sábado, 26 de julho de 2008

[Filme] Arquivo X - Eu quero acreditar

Vai em forma de desabafo, mais do qualquer coisa. Este blog cobriu, desde os rumores até as filmagens. Fizemos um especial sobre a importância de Arquivo X. Enfim, depositamos expectativas e, queríamos acreditar...


Eu quis acreditar. Mais uma vez dei uma chance aquele senhor chamado Chris Carter. Mesmo depois dele ter sacaneado a série de todas as formas possíveis, de tentar continuar sem Mulder, de fazer as execráveis 8a e 9a temporadas.

Eu quis acreditar que Fight The Future era uma incursão equivocada de XF nos cinemas, que não tinha muito mérito, mas que pelo menos, era uma tentativa.

Eu quis acreditar que a decisão de fazer um filme para fãs iria mudar toda essa imagem.

Pois é, eu acreditei. E baseado nesta crença, fé, lembranças da minha adolescência, eu fui ao cinema ver velhos conhecidos.



Não deu. Não senti nenhuma conexão com o filme, não me emocionei, existiu apenas lampejos de emoção quando vi Skinner, um breve sorriso quando vi Chris Carter sentadinho num banco, fazendo uma aparição a la Hithcock. Mas não tenho como defender um filme ruim até a medula...óssea ( me desculpem o trocadilho infame).


Saí do cinema com a convicção de que, pasmen, Fight The Future (o começo do fim de XF) era melhor. E que nem como episódio este filme serviu. Não é uma pálida sombra do que foi Arquivo X. Nos fazer rever aqueles episódios-referência foi uma forma de ver como Chris Carter perdeu a mão. E este é um caminho sem volta.

Bom, eu acreditei. Mas não me convenci.

A trama é pífia, a escalação do elenco é questionável, Amanda Peet e Xzibit estão lá para que? E a trama paralela é absurdamente desnecessária.

De repente, o problema está comigo. Todos envelhecemos, todos. Não consigo mais ver XF do mesmo modo..

**Fiquem até o final dos créditos, Chris Carter faz uma brincadeirinha. Mulder e Scully vão para a ilha de Lost :)

Danielle M

7 comentários:

Celia Kfouri disse...

Ai, Dani...

Bom, nem sei o que dizer, se é que o melhor não seria me calar...

Anyway, acho que você é mais livre do que eu; eu não consigo dizer que o filme é horrível. Prefiro ressaltar que eu sou uma iludida, nostálgica, saudosista e, acima de tudo, parcial. Assim, em relação ao filme, digo que a tal trama do comércio ilegal de órgãos, e o uso ou não de células-tronco no tratamento de crianças com doenças genéticas são, hoje em dia, assunto de botequim, vulgares de tão esmiuçados em debates televisivos em programas de quinta (categoria, e não feira!). Como poderiam, então, ser o mote de um filme tão esperado??? Aff, fico sem palavras! Indignada diante da escolha das tramas! Esse era o melhor que CCarter e cia tinham a oferecer a quem tão fielmente aguardava??
Agora, tirando isso (ou seja, quase todo o filme), eu adorei! Rsrs. Adorei como uma adolescente que tem a chance de rever ídolos. Adorei como o show do Rogers Waters que vi ano passado: a voz não é mais a mesma, o guitarrista que fazia os solos do David Gilmour não dava nem pro começo, mas era ele lá, então adorei.
Adorei a eterna expressão de angústia da Scully, adorei o Mulder precisando de alguém para tirá-lo das confusões que cria e depois não dá conta sozinho, adorei que esse alguém tenha sido o Skinner, adorei o novo arranjo do tema musical da série, que tocou ao final (isso é verdade, adorei mesmo!), adorei a referência a videntes que renderam grandes episódios (mas fiquei com a sensação que a tal Peet não tinha nível nem para mencioná-los). Agora, que barba fake 'de quinta' era aquela?!?!

Bom, pra mim, de certo modo, valeu. Matei um pouco as saudades e assisti a algo novo, com Fox e Dana. Novo e brilhante teria sido bem mais gratificante. Não deu. Só deu isso. Tudo bem.

Vou ficar no modo 'espera', para 22 de dezembro de 2012. Quem sabe até lá CCarter tem inspiração para algo brilhante, à altura da invasão final.
Obs. modos 'espera' e 'iludida'.

Rubens disse...

O que tem (ou o que vai acontecer) em 22 de dezembro de 2012?...

Celia Kfouri disse...

No episódio final da série, é revelada essa data como sendo a data da invasao definitiva dos aliens, que viriam ocupar nosso planeta (o evento final de toda a conspiração que dominou as nove temporadas da série).

Curiosamente (por que é difícil achar que tenha sido coincidência), é a data final do calendário Maia. Muito maluco crê que seja o dia do 'fim do mundo' (pela questão dos maias, e não do arquivo x!!). Há até sites sobre isso.

Para os maias, seria entre 21 e 23 de dezembro de 2012, pois parece que há alguma imprecisão nesse tal calendário. Para a série, o dia seria 22.

Anônimo disse...

O Caso Dani, é que tu cresceste, tenta rever a série toda (eu fiz isso e foi decepcionante), ta na hora de ver outras coisas, ha e largar o copo.
Bjs.
Antônimo.

Anônimo disse...

Marcelo

Bom arquivo x foi e sera como um bom livro de literatura merecem ser lidas, assistidas muitas vezes. A série assim como de the pretender, lost, macgyver, supernatural, dr house e outras nao importando a ordem cronologica para estas séries o tempo nao importa, merecem ser vistas e até revistas, mas sempre com um pensamento de que ha muitas series boas pra ver. Entao nao sejamos nem saudosistas nem presencistas devemos ver os classicos e tambem as novidades que estao ai pra mostrar que tem todo potencial pra se tornarem classicos merecedores de um releitura, só um exemplo é possivel se divertir com star trek e prision brake o que estou fazendo agora é só ter a mente aberta!

Quanto a arquivo x especificamente a gente nunca vai estar satisfeito sempre espera mais, porém só de ver o molder e scule de novo vale a pena vi 3 vezes no cinema!
Mesmo revendo a série, se prestarmos atençao ela continua sendo visionaria e instigante, após uma analise critica vc ve isso em muitos temas que ela abordou que até hoje continuam intrigantes.

Tudo de bom! e como eles diziam "eu quero acreditar!"

.......Elegia............. disse...

OI,é com dor no coração que concordo com você,porque foi mesmo o que ocorreu.O filme me trouxe duas coisas de bom.Uma foi ver os dois como um casal que era como via na minha mente9sou shipper assumida),aquela cumplicidade e coisa assim.O segundo foi ver algo novo a respeito da serie pela saudade que estava.A finalidade deve mesmo ter sido essa matar a saudade tanto deles entre si e nossa de vêlos em algo que nos fez por tanto tempo muito satisfeitos.Mas é estranho,a sensação e muito estranha mesmo.

Amanda Aouad disse...

A brincadeirinha da ilha de Lost eu achei a coroação sem sentido de um filme que não merecia existir e nos tirar as boas lembranças de brilhantes 6 anos de série (porque da sétima em diante, vai descendo a ladeira)...

Pra não dizer que não gostei de nada do filme, gostei da brincadeira com o retrato de Bush.