terça-feira, 29 de março de 2005

[Lost] P&B

Preto e Branco
(será coincidência?)
Dando seguimento aos vários pontos obscuros
desta série, quero aproveitar uma questão que esta movimentando
muito a comunidade "Lost Brasil" do Orkut.
Vire e mexe, esse assunto volta a discussão.
Eu, confesso que ainda não tenho uma teoria a respeito, mas que alguma
razão de ser, estas cores tem na trama, disso eu tenho certeza...
Bom, abaixo coloco várias cenas em que estas cores surgiram de alguma forma...
Aproveito também para falar um pouco sobre o jogo de gamão...
Espero que gostem
A propósito, queria agradecer o Anchieta, por ter oficializado este blog
na página de abertura de sua comunidade
Valeu!!
Ultreya!!
.....
...
.
.
...
.....
GAMÃO
(História)

A família dos jogos de corrida, da qual o gamão faz parte, é das primeiras famílias de jogos que surgiram. A maioria deles envolve lançar os dados ou algo equivalente. Às vezes são usadas conchas, sementes ou pauzinhos. Essa família inclui vários jogos de destaque, entre eles Senet (um exemplar do jogo foi encontrado na tumba de Tutancamon), Nyout (jogo coreano), Patolli (possivelmente o jogo favorito dos aztecas), Pachisi (jogo nacional da Índia, tendo variantes mais modernas no Ludo e no Chispa) e o Jogo do Ganso (jogo europeu que se tornou popular no século XVIII).


Pode-se dizer que o gamão é resultado de muitas transformações e evoluções, assim como muitos outros dos jogos antigos que chegaram até os nossos dias. Sua origem pode estar relacionada com as antigas civilizações suméria e egípcia. Tabuleiros não tão diferentes dos atuais foram encontrados em tumbas no Vale do Nilo, no Egito, assim como nos arredores soterrados de Ur, na Mesopotâmia.

Na época dos romanos, era bem conhecido um jogo com o nome de Ludus Duodecim Scriptorum (literalmente "jogo com 12 linhas"). Grandes somas eram apostadas. No século I, o jogo perdeu importância e foi substituído por um jogo parecido, conhecido como Tabula (mesa).
De outro lado, o jogo Nard era um dos favoritos entre os persas e árabes. Aparentemente surgiu antes do ano 800, na Pérsia. Os árabes devem ter conhecido o jogo, assim como aconteceu com vários outros jogos, ao conquistar a Pérsia no século VII. Os persas por sua vez tinham aprendido esses jogos dos hindus, que talvez os tenham conhecido por intermédio dos chineses. Mas foram os árabes que elevaram esses jogos a tal nível de importância a ponto de escrever os primeiros livros sobre eles. Nard e suas variantes são encontrados em muitos lugares da Ásia.
Parece que o jogo Nard foi introduzido na Europa pelos árabes, não se sabe se na Espanha ou Itália, onde se encontrou com o Tabula herdado dos romanos para resultar numa versão mais próxima da atual. Já eram usadas 30 peças num tabuleiro de 24 pontos, sendo o movimento definido por 2 dados.
Em pouco tempo o novo jogo tornou-se popular, competindo com o xadrez pelo primeiro lugar entre os nobres, lugar mais tarde ocupado pelos jogos de cartas.

No século XVII uma nova variante apareceu e, aliada a melhoramentos nos componentes, levou a uma revitalização do jogo e à sua difusão pela Europa. Ficou conhecido na Inglaterra como Backgammon, na Escócia como Gammon, na França como Trictrac, na Alemanha como Puff, na Espanha como Tablas Reales e na Itália como Tavole Reale.
No período imediatamente anterior à segunda guerra mundial houve uma febre pelo jogo. Uma das razões era uma inovação feita por um americano em 1925, a possibilidade de dobrar o valor dos pontos jogados. Mas em seguida novamente o jogo entrou em declínio.
Nos anos 70 inesperadamente, voltou a se popularizar, a tal ponto que hoje é fácil encontrar para comprar tanto os componentes, como manuais. No Oriente Médio Trictrac manteve sua popularidade e é muito jogado no Líbano e em seus países vizinhos.
O nome gamão deriva de gamen (do inglês medieval), significando jogo.

(FONTE: http://www.gamegamao.com.br/)

(Detalhe para as costas do baralho utilizado)




5 comentários:

Anônimo disse...

Pow Ribas,

um post tão interessante sobre o Gamão e outros jogos antigos.. sem contar na trama do Preto x Branco, ou Luz x Sombra... não podia deixar de passar aqui e deixar os meus parabéns... até agora só não curti muito o post do quadrinho... se bem que foi um achado e tanto!

Anônimo disse...

ah.. fiquei até interessado em aprender e achei alguns sites com as regras... depois te passo se quiseres!

Anônimo disse...

Nice site!
[url=http://vdjdptkq.com/hnqv/mitd.html]My homepage[/url] | [url=http://sjoeudlh.com/hcjp/jmys.html]Cool site[/url]

Anônimo disse...

Nice site!
My homepage | Please visit

Anônimo disse...

Well done!
http://vdjdptkq.com/hnqv/mitd.html | http://beznarmt.com/znoq/fhvn.html