sexta-feira, 17 de julho de 2009

[Emmy 2009] Comentando as indicações

Comentando com um pouco de atraso, o Emmy confirmou mais uma vez o favoritismo de Mad Men (16 indicações) e 30 Rock (22 indicações, quebrando seu próprio recorde), e mostrou mais uma vez que, apesar das preferências óbvias, sempre há espaço para surpresas - justas ou não, depende de cada um.

Sobre meus palpites e acertos, basta dar uma conferida nos posts abaixo. Até que não fui tão mal, errando em coisas que aparentemente seriam certeiras (Boston Legal, Jeremy Piven) ou duvidando da paixão do Emmy por certas coisas (Dexter e House), ou mesmo acreditando demais em favoritos pessoais (In Treatment, Mary McDonnell). Ao menos previ certo que True Blood e Anna Paquin seriam ignorados, já que me pareceram excentricidades do Globo de Ouro.

De modo geral...


O QUE GOSTEI


- Flight of the Conchords & Jemaine Clement: Que a série tinha alguma chance de indicação, eu não duvidava, e foi merecidíssimo. Agora, a indicação de Jemaine foi realmente incrível. Como eles conseguiram se decidir por um dos protagonistas da série, eu não sei. Mas se Jemaine foi a sexta escolha dos votantes, Bret McKenzie deve ter sido o sétimo ou oitavo, no máximo. Lamento muito por David Duchovny. Mas não culpe o Jemaine. Culpe o Charlie Sheen.


-Elisabeth Moss: Também lamento muito por January Jones, que é maravilhosa em Mad Men. Mas sabíamos da dificuldade de incluir as duas atrizes da série na categoria. E o trabalho de Moss talvez tenha sido um pouquinho mais intenso. É um pouco mais difícil também: toda a carga dramática que envolve a personagem de Jones é forte não apenas por conta de sua atuação, mas do impecável trabalho de figurino, maquiagem, cenografia e direção que compõe suas cenas. Moss tem muito menos disso. E aquela sequência final da temporada, entre ela e Vincent Kartheiser, é magnífica o suficiente para até mesmo lhe dar o prêmio.


- Aaron Paul e Hope Davis como coadjuvantes: Dois trabalhos que pensei que ficariam de fora. No caso de Paul, por ser um jovem ator que na disputa entre gigantes poderia facilmente perder a briga; já Hope Davis, achei que perderia a vaga para a colega de série Alison Pill. Afinal, jovem com câncer é prato cheio pra faturar prêmios. Melhor assim. Davis dá a melhor atuação entre as mulheres de In Treatment.


- A ausência de Jeremy Piven: Piven parece ter se tornado antipático pra muita gente. Que bom. Com How I Met Your Mother indicada para melhor série cômica, Neil Patrick Harris finalmente poderá ganhar o emmy que lhe é de direito desde que começou a série.


- Os coadjuvantes de 30 Rock: Enfim o reconhecimento para Jack MacBrayer, Tracy Morgan e Jane Krakowski. Indicações merecidas para todos.



O QUE NÃO GOSTEI



- Simon Baker: Provavelmente a surpresa mais desagradável do ano. Não vi The Mentalist. E não gostei. Com tantos nomes fortes na disputa, a escolha foi um tanto infeliz. Capaz até de ganhar.


- John Mahoney e Christina Hendricks: Já que Mad Men dominou a competição, por que uma das muitas indicações da série não foi para Hendricks? Essa mulher é uma deusa. E já que o elenco de In Treatment é o aspecto que todos gostam de dar indicações, porque diabos John Mahoney ficou de fora? O fato de William Shatner e Christian Clemenson viverem personagens essencialmente cômicos soa ainda mais ofensiva a exclusão de Mahoney.


- A categoria de atores convidados de drama: Como assim nenhuma indicação para Mad Men ou Breaking Bad? E Mark Moses?!


- As categorias de roteiro: Ok, Mad Men é genial. Mas dominar a categoria com quatro indicações é ignorar muita coisa boa de outras séries geniais. O mesmo vale para a categoria de comédia, que é ainda mais grave, já que 30 Rock não esteve tão genial assim (eu ficaria com "Apollo, Apollo" e "Reunion") e só The Office deve ter tido metade de sua temporada superior a "Mamma Mia" ou "Kidney Now". Que tal limitar a no máximo 3 indicações por série nestas categorias?


- Amy Ryan: Acho que não indicar Ryan por seu papel em The Office deve ter sido ainda mais absurdo que ignorar Mahoney... inexplicável.


- Battlestar Galactica & Friday Night Lights: grandes séries esquecidas. Pior ainda para BSG, que não terá mais chances de reconhecimento e se despede com uma indicação para o season finale de melhor direção. Globo de Ouro, cadê você?


A entrega dos prêmios será no dia 20 de Setembro. Até lá, publicaremos nossas apostas para os vencedores.



Hélio.

Um comentário:

Felipe Rezende disse...

Comentando algumas coisas:

- Também fiquei muito feliz com a indicação da Moss. Acho que tinha espaço tanto para ela quanto para a January Jones, mas ok. E acredito bastante na vitória dela com a season finale.

- Aaron Paul também foi uma surpresa agradável. Mesmo tendo apostado nele, achei que enfrentaria preconceito por ser um ator novo e pelo personagem, mesmo que na segunda temporada ele tenha se tornado mais 'adorável'que o Walter.

- A indicação do Baker é uma piada. Até acho que ele é um ator simpático, mas mesmo assim.

- Sei lá, acho que a Academia devia fazer alguma coisa em relação às categorias de Atores Convidados. Se tornou uma maneira de indicar os figurões de sempre, merecedores ou não. Nenhum dos indicados deve ter menos de 60 anos...

- Também acho um pouco exagerada essas indicações em Roteiro. Mesmo para Mad Men, que mereceu todas.