terça-feira, 21 de setembro de 2010

[90210] S03E01 - Senior Year, Baby

por Rafael S


90210 voltou para sua terceira temporada mais movimentada do que nunca! Olhem só quantos acontecimentos: Harry Wilson se separando de Debbie e se mudando! Annie confessando seu crime à polícia e sentenciada a prisão domiciliar! Dixon voltando às pressas da Austrália por causa dos problemas em sua família! O quê, vocês não viram nada disso? Não se preocupem, nem eu, afinal nada disso foi mostrado. Sim, em seu pulo cronológico dos três meses de férias, vários plots da segunda temporada que ficaram inacabados foram resolvidos offscreen! Não existe nenhuma lei na televisão que obrigue uma nova temporada a começar imediatamente após a segunda, mas me pareceu um recurso no mínimo desonesto encerrar essas tramas na surdina só para abrir espaço para novas. A sensação é de que perdemos vários episódios nesse ínterim.

Feita essa "pequena" observação, vamos ao status dos personagens três meses depois: enfim a turma chegou ao último ano no colégio, Ivy voltando da Austrália com um amigo, Liam revoltado, Naomi traumatizada pelo abuso que sofreu, Adrianna fazendo sucesso em sua turnê com Javier, Liam magoado com Annie por ela ter se afastado dele e Dixon cultivando um protótipo de cabelo black power. E de cara já deu para sentir o novo clima da família Wilson. Com todos ainda sentidos pela separação, eles estão mais juntos como família do que jamais estiveram durante toda a segunda temporada, principalmente com os irmãos dando forças à mãe. Ainda que tudo isso tenha servido para aproximá-los, não dá para não lamentar a saída de Rob Estes da série, com certeza um dos atores mais carismáticos do elenco.

Um movimento claro desse season premiere foi de (ao menos tentar) recolocar Annie como a protagonista de direito da série. A Annie que encontramos três meses depois é diferente e mais madura. Ainda que sua relação com Liam tenha soado estranhada - brigaram em um primeiro momento, e depois trocaram uns beijos - de resto deu para sentir o quanto investiram na personagem nesse episódio. Em pouco mais de 40 minutos tivemos a "Annie irmã", "Annie filha", "Annie amiga, Annie com expectativa de se formar", "Annie disposta a assumir seus erros para seguir em frente". E pensar em quase toda a temporada passada, só pudemos ver a "Annie mulher de malandro do Jasper". Uma puta evolução da personagem. E com a misteriosa trama do estágio a envolvendo ("alguém desesperada o suficiente para fazer isso?"), é o sinal que a personagem não vai cair no ostracismo.

Enquanto isso, aquela que sempre deu um jeito de roubar a cena, Adrianna, também não fez feio. O capítulo não começou muito bem para ela, com o insuportável Javier deixando de ser apenas inconveniente para dar uma de vilãozinho e chantageá-la e ameaçá-la de sair da turnê...para instantes depois morrer em um acidente de carro. Taí um momento que me pegou de surpresa. Talvez tenham decidido vilanizá-lo de última hora para que ninguém sentisse sua falta, mas no fundo era um personagem tão fraco que não iria fazer falta de qualquer jeito. O desdobramento interessante da história foi o caderno de letras de músicas do rapaz que Ade tomou para si, e assim garantindo a continuidade do seu sucesso como cantora. Uma medida totalmente desesperada, que deve gerar uns conflitos intensos na cabeça já conturbada de Adrianna. Oh, e ela continua com Navid - mas nada que tenha influenciado o episódio, ele foi um grande zero à esquerda aqui.



Uma coisa que não mencionei até agora foi que o capítulo foi permeado de terremotos e tremores de terra. Não, a série não mudou de gênero bruscamente, continuou sendo um drama adolescente. Embora me tenham causado um estranhamento inicial, eles metaforicamente fizeram muito sentido pelos momentos que os personagens estavam vivendo. Como se esses tremores representassem estruturas antigas sendo remexidas, e trazendo memórias enterradas à tona novamente. Assim foi com Annie em sua entrevista de emprego e confissão. E também com Naomi, tentando sem sucesso seguir em frente depois de ter sido abusada no season finale passado. E quão simbólico não é quando ela vê o professor Cannon nos corredores da escola e um forte abalo se manifesta? Naomi se tornou um espectro do que era, uma pessoa vazia em busca de algo para preencher o espaço vazio. E os roteiristas não perderam tempo em enfiá-la em uma espiral de bebidas e sexo que só deve piorar em breve. O mesmo processo que Annie e Adrianna já passaram nas temporadas passadas (guardadas as devidas proporções das situações, é claro).

Infelizmente resolveram pesar a mão na ideia dos terremotos, e fizeram uma das piores cenas da série até hoje. Durante o tremor no colégio, um armário caiu em cima do joelho de Teddy, o que resultou em seguida em uma lesão que o afastou das quadras. Sim, a pior trama da série conseguiu ficar ainda pior, com o dramalhão atingindo níveis estratosféricos com o rapaz se lamentando pela interrupção da carreira e Silver ao seu lado completamente irreconhecível, se compararmos com a Silver da primeira temporada. Pra piorar, ainda apelaram para um daqueles mal-entendidos de novela no final do episódio de fazer corar de vergonha.

Deixei para falar por último da subtrama mais delicada criada nesse episódio, o casal Dixon e Ivy - na iminência de virar um triângulo com a chegada de Oscar (Blair Redford), amigo de infância da garota que veio estudar em Beverly Hills. É claro que Dixon imediatamente ficou enciumado, mas não sem razão, pois a própria Ivy já está babando pelo cara - o que proporcionou uma cena de sonho muito divertida. Oscar se mostrou um personagem bem divertido e interessante que deve movimentar bastante o namoro da amiga. Mas nada foi mais surreal do que a revelação que não só ele parece querer Ivy como tem também uma relação com a mãe dela! Tudo muito surreal, com Ivy levemente descaracterizada (ela não agiria assim na temporada passada), mas não deu para não ter curiosidade de onde tudo isso vai parar.



Senior Year, Baby varreu para debaixo do tapete muitas tramas (de modo até desonesto), mas teve acontecimentos suficientes para capturar a atenção do espectador pros próximos capítulos. É esperar que elas não decepcionem depois.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: