sexta-feira, 15 de julho de 2005

[Lost] A Vila de lost

É pois é...
Sei que estou em falta com vcs...
Maaaaaaaaaaaas se até os atores da série Lost que trabalham em uma Ilha paradisíaca, podem e tiram férias, pq não eu(que moro nessa selva de pedra), não é?
Fora isso, existem ou existiam ou existirão outros projetos batutas que talvez fiquem acima deste blog...
Seja como for, após uma conversa de mesa de bar, resolvi trazer p/cá minha super hiper teoria que eu criei sozinho hehehe e estava postada na comunidade do orkut LOST BRASIL, nos tópicos:
e
Embora não curta muito(pois preferia algo inédito e surpreendente) qto mais eu penso, mais eu acho que será por aí...snif snif
Pois bem, seguindo minha teoria teórica, entendo que Lost, será uma variação do filme...
"A vila"
  • Ficha Técnica
Título Original: The Village
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: http://thevillage.movies.go.com
Estúdio: Touchstone Pictures / Scott Rudin Productions / Blinding Edge Pictures / Convington Woods Pictures
Distribuição: Buena Vista Pictures
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Produção: Sam Mercer, Scott Rudin e M. Night Shyamalan
Música: James Newton Howard
Fotografia: Roger Deakins
Desenho de Produção: Tom Foden
Direção de Arte: Michael Manson e Chris Shriver
Figurino: Ann Roth
Edição: Christopher Tellefsen
Efeitos Especiais: Illusion Arts Inc. / Industrial Light & Magic

Bryce Dallas Howard (Ivy Walker)
Joaquin Phoenix (Lucius Hunt)
Adrien Brody (Noah Percy)
William Hurt (Edward Walker)
Sigourney Weaver (Alice Hunt)
Brendan Gleeson (August Nicholson)
Cherry Jones (Sra. Clack)
Celia Weston (Vivian Percy)
John Christopher Jones (Robert Percy)
Frank Collision (Victor)
Jayne Atkinson (Tabitha Walker)
Judy Greer (Kitty Walker)
Fran Kranz (Christop Crane)
Michael Pitt (Finton Coin)
Jesse Eisenberg (Jamison)

Em 1897 uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aquelas de Quem Não Falamos". O medo de ser a próxima vítima destas criaturas faz com que nenhum habitante da vila se arrisque a entrar no bosque. Apesar dos constantes avisos de Edward Walker (William Hurt), o líder local, e de sua mãe (Sigourney Weaver), o jovem Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) tem um grande desejo de ultrapassar os limites da vida rumo ao desconhecido. Lucius é apaixonado por Ivy Walker (Bryce Dallas Howard), uma jovem cega que também atrai a atenção do desequilibrado Noah Percy (Adrien Brody). O amor de Noah termina por colocar a vida de Ivy em perigo, fazendo com que verdades sejam reveladas e o caos tome conta da vila.

Senão vejamos:
  • 1- No final de "A Vila" um conta ao outro que até aviões eram proibidos de passar em cima do parque, pois é o nosso 815, por uma turbulência alterou a rota, passou sem querer e foi abatido, o mesmo ocorreu com o avião da droga. A propósito, uma afirmação dos batutas do seriado é de que os fãs irão se surpreender qdo virem a ilha de cima;
  • 1 1/2- Vcs repararam que não passam aviões por cima da ilha(ou seja, lá não é uma rota de voo);
  • 2- A Ilha tem um sistema de defesa;
  • 2 1/2- O sistema de defesa pode ser visto no primeiro episódio, "explodindo" a turbina que ainda funcionava;
  • 3- Os outros não estão(até agora) preocupados em matar os sobreviventes, apenas proibem sua saída;
  • 3 1/2- Ta bom, ta booooom, eu sei que o Ethan matou pessoas, maaaaaaaaaas ele avisou que o faria se não fosse atendido, alias até essa regra moral estranha combina com a Vila e suas regras especiais e especificas...Legal tb lembrar que o Ethan só matou qdo avisou que o faria e mesmo assim dando um sentido de castigo. Sem aviso e sem castigo, não matou, só bateu um pouquinho hehehe vide Charlie e Jack;
  • 4- Os sussurros e suas traduções;
  • 5- As crianças são raptadas, talvez p/serem educadas no estilo "the others";
  • 6- A Francesa, disse que o seu grupo foi "infectado" o que poderia ser entendido como que uma aceitação ao modo de vida dos que lá vivem;
  • 6 1/2- A Francesa dentro, talvez, da sua possivel loucura pensou que fazendo a fumaça negra, os outros apareceriam e poderiam aceitar a troca, o que passa que, pelo menos na cabeça dela, com base no que ela viu, os outros seriam pessoas "ritualísticas";
  • 7- Esses "outros" poderiam ter iniciado sua "civilização" a partir dos sobreviventes do Black Rock, que por sua vez estaria largado no meio da ilha em função da mesma ser coberta pela maré, ou pelo menos ter sido coberta pela maré em alguma fase perdida no tempo;
  • 7 1/10- Tal possibilidade de inundação PODERIA ser uma explicação para a escotilha, como sendo uma possível entrada para este "bunker" onde o povo teria condições de sobreviver a outra "inundação".
E por aí vai...
Quanto mais eu penso, quanto mais eu jogo este xadres mental, mas me convenço que esta teoria pode ser "A Teoria"!!
Esperemos o futuro!!
PRIMEIRO ADENDO
E o futuro aparece...
Aproveitando a segunda temporada que começou dia 21,
novos pontos surgiram p/mim
que fortalecem a possibilidade desta minha já antiga teoria...
Vamos a elas?
  • Bom, primeiramente, conhecemos Desmond, um homem que esteve com Jack tempos atras e iria rodar o mundo;
  • Conhecemos parte do interior da escotilha, e pudemos ver que tudo lá, foi feito há muito tempo atras, decoração, computadores, aparelhos de ginástica e tudo o mais;
  • Descobrimos ainda sem total certeza, mas o indicios levam a isso, que outras pessoas passam ou passaram pelo espaço mostrado na escotilha;
  • Aceitamos ou eu pelo menos aceito que a escotilha é muito maior do que previamos e pode ser sim, um ponto(talvez até um posto avançadod e observação) dentro de um emaranhado de tuneis que compoem a "minha Vila";
  • Descobrimos que o Desmond que, nas suas voltas ao mundo, talvez tenha caído lá(na ilha) e entrado p/o grupo, deve ter "rendido" alguem ou alguens, na tarefa de cuidar dos trabalhos naquele computador;
  • Digo que talvez tenha caído, pois, por mais que o Jack ainda tivesse cabelo heheheh, tudo na escotilha é possivelmente mais arcaico do que a distancia entre o primeiro e posterior reencontro entre Jack e Desmond, o que leva a crer que já existia antes do moço lá chegar;
  • Vimos que na parte interna da tampa da escotilha estava marcado um "quarentena" TALVEZ p/que ninguem criasse coragem de sair e conhecer "aqueles que não devem ser nomeados";
  • Vimos que o logo das roupas, do armário e aposto que de tudo que for mostrado no futuro, remete a uma empresa ou comunidade que busca a harmonia, que busca um "certo", "correto" e harmonico, talvez uma sociedade perfeita, distante da "doença" do mundo lá fora...

Enfim, vimos mais coisas, eu tb vi, mas ainda são só indícios, prefiro aguardar mais um pouco até soltar aqui pois esta temporada promete muuuuito!!

Ultreya!

13 comentários:

Anônimo disse...

Pra ver que aquela comunidade também produz!!! =D
eu não consigo mais pensar em teorias para lost.

Tio Ribas... Projetos acima sim! apesar de gostar do bloguinho... =D
não desista... eu pelo menos ainda estou de pé (grandes merda)

=*

Anônimo disse...

