quinta-feira, 26 de outubro de 2006

[LOST] 3x03 - "Further Instructions"

Rodrigo 'Wolv' FerreiraOk, sejamos sinceros, uma semana depois do episódio ser exibido, comentado, e dissecado por inúmeras interpretações, capturas de vídeo e o caralho a quatro (adoro essa expressão, embora não me faça o menor sentido), não sobrou muita coisa a ser dita a seu respeito. O que fazer então? Tentar inovar um pouco, é claro!

Tá, então, como alguém sacou belamente, Locke "O" Caçador está de volta. Nada melhor do que um retorno às origens pra redespertar a atenção dos fãs de um personagem que não andou muito bem das pernas na última temporada (trocadilho totalmente intencional).


Hmm.... já vi essa cena em algum lugar (déjà vu?!)

Eu particularmente não encarei tão negativamente as mudanças que Locke sofreu na 2ª temporada, como muitos fãs o fizeram. Este episódio, especialmente em seu flashback, demonstrou quão instável sua psique se tornou após uma vida inteira de decepções. Com o estado em que ela se encontrava depois de tudo que já vimos do passado dele, não é muito difícil entendermos como uma pequena decepção pôde alterar drasticamente as crenças e atitudes de alguém que vinha manifestando uma fé quase cega.

Creio que todas aquelas "flutuações" apresentadas por sua personalidade ao longo da 2ª temporada (incluindo a tão discutida surra que o careca deu no Charlie) são perfeitamente justificadas quando analisamos todo o conjunto formado pelos flashbacks a que tivemos acesso até o momento.


A volta das ossadas!
Seriam parentes de Ben Linus?

Agora descobrimos que a fé de Locke não era baseada apenas no fato de ele próprio constituir uma prova viva de um dos "milagres" que a ilha realizara, mas também na chance que obteve de, novamente, fazer parte de uma família, e de assumir o papel que um dia seu pai biológico recusou "interpretar" para ele.

Sim, Locke agora não é apenas um caçador com sua fé renovada, mas com a autoconfiança e o senso de responsabilidade necessários para ser a figura paterna a que os sobreviventes podem recorrer. Aquele que não apenas caça para alimentar seus filhos, mas que também não quer ver nenhum deles desgarrado e cativo de um grupo de estranhos liderados por uma das últimas pessoas que tentou enganá-lo.


Adeus, antigo santuário...

Quanto aos outros acontecimentos do episódio, não tenho muito o que dizer. Gostei do mistério introduzido com a reaparição de todos que se encontravam na escotilha intactos, e a cratera que restou dela. Ficarei torcendo para que as explicações sobre isto, e o fato de Desmond aparecer como veio ao mundo, e dotado de uma percepção temporal um tanto alterada, não soem forçadas demais quando finalmente forem apresentadas.

Voltando ao Locke, alguém mais além de mim lembrou-se do voto de silêncio de 40 dias que o Mr. Eko fez no episódio "The others 48 days" (2x07), assim que o carequinha apareceu mudo? Terá sido aquilo um efeito meramente psicológico, ou uma das conseqüências da destruição da anomalia eletromagnética, que permitiu ao Desmond viajar até a sala de edição do episódio, e descobrir o finalzinho dele antes de todos (o que lhe custou as roupas como punição por tamanha audácia)? Só o tempo dirá.

Té mais!!!

Rodrigo "Wolv" Ferreira