sexta-feira, 10 de julho de 2009

[Emmy 2009] Previsões - Atores Convidados

Os indicados ao Emmy saem no próximo dia 16 e de hoje até o anúncio, vou publicar alguns comentários e previsões para as principais categorias. Certamente não é tarefa fácil prever o que os votantes pensam ser o melhor do ano, seja pelas preferências peculiares do grupo (Boston Legal, anyone?), seja pela enorme quantidade de séries que disputam por uma vaga: 76 séries dramáticas e 52 séries cômicas. Mas vou dar meu pitaco, falando de minhas preferências e o que pode dar na semana que vem, baseando-me na repercussão de alguns atores e séries.

Começamos pelas categorias de atores convidados. Das mais difíceis de se prever porque atores convidados podem estar concorrendo a uma indicação por uma presença de 3 minutos em cena, ou por uma participação longa que dura vários episódios. Nas categorias dramáticas, sempre há espaço para os pacientes de séries médicas como House, Grey´s Anatomy, Nip/Tuck ou E.R., ou vítimas de crimes de séries como a franquia Lei e Ordem, enquanto nas categorias cômicas, 30 Rock domina completamente.


MELHOR ATOR CONVIDADO – DRAMA

Se Mad Men é a favorita de todos, Robert Morse, já indicado pelo papel de Cooper ano passado, não ficaria de fora. Mas tem no colega de série, Mark Moses, seu principal rival. Até porque Duck teve muito mais espaço e Moses aproveitou cada momento. Minha série predileta do ano, Breaking Bad, também traz alguns bons nomes, como o veteraníssimo John de Lancie ou Mark Margolis (que faz o assustador Tio, sem emitir uma palavra), mas se a série caiu nas graças dos votantes este ano, Bob Odenkirk teria sua indicação garantida, simplesmente porque Saul Goodman foi o personagem mais incrível criado para esta memorável temporada.

A categoria, no entanto, tem muito mais nomes fortes que devem marcar presença. Afinal, como ignorar um nome de peso como Jon Voight (24 Horas)? E Jimmy Smits (Dexter) que coleciona 11 indicações ao Emmy? E que tal os veteranos de E.R. que voltaram para encerrar 15 anos de série? A concorrência é tanta, que nem haverá espaço para o merecido vencedor do ano passado, Glynn Turman. Que, convenhamos, desta vez não merece mesmo.
Meu voto:
Mark Moses, por Mad Men (1)
Richard Hatch, por Battlestar Galactica (2)
Bob Odenkirk, por Breaking Bad (4)
Scott Porter, por Friday Night Lights (3)
Jon Voight, por 24 Horas (5)

Vai dar:
Jon Voight, por 24 Horas (5)
Jimmy Smits, por Dexter (8)
Ernest Borgnine, por ER (6)
Michael J. Fox, por Rescue Me (7)
Mark Moses, por Mad Men (1)

Outras possibilidades: Ted Danson (Damages), Robert Morse (Mad Men), George Clooney, (ER).


MELHOR ATRIZ CONVIDADA – DRAMA

Sem a menor idéia do que pode acontecer nessa categoria, tenho poucas favoritas, como Lucy Lawless (que apesar da ausência na parte final de Battlestar Galactica, tenta vaga com episódio do ano passado, Revelations), Krysten Ritter (Breaking Bad) e, claro, Anne Dudek, tão boa que a equipe de House ainda arranja formas de trazê-la pra série, provavelmente lamentando a infeliz decisão de não colocá-la no time do bom doutor.

Meus palpites aqui são meros chutes que devem abranger uma longa lista de atrizes que tentam indicações por papéis em Lei e Ordem SVU, grandes mulheres do cinema de todas as idades (Tippi Hedren, Susan Sarandon, Sigourney Weaver, Christina Ricci), vencedoras e indicadas de edições anteriores (Melissa George, Drea de Matteo, Sharon Gless, CCH Pounder)... Bem complicado.
Meu voto:
Lucy Lawless, por Battlestar Galactica (1)
Krysten Ritter, por Breaking Bad (2)
Anne Dudek, por House (3)
Kate Vernon, por Battlestar Galactica (4)
Drea de Matteo, por Sons of Anarchy (5)

Vai dar:
Melinda McGraw, por Mad Men (6)
Brenda Blethyn, por Lei e Ordem SVU (7)
Ellen Burstyn, por Lei e Ordem SVU (8)
Julianna Margulies, por ER (9)
Anna Dudek, por House (3)

Outras possibilidades: Susan Sarandon (ER), Mary McDonnel (Grey´s Anatomy), Melissa George (Grey´s Anatomy), Lizzy Caplan (True Blood), Drea de Matteo (Sons of Anarchy)


MELHOR ATOR CONVIDADO – COMÉDIA

É óbvio que 30 Rock terá uns três indicados em cada categoria, no mínimo. O problema é saber quais deles estarão concorrendo. Alan Alda e Steve Martin certamente são os nomes mais fortes, mesmo não sendo os mais engraçados (e como fã absoluto de Alda, até me dói dizer isto). Há ainda Jon Hamm, Peter Dinklage e Roger Bart, que acabam ofuscando os merecedores que já estão lá desde o início da série: Dean Winters, como Dennis e, claro, Chris Parnell como o Dr. Spaceman.

Já nas outras séries concorrentes, há nomes de peso como Chevy Chase (Chuck), Albert Brooks (Weeds), Seinfeld (Head Case) e Will Ferrell (Eastbound & Down). Sem esquecer também da super elogiada participação de Justin Timberlake em Saturday Night Live ou as dezenas de grandes nomes que fizeram participação em Entourage.
Meu voto:
Jon Hamm, por 30 Rock (1)
Callum Keith Rennie, por Californication (2)
Dean Winters, por 30 Rock (4)
Alan Alda, por 30 Rock (5)
Will Ferrell, por Eastbound and Down (3)

Vai dar:
Alan Alda, por 30 Rock (5)
Jon Hamm, por 30 Rock (1)
Steve Martin, por 30 Rock (7)
Justin Timberlake, por Saturday Nigh Live (6)
Albert Brooks, por Weeds (8)

Outras possibilidades: Roger Bart (30 Rock), Glynn Turman (Scrubs), Will Arnett (30 Rock) e Callum Keith Rennie (Californication).


MELHOR ATRIZ CONVIDADA – COMÉDIA

Com tantas concorrentes por 30 Rock, justamente a protagonista e toda-poderosa da série acaba sendo a favorita da categoria. Afinal, Tina Fey encarnando Sarah Palin foi uma das coisas mais comentadas do ano. Uma pena, porque acaba tirando as chances de Amy Ryan, que brilhou em The Office como nenhuma outra atriz este ano.

As participações em 30 Rock são tantas que é difícil saber quem ficará de fora, não tendo uma ou duas grandes favoritas como na categoria masculina. Acredito que Elaine Stritch continuará com sua vaga garantida (esta temporada teve até momentos dramáticos) e me parece que a longa e lamentável atuação de Salma Hayek tomará a vaga de pequenas e hilárias participações, como a de Patti Lupone, por exemplo. E qual das mulheres super populares ficará com uma vaga: Oprah ou Aniston?
Meu voto:
Amy Ryan, por The Office (1)
Tina Fey, por Saturday Night Live (2)
Elaine Stritch, por 30 Rock (3)
Christine Baranski, por The Big Bang Theory (4)
Patti Lupone, por 30 Rock (5)

Vai dar:
Tina Fey, por Saturday Night Live (2)
Amy Ryan, por The Office (1)
Elaine Stritch, por 30 Rock (3)
Salma Hayek, por 30 Rock (6)
Oprah Winfrey, por 30 Rock (7)

Outras possibilidades: Jennifer Aniston (30 Rock), Kathryn Joosten (Desperate Housewives), Megan Mullaly (30 Rock)

Ainda nesse final de semana, teremos as previsões para as categorias de atores coadjuvantes aqui no CeS. Até lá.

Hélio.

Um comentário:

Mandy disse...

Uiii adoro apostinhas!!! Adorie sue blog, por sinal!

Meus votos:

MELHOR ATOR COADJUVANTE - DRAMA
John Mahoney, por In Treatment
ou
Aaron Paul, por Breaking Bad (ele tá dando show!)


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - DRAMA
Realmente essa categoria tá concorrida, tem muita gente boa! Agora eu gosto muito de:
Alison Pil, por In Treatment
ou
Rachel Griffith Brothers and Sisters

MELHOR ATOR COADJUVANTE - COMÉDIA
Ed Helms, por The Office (Sem dúvida!!!)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - COMÉDIA
Jenna Fischer, por The Office