domingo, 28 de novembro de 2010

[Fringe] 3x06 Amber 31422

por Alison do Vale

Já há algum tempo que conhecemos o Âmbar, aquele casulo alaranjado criado pelo Walternativo para conter as anomalias geradas pela visita de Walter ao Universo Paralelo. O que não podíamos imaginar é que as pessoas presas na substância denominada Amber 31422 não estavam mortas e sim em estado de animação suspensa. O caso da semana gira exatamente em torno dessa descoberta onde um irmão tenta salvar o outro que está em estado latente preso dentro da resina. Fato interessante é que os irmãos são gêmeos num paralelo muito feliz entre a situação de Olivia e Bolivia em que percebemos que o julgamento apenas pelos aspectos físicos podem ser absolutamente falhos.

Se não tivemos a ação frenética que vem sendo comum nessa temporada pudemos nos deparar com uma discussão ética fantástica. Na temporada passada já discutíamos a respeito das ações de Walternativo. Até que ponto um homem pode ir por causa de um filho? O sequestro de Peter gerou diversos resultados catastróficos no lado de lá mas também mexeu no modo como o agora Secretário de Defesa vê as coisas. Ambos Walters agiram de forma [quase] irracional quando a questão envolvia a vida de seu filho. Seja o nosso Dr. Bishop quando criou um modo de atravessar pro outro lado e dar a cura pra Peter ou o Walternativo invadindo o nosso mundo pra recuperá-lo. Fringe tenta mostrar que ainda não podemos definir quem é certo ou errado nessa história. Fica a sensação de que todos são, na verdade, vítimas. Isso pode ser provado pelas palavras do próprio Walternativo quando ele diz que "a natureza não reconhece bem ou mal. Apenas reconhece equilíbrio e desequilíbrio".

Nessa busca pelo "equilíbrio" Dunham tem papel fundamental nas mãos do Secretário. Através de um método que nos remeteu aos primeiros experimentos, ainda na primeira temporada, com Olivia submersa no tanque com água e os psicotrópicos. Claro que dessa vez o tanque é bem mais sofisticado e o resultado é atingido com sucesso. Sim, a agente é capaz de atravessar entre os universos em segurança e o responsável por isso é a substância colocada em seu cérebro ainda na infância: o Cortexiphan. Mas o que talvez não esperava Walternativo é que esses testes fossem servir de referência e prova definitiva para que Olivia restaurasse sua mente e finalmente lembrasse quem ela é de verdade. Ajudada também pela projeção de Peter criada pela sua mente ela recupera sua identidade e agora terá que viver esse personagem enquanto procura um modo de voltar pra casa.

O caso da semana fez com que o episódio se tornasse um pouco mais morno diminuindo assim o ritmo da história. Mas nem assim foi um capítulo ruim. Nessa temporada a tônica vem sendo uma coerência na escolha dos casos de modo a fazerem um link funcional entre a mitologia da série e a história do episódio.

Imagens: reprodução

[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro


Nenhum comentário: