Enquanto isso, seguem minhas apostas:
Melhor Filme
Babel
Cartas de Iwo Jima
Os Infiltrados
Pequena Miss Sunshine
A Rainha
Este ano vem sendo considerado como um dos mais difíceis da história para se prever qual será o filme do ano. Antes de saírem os indicados, a disputa parecia ser clara entre Dreamgirls e Babel. Mas o musical conseguiu o feito inédito de ser o filme com mais indicações do ano que não compete a Melhor Filme. Já Babel vem perdendo prestígio: não é favorito em nenhuma das outras categorias e não venceu nenhum prêmio dado pelos principais sindicatos do cinema (produtores, diretores, atores e roteiristas). Dirigido por um mexicano e tendo menos da metade da projeção sendo falado em língua inglesa, tem as chances ainda menores. Mas venceu o Globo de Ouro, é o filme com mais indicações dentre os concorrentes e muitos dão a ele a importância que Crash teve o ano passado.
Com tantos prós e contras, Os Infiltrados e Pequena Miss Sunshine acabaram despontando como grandes possibilidades. O primeiro tem a vantagem de um grande elenco, uma super produção, um grande diretor. Mas trata-se de um filme policial, considerado como um bom entretenimento, mas sem a grandeza e importância temática dos outros concorrentes. Resta então Pequena Miss Sunshine, um filme de "bom coração", que todos acham bonito e já ganhou os principais prêmios dos sindicatos (produtores, atores - elenco e roteiristas). No entanto, sua vitória vai contra todas as estatisticas da Academia: além de ser um filme pequeno e independente, o filme sequer foi indicado para Melhor Diretor e Melhor Montagem, categorias que sempre foram associadas ao Melhor Filme. No caso de Melhor Montagem, não sei se houve na história algum filme que ganhou a categoria principal sem nem ter sido indicado a este premio, e este ano apenas Babel e Os Infiltrados concorrem a melhor edição de imagens. Mas a Academia já surpreendeu ano passado com Crash, e talvez surpreenda novamente com Sunshine, não se importando com estes detalhes. Seja como for, o Melhor Filme vai ser uma escolha incomum na história do Oscar.
A Rainha e Cartas de Iwo Jima têm chances zero.
Vai ganhar: Pequena Miss Sunshine
Quem merece: Cartas de Iwo JimaQuem faltou: Volver
Melhor Ator
Forest Whitaker - O Último Rei da Escócia
Leonardo DiCaprio - Diamante de Sangue
Peter O"Toole - Venus
Ryan Gosling - Half Nelson
Will Smith - À Procura da Felicidade
Uma das propagandas de marketing do filme O Ultimo Rei da Escocia refere-se a atuação de Whitaker como uma das mais premiadas de toda a história. Realmente, eu nao lembro de UMA ÚNICA premiação que tenha dado o premio de melhor ator para outro que nao fosse Whitaker. No entanto, a campanha para DiCaprio não é pequena e se houver alguma grande surpresa esta noite, pode ser nesta categoria. Até porque Whitaker não é o tipo de ator que a Academia costuma premiar: negro, ele não é Denzel Washington ou Jamie Foxx. Com quase 50 anos, este grande ator sempre foi relegado a papeis menores em filmes menores. Além de ser feio. É o típico comentário de um Rubens Ewald Filho, mas é assim que a mentalidade dos academicos funciona. Como este ano é um ano de exceção, ainda acredito na vitória de Whitaker, mas com DiCaprio seguindo de perto (eu apostaria em Leo, se a indicação tivesse vindo por Os Infiltrados). Surpresa das surpresas seria o premio quase postumo para Peter O´Toole. Alguém duvida que é a ultima chance do cara?
Vai ganhar: Forest Whitaker.
Quem merece: O unico que vi foi Ryan Gosling e está fenomenal. Portanto...
Quem faltou: Sacha Baron Cohen, por Borat.
Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin - Pequena Miss Sunshine
Djimon Hounsou - Diamante de Sangue
Eddie Murphy - Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
Mark Wahlberg - Os Infiltrados
Jackie Earle Haley - Pecados Íntimos
É nesta categoria que vou arriscar em alguem que nao seja favorito. Eddie Murphy já ganhou Globo de Ouro e Sindicato dos Atores, mas sempre foi visto com antipatia por muitos dentro da indústria, além de seus inúmeros comentários sobre o preconceito da Academia para com negros. Se perder, não vai poder falar nada, já que negros vêm ganhando premios importantes nos últimos anos, além de Hudson e Whitaker serem prováveis vencedores na noite de hoje. Mas tendo o papel da sua vida, quem sabe os membros da Academia não reconheçam o valor de quem já foi um de seus grandes comediantes. Mas acredito na possibilidade de Alan Arkin ou Mark Wahlberg, como suporte para seus respectivos filmes na categoria principal.
Quem vai ganhar: Alan Arkin.
Quem merece: Mark Wahlberg.
Quem faltou: Jack Nicholson, por Os Infiltrados.
Melhor Atriz
Helen Mirren - A Rainha
Judi Dench - Notas Sobre um Escândalo
Kate Winslet - Pecados Íntimos
Meryl Streep - O Diabo Veste Prada
Penélope Cruz - Volver
Aqui nem é preciso comentar.
Vai ganhar: Helen Mirren.
Quem merece: Helen Mirren.
Quem faltou: Helen Mirren já está aí? Então ninguém.
Melhor Atriz Coadjuvante
Abigail Breslin - Pequena Miss Sunshine
Adriana Barraza - Babel
Cate Blanchett - Notas Sobre um Escândalo
Jennifer Hudson - Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
Rinko Kikuchi - Babel
Se uma das categorias de coadjuvante irá surpreender, eu imagino que seja a de ator. Mas e se for aqui? Jennifer Hudson é favoritissima e duvido muito que perca. Como suporte para o Melhor Filme, somente Abigail Breslin seria uma vitória compreensível, já que as atrizes de Babel anulariam uma a outra. Infelizmente não vi Notas Sobre um Escandalo, mas nao acredito em surpresas aqui, já que Blanchett já foi premiada antes.
Quem vai ganhar: Jennifer Hudson.
Quem merece: Rinko Kikuchi.
Quem faltou: Carmem Maura, por Volver.
Melhor Direção
Alejandro González Iñárritu - Babel
Clint Eastwood - Cartas de Iwo Jima
Martin Scorsese - Os Infiltrados
Paul Greengrass - Vôo United 93
Stephen Frears - A Rainha
Seria engraçado se no anúncio de melhor diretor, não fosse lido o nome de Martin Scorsese. Seria um daqueles choques como quando Lauren Bacall perdeu para Juliette Binoche 10 anos atrás e a gente se diverte vendo a cara de todos estupefatos (inclusive de Binoche). Mas não vai ser dessa vez. Depois de 6 indicações, já passou da hora de premiar um dos nomes mais importantes do cinema americano e o único que seria capaz de tirar esse prêmio do mestre Scorsese, era o outro mestre Eastwood, mas que já ganhou 2 anos atrás, justamente contra Martin.
Quem vai ganhar: Martin Scorsese.
Quem merece: Clint Eastwood.
Quem faltou: Pedro Almodovar, por Volver.
Melhor Roteiro Original
Babel
Cartas de Iwo Jima
O Labirinto do Fauno
Pequena Miss Sunshine
A Rainha
Se apostei em Pequena Miss Sunshine para melhor filme, é coerente acreditar que também levará outros prêmios e este é até mais provável que os de coadjuvante a que concorre. Além de já ter vencido este prêmio pelo Sindicato dos Roteiristas.
Quem vai ganhar: Pequena Miss Sunshine.
Quem merece: A Rainha
Quem faltou: Volver! Sempre!
Melhor Roteiro Adaptado
Borat
Filhos da Esperança
Os Infiltrados
Notas Sobre um Escândalo
Pecados Íntimos
Como único indicado a Melhor Filme da categoria, é coerente que Os Infiltrados seja o vencedor, até porque nenhum outro tem prestígio para desbancá-lo, exceto talvez por Borat. Talvez os membros da Academia fiquem curiosos para ver um discurso de agradecimento de Sacha Baron...
Quem vai ganha: Os Infiltrados.
Quem merece: Não vi os dois últimos, então Filhos da Esperança é o melhor.
Quem faltou: Lembro de poucos que poderiam concorrer, então Obrigado por Fumar.
Melhor Filme de Animação
Carros
A Casa Monstro
Happy Feet: O Pingüim
Carros venceu esta mesma categoria no Globo de Ouro e no Sindicato dos Produtores. Mas não acredito que os membros da Academia façam o mesmo, mas somente porque acho esse desenho MUITO chato. E Happy Feet é realmente maravilhoso, original, assustador, engraçadíssimo.
Quem vai ganhar: Happy Feet.
Quem merece: Happy Feet.
Quem faltou: Não sou um fã de desenhos e o pingüim foi o único que me encantou.
Não vou listar todas as outras categorias para não prolongar mais, então ficam só os palpites para os vencedores.
Melhor Filme Estrangeiro: O Labirinto do Fauno. (Mas a Vida dos Outros está logo atrás)
Melhor Direção de Arte: Dreamgirls
Melhor Fotografia: Filhos da Esperança
Melhor Figurino: Dreamgirls
Melhor Montagem: Babel
Melhor Maquiagem: O Labirinto do Fauno
Melhor Trilha Sonora: A Rainha
Melhor Canção Original: Dreamgirls, sem a menor idéia por qual seja.
Melhor Edição de Som: Piratas do Caribe: O Baú da Morte
Melhor Som: Dreamgirls
Melhores Efeitos Visuais: Piratas do Caribe: O Baú da Morte
Melhor Documentário: Uma Verdade Inconveniente (coloquem Michael Moore pra agradecer!)
Hélio.
Um comentário:
A idéia é ótima!
Vamos pensar direito nisso e criar esse bolão, seja aqui ou lá na comunidade...
Se já tiver a idéia formada, me avise por msn...
Postar um comentário