domingo, 1 de novembro de 2009

[90210] S02E07 - Unmasked

Por Rafael S


Aproveitando a proximidade da data, 90210 deve seu episódio dedicado ao Halloween. Só que mais que jovens fantasiados, esse foi um ótimo gancho para um papo mais profundo, sobre máscaras. Não apenas máscaras de personagens famosos, ou de monstros sagrados do terror, mas sim as máscaras que cada um de nós leva no nosso dia-a-dia, como nossa forma de se esconder (ou de se proteger) do mundo. E o fato do episódio se chamar Unmasked já antevê várias revelações que estão vindo por aí.

Primeiro, a máscara do Obama que ilustra o começo desse texto esconde ninguém menos que Harry. Sempre bem articulado, ele usa o bom humor como forma de quebrar o gelo, sempre simpático com todos. Mas os sentimentos que existem entre ele e Kelly já começaram a rachar essa máscara e lançar dúvidas nas cabeças deles dois e de sua mulher, Debbie. Não houve traição, mas a aproximação entre Harry e a professora é visível a olho nu. Sem flertes ou declarações, mas há um sentimento rolando ali já a algum tempo, desde que Kelly desistiu de lutar por Ryan. Debbie fez questão de jogar a verdade na cara do seu marido, abrindo seus olhos para o que realmente estava acontecendo, mas o momento que Harry finalmente se deu conta foi ao ouvir a titubeada que Kelly deu ao telefone enquanto falavam sobre as suspeitas que Debbie tinha sobre os dois. Foi uma daquelas pequenas gaguejadas que no fundo dizem muita coisa sobre pensamentos e sentimentos que não vem à tona. E agora, Harry?

E enquanto Annie e Jasper começam a engatar um namoro (mas não sem antes o garoto demonstrar seu jeito meio agressivo e sombrio, que normalmente é escondido por sua máscara de de mistério), Naomi se cansou de sua máscara politicamente correta que usava para encantar Richard - mais uma vez bem estereotipado pela roteirista, para que torçamos pelo casal Naomi e Jamie. E a loura parece que cansou de querer agradar o "ecochato" só para conseguir uma vaga na universidade da Califórnia e resolveu seguir seu coração - mas conhecendo a personagem, é claro que ela tem uma carta na manga para conseguir sua recomendação para a instituição.



O curioso é que Naomi tomou essa decisão apenas após ver Liam junto com Ivy, a mais nova personagem da série. O garoto enfim encontrou alguém tão cabeça dura quanto ele! Sempre portando sua máscara de mal humorado para estranhos, foi discussão a primeira vista com a garota. Diferente das outras garotas da série, Ivy faz mais o estilo tomboy, surfa e tem um vocabulário de um garoto. E depois da troca de olhares fuzilantes no final do episódio, parece que outro casal está para se formar...

E o que falar de Teddy? Mimado, arrogante e esperto - mas será que tudo isso não é uma máscara para no fundo esconder uma pessoa gentil? Ao ver o primeiro episódio dessa nova temporada, pensei que o personagem seria o clássico estereótipo de vilão de série adolescente, trabalhando para destruir casais. Claro, o fim do namoro entre Adrianna e Navid o envolveu diretamente, mas ele teve um comportamento totalmente inesperado ao contar a verdade para Navid. E nesse capítulo, mais uma vez ele surpreendeu, conseguindo alcançar e confortar Silver nesse momento delicado de sua vida, atolada de preocupações com o câncer de sua mãe. Em uma conversa bem aberta e adulta para as que ele costuma ter, ele fez Silver desabafar e tirar um pouco da pressão sobre suas costas. Um belo rumo que estão dando pro personagem, que na minha opinião já é o meu personagem masculino favorito no elenco jovem da série.



Mas a maior revelação ficou guardada para a última cena. Já vimos a máscara de "produtor musical de sucesso" de Dixon cair alguns episódios atrás, e desde então, o namoro entre ele e Sasha já acabou, voltou, e começou a patinar mais vez. Em uma atitude bem careta, ela não quis assumi-lo para ninguém, restringindo o relacionamento a encontros dentro de casa (?). Um comportamento bem extremista, afinal qual a diferença de idade entre os dois? 10 anos, no máximo? Enfim, nesse ambiente sufocador, Dixon fez o certo em acabar tudo (mais uma vez). Mas nada como o clichê clássico de gravidez para movimentar uma série! Infalível! Se Dixon antes fingia ser um adulto, agora vai ter as responsabilidades de um.

Esse foi um episódio de muitas máscaras. Umas caíram, outras foram despedaçadas, e algumas ainda continuaram em seus lugares. Assim como nesse baile de máscaras que é a vida.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: