Jr.
Música-Tema: Johny Williams
Músicas: George Duning, Leith Stevens, Lyn Murray
Supervisão Musical: Lionel Newman

Atores fixos:
ROBERT COLBERT: Dr. Douglas Phillips (Doug)
JAMES DARREN: Dr. Antony Newman (Tony)
LEE MERIWETHER: Dra. Ann MacGregor (Ann)
WHIT BISSELL: Gen. Heywood Kirk (Kirk)
JOHN ZAREMBA: Dr. Raymond Swain (Ray)
WESLEY LAU: Sgt. Jiggs (Jiggs)
SAM GROOM: Jerry

Atores Convidados: Michael Rennie (Cap. Malcolm Smith), Susan Hampshire (Althea Hall), Gary Merrill (Senador Leroy Clark), Don Knight (Grainger), Gerald Michenaud (Marcel), John Winston (soldado), Michael Haynes (soldado).



Resumo do episódio: (retirado do ótimo site: http://www.tuneldotempo.net/)
O Senador Leroy Clark visita o Projeto Tic-Toc, em 1968, com vistas a manter ou não verbas do governo para o estudo de transferências no tempo. Tony decide provar a eficiência do Túnel do Tempo e vai parar no Titanic, no ano de 1912. Doug entra no Túnel para salvar o amigo Tony do iminente naufrágio do navio. Tony informa ao Capitão do navio que ele baterá em um iceberg, mas o capitão não acredita. Doug também é preso. O navio realmente sofre o impacto do iceberg e Tony e Doug ajudam a salvar os passageiros em botes salva-vidas (de quantidade inferior ao necessário). Quando Doug e Tony estão prestes a cair no mar, os cientistas da Sala de Controle do Túnel do Tempo conseguem congelá-los e iniciar sua transferência.




Meus comentários:
Estava realmente ansioso e temerário em assistir este seriado e concluir que minha lembranças eram apenas "frutos da minha imaginação"hehehe de uma imaginação de criança, nunca esqueço de uma aluna minha de quarta série, que eu vim a encontrar muuuuuitos anos depois e, contando(ela) que tinha visitado o colégio, disse, "puxa eu achava tudo tão maior na época", pois é... Justamente com esse medo de achar o episódio "tão melhor na epoca", enrolei bastante em assistir de novo...

Maaaaaaaaaas, como fui burro, esse seriado é maravilhhoso e, é impressionante como "ele serviu de base"9mesmo que nunca assumida) para tantas outras produções atuais!!!

Com relação a esse episódio especificamente, se for ocorrer uma comparaçao com o mega filme Titanic, veremos um resumo do filme (ou seria uma ampliação da série) neste episódio, com muito menos verba e muito menos recursos técnicos, podemos ver cenas e situações muuuuuito melhores (% falando) do que o mega filme, sinceramente me assustei. Temos romance, divisão das classes e problemas advindos disso, pânico após colisão, reconstituições dos maravilhosos salões e muitos outros detalhes impressionantes. Alias, o seriado (ou seria o filme?) em teoria, só muda a orquestra tocando enquanto o barco afunda, e coloca uma passageira tocando piano (licença poética talvez), que por causa dos nossos heróis, é convencida a parar e fugir...

Alias, nesse ponto (alterações criadas no fato pelos nossos heróis), pelo menos nesse episódio, podemos ver uma despreocupação com isso, muito pelo contrário, eles "salvam" a pianista, o menino pobre e, dentre outras coisas, são os responsáveis pela morte dos outros hehehhe na medida em que passam fogem de onde estavam sendo mantidos, passam vários telegrafos que, após sua nova prisão, são desmentidos pelo capitão em uma nova mensagem que além de desmentir, avisa para não levarem em conta nenhum pedido de socorro futuro do Titanic (terá sido essa razão da ajuda ter chegado tão atrasado?????).

Ainda com relação a esse episódio, pudemos conhecer a base, no meio do deserto, de 200 andares abaixo da terra, onde 12 mil pessoas trabalham no projeto do túnel do tempo. Pudemos ver o poruqe da primeira viagem, conhecer os personagens e alguns dos problemas que eles passarão a ter. Além disso vimos pela primeira vez uma das características bem interessantes desse seriado, que é a de ligar o fim de um episódio, no começo do próximo (não como "cenas dos próximos capitulos", mas sim, comoligação mesmo, tipo se apenas viesse um intervalo e o segundo episódio tivesse início, ninguem repararia que o primeiro acabou...)

Sem nenhuma dúvida poderia escrever mais vários parágrafos a respeito só desse episódio (o que era aquela passagem secreta que se abria no meio do deserto para os carros entrarem??!??!!???!??), maaaaaaas não quero cansar nem atrapalhar uma possível futura experiencia de assistir o mesmo, portanto paro por aqui e já me preparo para o próximo, que será comentado aqui em breve...(sempre com a data (dia e mês) original, porém tendo que manter o ano 1970 mesmo o seriado sendo de 1967, pois como já disse, o blogger não deixa recuar além de 70)

Até o próximo!