Oi Tio Ribas! eu tb ainda estou de pé com o projeto.. maaaaas, agora já passam das 01:18 do dia 16/07 e estou indo dormir.. hehehehehe
de todas as teorias que já li a respeito acho que essa da Vila é a mais forte realmente... mas não estou disposto a ficar discutindo teorias por enquanto, vou me contentar em assistir sem maiores esperanças/expectativas aos primeiros episódios da segunda temporada (se é que isso é possivel né?) :P
Ultreya

Anônimo disse...

Ribas,

e o piloto, que foi morto sim pelo então conhecido Lostzilla, o que vc acha? e eu não me convenci dessa fumaça explodindo a turbina não. mande-me lá o que vc falou que tem a cena e tal. tem alguma outra fonte dessa informação? vc pode me mandar um link ou algo assim? eu acho essa teoria ótima!!! ah que bom q vc não disse TUDO de A VILA, acho que o Thiago se enganou. e que bom q tenha gostado de um filme altamente odiado, pois eu adoro tbm.

Anônimo disse...

Eu odiei esse filme, achei muito fraquinho! :-P
Tb prefiro esperar por mais pistas da segunda temporada...

Anônimo disse...

Uau, isso é pior que teoria da conspiração... Por mais que eu tente, não consigo ver tantas semelhanças com "A Vila", que aliás, adorei. Uma vez, vi uma entrevista do M. Night Shyamalan, dizendo que cada filme dele tinha um tema, no caso "A Vila" era sobre o medo. Concordo plenamente. Se formos pensar bem, o filme é uma apologia ao medo, como ele é construído, difundido, podendo, ou não, dominar a vida de uma pessoa. O que eu sinto em Lost é que os personagens estão realmente "perdidos". Já me imaginei em várias situações dos episódios e sinto que minhas soluções seriam bem melhores. Tudo bem, vc pode dizer que ali cada um enfrenta seus piores temores, seus vícios e traumas (que vemos em flash back), mas o próprio fato de estarem presos em uma ilha, já lhes permite afastar esses problemas, pois não há como resolvê-los, apenas deixá-los de lado. Eu os vejo muito largados, sem organização, cada um faz o que quer. Pra mim, o mais centrado é o Hurley, que faz a lista dos sobreviventes, fala sobre a falta de comida, faz o campo de golfe pra divertir as pessoas, etc. Os outros, apenas vivem um dia de cada vez, enquanto o Locke caça. Tá ficando grande, isso. Se quiser, posso desenvolver mais o pensamento, numa 2ª rodada.

Anônimo disse...

Oi Fe,
Use qtas rodadas achar necessário, maaaaaaaaaaaaaaaaaas só uma explicação...

Não vejo os sobreviventes ou os traficantes do avião em que o Boone morreu, como habitantes "da Vila", mas sim como invasores...

A pp turma da Francesa, qdo esta diz que eles adoeceram, poderia isto significar que eles passaram a aceitar as regras da Vila...

Taí mais um ponto a se pensar...

Foi bom vir aquie escrever!!

Beijokas e mande bala!!

Discuta a minha teoria, adoro isso!!

Anônimo disse...

Vou postar a MINHA teoria: Existe um episódio de Jornada nas Estrelas (sim, o universo Kirkiano explica tudo!), episódio 17 da primeira temporada (sim, eu comprei os dvd's!) "A Licença", em que os tripulantes da Enterprise visitam um planeta no qual seus desejos se tornam realidade. McCoy vê o coelho de Alice no País das Maravilhas, Kirk encontra um velho desafeto da Academia e um antigo amor, Sulu acha armas antigas no mato, aparece um tigre pra um tripulante figurante, etc. Pois bem: a explicação subsequente é que se trata de um planeta construído por uma civilização avançada para "distrair" seus habitantes. Tipo um parque de diversão. Há um complexo debaixo da superfície, aonde os supostos sonhos se tornam realidade (palavras de McCoy).
Debaixo da ilha de Lost também tem "alguma coisa"... O Lostzilla é fruto da imaginação do garoto após ler o gibi, o pai é imaginação do Jack, quem sabe o avião de heroína, seria imaginação do Charlie (pura especulação daqui pra frente), Danielle (armada até os dentes, imaginação de Said, um guerrilheiro), a transmissão em francês de Shannon (que inconscientemente sabia falar francês e foi junto com eles sabe Deus por que) e por aí vai... O que eles imaginam se torna realidade. Seus medos ou desejos mais ocultos. Que o Lostzilla veio da cabeça do Walter, é inegável.
Bem, é só uma nova teoria. Mas dá pra viajar muito nela, se pegarmos um por um.

Mas, quais serias as "regras" dessa sua "Vila" em Lost, que os amigos da francesa aderiram?

Anônimo disse...

E onde se encaixam por exemplo os números do azar de Hurley? Pq eles aparecem na escotilha e no rádio como a francesa disse?

O urso polar também só aparece quando Walt está nervoso. Lock quase pára de andar quando começa a achar que está perdido, mas quando sua confiança volta e ele anda normalmente.

Pessoas estão morrendo lá, então com quase toda a certeza a ilha deve ser cotrolada por alguém, humanos.

Será que se um dia o Hurley conseguir sair da ilha ele ficará louco como aquele cara de quem ele ouviu pela primeira vez os números do azar?

Acho que quando descerem a escotilha vão achar um computador, provavelmente um ponto de monitoramento oude controle de alguma parte ou coisa da ilha.

São as diversárias das minhas milhares de dúvidas em LOST.

Anônimo disse...

Ahh sim, a resposta aí de cima foi minha. Quem quiser trocar idéias sobre LOST http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=7500806848791380031

Anônimo disse...

complementando ...
penso que por esta razao dentro da narrativa da série tenham os lapsos de memoria de alguns personagens. Os lapsos mostram sempre conflitos nao resolvidos.
pessoas perdidas. O porque existir um urso polar na ilha?
perceber como um animal irracional se comporta fora da sua ambiencia habitual....
Nao acredito em nehuma das teorias de nanorobos, outra dimensao...

Anônimo disse...

EU SOU A CAMILA QUE POSTOU NO ORKUT - LOST BRASIL SOBRE A TEORIA DE A VILA.
partindo da máxima de que "O homem é lobo do homem".
A teoria de que lost siga o modelo de A vila nào é imaginaçao.
Considero que a tal escotilha que tem em seu interior Quarentena, expoe na verdade a maior epidemia de todas - O próprio homem.
O homem se destroi dia a dia. Pra mim a vila = a ilha é algo inusitado que nao uma ilha, algo que deve estar mais proximo da civilizaçao do que pensamos,imaginamos. Visando mostrar que o homem em situaçoes inospitas tem açoes impensadas, retornando ao estado natural. Percebemos isto em quase todos os episodios. Sempre há um conflito a ser resolvido seja ele fisico ou psiquico.
Acredito que Lost queira mostrar como as pessoas ficam perdidas quando estao fora do seu cotidiano , das suas atividades habituais, do convivio tecnologico.
A Vila mostra isto de uma forma admirável, a partir da perpectiva da escolha de alguns, já que os membros mais antigos optaram ir pra lá. Ja em Lost eles foram forçados a esta experiencia magnífica.
Porque somente qd estamos em situaçoes inusitamos somos realmente o que somos. O maior episodio que mostra isto é qd Sayde tortura o cara que supostamente havia roubado e escondido as bombinhas de ar. Ele se mostra em um conflito pessoal tao grande que resolve se isolar.
O lost na verdade sao as pessoas que se perdem nas suas açoes.

Anônimo disse...

o complementando tb é meu comentário. Camila - orkut -lost brasil. acabei publicando antes...

Anônimo disse...

Camila, adorei seus comentários e queria conversar mais contigo para uma matéria sobre fãs de Lost. Meu email é o danielnobre@edsonqueiroz.com.br. Te aguardo!