quarta-feira, 9 de julho de 2008

[9mm] 1x04 Nós é Polícia

Depois de assistir ao último episódio de 9mm: São Paulo, a pergunta que fica é: seria possível tirar suas conclusões de uma série em apenas 4 episódios? Eu acredito que sim, mas acho que neste caso não seria justo. Isso porque é bastante difícil transitar em tão pouco tempo na fina camada que separa a complexidade das personagens e as resoluções das investigações. Se no episódio anterior tivemos de engolir diversos absurdos para a história andar, dessa vez Eduardo presenciou um "milagre" para ter o caso solucionado. Depois de ganhar mais uma chance de um dos chefões do crime -- mas que obviamente deve ter fama de bonzinho -- Eduardo recebeu de mão beijada a investigação resolvida e créditos com o chefe da polícia. Mas é a partir daí que a história ficaria interessante, com o delegado tendo de dançar conforme as regras do crime organizado também. Paciência, quem sabe na próxima temporada. O confronto com o outro delegado ainda continua rendendo boas cenas, como ao fazer referência a Jack Bauer e o tempo limite de 24 horas.

No entanto, a grande sacada do episódio foi o confronto final de Luísa com Horácio, que continuava sob investigação após a morte do dono das casas de prostituição, ainda no primeiro episódio. Concluindo esse arco que ecoou por toda a temporada, Horácio termina conseguindo encobrir todas as suas pistas e ainda ameaçando a investigadora. Embora ainda não faça o menor sentido esse afilhado problemático só servir para achar a arma do investigador em sua casa, essa discussão sobre o quanto os policiais podem colocar a sua vida pessoal em perigo continua sendo interessante. O único porém é que o tempo é curto para conseguir desenvolver alguma personalidade, deixando os personagens rasos demais e beirando até caricaturas. Mesmo levando em consideração ser também um produto para exportação, essas dificuldades que os policiais passam todos os dias já são tão divulgadas atualmente que as histórias de 3P e Tavares tem pouco a acrescentar.
Além disso, é estranho como tantas lacunas fiquem em aberto entre um episódio e outro. Seja a overdose da filha de Luísa ou a separação de Eduardo da filha do deputado, falta uma linearidade para deixar a história melhor explicada. E não são apenas sutilezas do roteiro, tanto é que leva-se tempo para entender durante a boa cena do jantar que Eduardo não estava mais junto da namorada. Tudo isso me leva a concluir que embora tenham grande idéias, a produção não consegue dar um bom desenvolvimento. É de se aplaudir a iniciativa de produzir uma série com ares e temática brasileira, mas 9mm ainda precisa de alguns ajustes para sua próxima temporada, principalmente dando um enfoque maior em alguns personagens, conduzindo assim melhor a história.



e.fuzii

Nenhum comentário: