terça-feira, 2 de junho de 2009

[EXTRA] Sundance 09 - Adam


(post sem acentuacao, sorry!)

Post atrasado? Quase nada. Mas soh hoje notei que nunca comentei sobre o meu filme favorito do Sundance esse ano: Adam! Esse filme alias foi comprado durante o festival pela Fox Searchlight e vai sair nas telas de cinema americanas esse verao.

Para ser sincera jah fazem alguns meses que vi esse filme, entao os meus comentarios nao serao os melhores jah que a lembranca do filme nao estah tao fresca na minha cabeca. Mas como eu gostei muito do filme, queria deixar minha opiniao e sugestao por aqui para que voces possam conferir quando estreiar no Brasil.

Adam eh interpretado por Hugh Dancy (o Luke no Confessions of a Shopaholic) e ele comeca o filme enterrando seu pai. Os dois moravam juntos, e quando vemos Adam voltando para casa comecamos a ver que tem algo estranho com ele, mas ainda nao sabemos exatamente o que.

Logo apos o pai de Adam morrer, Beth, a personagem interpretada por Rose Byrne se muda para o mesmo predio dele, e os dois comecam uma amizade complicada. Acontece que Adam tem Asperger, uma especia de Autismo, e segundo a wikipedia que consultei para poder explicar melhor, o Asperger diferencia-se "do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. (...) Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados."

Logo no comeco de sua amizade, Beth convida Adam para sair com um grupo de amigos e ele aceita. Mas na hora que ela bate na porta atras dele, ele se acovarda e nao vai. Mas com o sentimento de culpa, monta um "planetario" na casa dele, e quando Beth chega da festa, ele a arrasta para a sua casa e ela realmente fica impressionada, e um interessada no Adam.

Mas o filme continua e cheio de situacoes embaracosas onde o Adam, por ter dificuldade em entender as pessoas, se mete. Ele explica para a Beth sobre o Asperger, e mais adiante no filme eles comecam um relacionamento - ainda mais complciado que a amizade que eles possuiam. Mesmo assim, as coisas vao bem. Ateh Adam perder seu emprego (que ele conseguiu via seu pai) e comecar a se desesperar por nao saber o que fazer para conseguir outro. Entrevistas nao sao o seu forte. Mas a Beth o ajuda por esse processo dificil, enquanto ela mesma passa por uma barra: seu pai (o Peter Gallagher do OC) estah sendo processado e pode acabar indo para a cadeia (nao me lembro o porque... ). E tudo isso somado acaba fazendo que os dois briguem e se separem.

A essa altura o filme jah estah quase no fim, e Adam consegue um emprego, na California (a historia se passa em Nova Iorque se nao me emgano... Costa Leste for sure). Mas ele nao quer ir sem a Beth, e vai atras dela na casa dos pais e pede para ela ir com ele. O pai dela estah lah e os tres brigam, mas Beth decide ir com o Adam (eh uma cena emocionante e eu nao fiz jus a ela). Ela volta com ele para o apartamento, mas mesmo assim as coisas nao estao 100% entre eles. No ultimo minuto, ela decide nao ir com ele. :(

O filme termina anos depois, com Beth recebendo um pacote pelo correio, um livro escrito por Adam, onde ele conta sobre as aventuras de uns animais (eu esqueci qual!!) que vivem no Central Park (uma historia que ele e Beth discutem no comeco do filme).

E um filme fofo, pelo qual eu nao tinha grande expectativas, mas sai do cinema satisfeita de o ter visto. Fiquem de olho e depois me escrevam nos comentarios as suas opinioes a respeito!

Mais info sobre Aspeger: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Asperger
Site do filme: http://www.foxsearchlight.com/adam/ (a foto do post veio de lah)
Assistam o trailer!

Anita

Nenhum comentário: