domingo, 12 de julho de 2009

[Emmy 2009] Previsões - Atores Coadjuvantes

MELHOR ATOR COADJUVANTE - DRAMA

Categorias de coadjuvante, especialmente as de drama, são difíceis de prever, porque sempre há uma surpresa e sempre um nome forte acaba ficando de fora. Além do mais, algumas das séries prediletas do Emmy (Mad Men, Lost, Grey's Anatomy, Boston Legal) possuem mais de um grande candidato e bate aquela dúvida: teremos mais do mesmo ou finalmente aquele ator que sempre mereceu finalmente vai ser reconhecido?

Mais do mesmo, com certeza, no que diz respeito a Michael Emmerson (Lost) e William Shatner (Boston Legal). O primeiro nunca ganhou, o que realmente impressiona. O segundo, já ganhou e foi indicado por todas as temporadas da série. Não seria na última que Shatner passaria em branco.

Outras três vagas também parecem ter nomes certos: John Mahoney (In Treatment) é nome não só provável entre os indicados, mas com boas chances de vitória. O fato de nunca ter vencido por “Frasier” (uma comédia) só ajuda esse estupendo trabalho dramático; William Hurt (Damages) também deve estar lá, porque a série foi uma queridinha do Emmy ano passado (vencendo nesta categoria, inclusive) e porque Hurt, grande ator vencedor de Oscar, nunca sequer foi indicado a um Emmy; Já Justin Chambers (Grey's Anatomy) parece ter caído nas graças dos fãs este ano, com participação importante em tudo que envolveu Katherine Heigl, que teve os plots mais comentados da temporada.

A última vaga estaria em aberto, embora seja difícil negar aqui mais uma indicação a Mad Men. O problema é que se John Slattery, que foi indicado ano passado, está ainda melhor nesta temporada, Vincent Kartheiser não deixou por menos com a complexidade de sua atuação no episódio “Flight 1”. Os votantes ainda lembrarão do ator ao rever o último episódio da temporada, quando Kartheiser protagoniza aquela fantástica sequência, já ao fim, com Elisabeth Moss.

Ainda não seria surpresa a indicação de Aaron Paul, caso Breaking Bad seja reconhecida com mais indicações este ano; algum reconhecimento para a última temporada de The Shield, com Walton Goggins disparado no favoritismo; ou alguma outra indicação para Lost: infelizmente inventaram que Jeremy Davies tem uma grande atuação, o que eclipsaria uma possível indicação para Josh Holloway, que realmente brilhou este ano (mais do que de costume). E ainda há possibilidade dos votantes admirarem por demais alguma nova série. Se for o caso, Nelsan Ellis (True Blood) seria uma interessante surpresa e John Noble (Fringe) uma bizarra.
Meu voto:
John Mahoney, por In Treatment (1)
Michael Hogan, por Battlestar Galactica (2)
Vincent Kartheiser, por Mad Men (3)
John Slattery, por Mad Men (4)
Aaron Paul, por Breaking Bad (5)
James Callis, por Battlestar Galactica (6)

Vai dar:
John Mahoney, por In Treatment (1)
William Hurt, por Damages (7)
Justin Chambers, por Grey's Anatomy (8)
Michael Emmerson, por Lost (9)
William Shatner, por Boston Legal (10)
John Slattery, por Mad Men (4)

Outras possibilidades: Vincent Kartheiser (Mad Men), Aaron Paul (Breaking Bad), Jeremy Davies (Lost), Walton Goggins (The Shield) e Max Von Sidow (The Tudors).


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - DRAMA

Se a categoria masculina está bem disputada, esta aqui parece quase impossível resumir a seis atuações indicadas. In Treatment certamente estará presente com mais de uma atriz e pode até mesmo incluir os três grandes nomes, a vencedora do ano passado Diane Wiest, Alison Pill e Hope Davis. Se acrescentarmos os três nomes de Grey's Anatomy (Sandra Oh, Chandra Wilson e Katherine Heigl), a categoria já estaria completa sem grandes surpresas.

Mas há outras indicadas óbvias, como Rachel Griffith (Brothers and Sisters) e Candice Bergen (Boston Legal); atrizes que quase entraram no ano passado, como Christina Hendricks (Mad Men), Rose Byrne (na verdade, protagonista de Damages) e Sharon Gless (Burn Notice); e novos nomes, como Marcia Gay Harden (Damages) e Cherry Jones (24), dependendo do amor que os votantes nutriram pelas novas temporadas.

Há ainda Anna Gun (Breaking Bad) e Connie Britton (Friday Night Lights), que dependem muito de múltiplas indicações pra suas séries; CCH Pounder em mais um (e último) reconhecimento por The Shield; as mulheres de Big Love; Lisa Edelstein tendo grandes momentos em House; e, se alguma nova série emplacar, Katey Sagal, indicada várias vezes pela eterna Mrs. Bundy, poderia ser uma agradabilíssima surpresa, por Sons of Anarchy: Sagal e um skate protagonizaram uma das grandes sequências do ano, e se o episódio certo foi enviado (Ak-51), suas chances não seriam nada desprezíveis.
Meu voto:
Connie Britton, por Friday Night Lights (1)
Hope Davis, por In Treatment (2)
Christina Hendricks, por Mad Men (4)
Dianne Wiest, por In Treatment (7)
Anna Gunn, por Breaking Bad (3)
Katey Sagal, por Sons of Anarchy (5)

Vai dar:
Katherine Heigl, por Grey's Anatomy (6)
Diane Wiest, por In Treatment (7)
Alison Pil, por In Treatment (8)
Rachel Griffith, por Brothers and Sisters (9)
Marcia Gay Harden, por Damages (10)
Cherry Jones, por 24 Horas (11)

Outras milhares de possibilidades: Chandra Wilson e Sandra Oh (Grey's Anatomy), Candice Bergen (Boston Legal), Rose Byrne (Damages), Elizabeth Mitchell (Lost), Anna Gunn (Breaking Bad), Christina Hendricks (Mad Men), Amanda Seyfried (Big Love) e CCH Pounder (The Shield).


MELHOR ATOR COADJUVANTE - COMÉDIA

Metade das vagas nesta categoria já tem donos: Jeremy Piven (Entourage), Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e Jon Cryer (Two and a Half Men) são certezas. Rainn Wilson (The Office) é quase isto, se o colega de série John Krasinski não estivesse tão próximo de sua primeira indicação: afinal, os votantes do Emmy resistirão à última cena de Krasinski na temporada? Como o Emmy poderia ter uma categoria de ator coadjuvante só composta pelo elenco de The Office, uma dobradinha Wilson/Krasinski não é tão difícil. É algo que recentemente ocorre com Entourage, com Kevin Dillon ficando com a quinta vaga da categoria nos últimos dois anos.

Se os votantes quiserem variar um pouco, há os esnobados de sempre: Justin Kirk (Weeds), John C. McGinley (Scrubs), Michael Urie (Ugly Betty) e os coadjuvantes de 30 Rock que já mereciam o mesmo reconhecimento dado aos protagonistas e convidados da série. Tracy Morgan leva vantagem, mas Jack McBrayer seria uma escolha interessante também. Infelizmente parece não haver espaço para os dois.

Caso haja interesse por alguma série nova, há muita gente boa como Jonathan Slavin (Better Off Ted), Andrew Daly e Steven Little (Eastbound & Down), e Ryan Hansen e Martin Starr (Party Down). Todos nomes que dificilmente serão lembrados, mas já mostraram que são possibilidades no futuro, caso suas séries sigam melhorando.

Já Chi McBride (Pushing Daisies) e Rhys Darby (Flight Of the Conchords) correm por fora, com uma última chance para reconhecimento por seus trabalhos, já que suas séries não retornarão para uma nova temporada (embora Flight of the Conchords não tenha sido oficialmente cancelada, as chances de retorno são mínimas).
Meu voto:
Neil Patrick Harris, por How I Met Your Mother (1)
Rhys Darby, por Flight of the Conchords (2)
Ed Helms, por The Office (3)
Jack McBrayer, por 30 Rock (4)
Justin Kirk, por Weeds (5)
Michael Urie, por Ugly Betty (6)
(lembrando que dois dos meus favoritos do ano não submeteram seus nomes para a disputa: Jason Segel por How I Met Your Mother e Adam Baldwin por Chuck)

Vai dar:
Jeremy Piven, por Entourage (7)
Neil Patrick Harris, por How I Met Your Mother (1)
Jon Cryer, por Two and a Half Men (8)
Rainn Wilson, por The Office (9)
John Krasinski, por The Office (11)
Tracy Morgan, por 30 Rock (10)

Outras possibilidades: Kevin Dillon (Entourage), Jack McBrayer (30 Rock) e John Corbett (United States of Tara).


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - COMÉDIA

Nos dois últimos anos, as vencedoras desta categoria foram Jean Smart (Samantha Who?) e Jaime Pressly (My Name is Earl), o que de certa forma surpreendeu, até pela falta de expressividade de suas séries, que este ano acabaram sendo canceladas. Ambas tentam concorrer pela última vez a uma vaga, assim como Kristin Chenoweth (Pushing Daisies). Resta saber o quanto os votantes pensarão se tratar de um último reconhecimento ou se já foi o suficiente.

Holland Taylor (Two and a Half Men) e Vanessa Williams (Ugly Betty) parecem nomes mais certos, como foram nos anos anteriores e Amy Poehler (Saturday Night Live) pode perder votos, seja pela não tão frequente participação no show este ano, seja pela possibilidade de ser indicada como protagonista por Parks and Recreation. Uma dupla indicação não parece provável com sua nova série tendo recepção tão morna da crítica.

Duas concorrentes que estão sempre próximas da indicação, Elizabeth Perkins (Weeds) e Jenna Fischer (The Office), na minha opinião estão em lados opostos, com uma vivendo seu pior momento (Perkins) e a outra em seu melhor (Fischer). Quero acreditar que Fischer não só seja indicada, como vença aqui. Torcida parecida vai para Jane Krakowski (30 Rock), que nesta temporada viveu um homem afro-americano, uma variação de Janis Joplin e passou todo um episódio sob efeito de drogas. Assim como na categoria masculina, é hora de reconhecimento pra série aqui também.

Quanto às novidades deste ano, muito se fala em Rosemarie DeWitt (United States of Tara), que muita gente acha que foi esnobada este ano pelo Oscar (O Casamento de Rachel). Já Portia de Rossi talvez seja lembrada no futuro, caso Better Off Ted continue crescendo, mas não será o caso agora.
Meu voto:
Jenna Fischer, por The Office (1)
Jane Krakowski, por 30 Rock (2)
Jane Lynch, por Party Down (3)
Alyson Hannigan, por How I Met Your Mother (4)
Kristen Schaal, por Flight of the Conchords (5)
Becki Newton, por Ugly Betty (6)

Vai dar:
Holland Taylor, por Two and a Half Men (7)
Vanessa Williams, por Ugly Betty (8)
Jean Smart, por Samantha Who? (9)
Jenna Fischer, por The Office (1)
Kristin Chenoweth, por Pushing Daisies (10)
Jane Krakowski, por 30 Rock (2)

Outras possibilidades: Rosemarie DeWitt (United States of Tara), Conchata Ferrel (Two and a Half Men), Nicollette Sheridan (Desperate Housewives) e Tracey Ullman (State of the Union).

Ainda nesta semana, teremos a conclusão de minhas previsões para as categorias principais de atuação na terça-feira e finalmente para as melhores séries do ano na quarta-feira. Aguarde.

Hélio.

3 comentários:

Gabriela Spinola disse...

Vai ser tudo mais do mesmo. Boring. Ainda assim, sonho com um dia num mundo justo em que Paget Brewster fosse pelo menos indicada pela sua atuação brilhante em Criminal Minds.

Kamila disse...

Comentando as previsões:

ATOR COADJUVANTE DRAMA: Substituo Slattery por Colm Feore de "24".

ATRIZ COADJUVANTE DRAMA: Se Marcia Gay Harden for indicada, é pura injustiça. Candice Bergen entra no lugar dela.

ATOR COADJUVANTE COMÉDIA: Concordo com sua lista.

ATRIZ COADJUVANTE COMÉDIA: Jean Smart e Chenoweth ficam de fora. Entram Amy Poehler e Tracey Ullman no lugar das duas.

e.fuzii disse...

Entre os atores coadjuvantes, se Cranston é figura certa novamente, tudo me leva a crer que Aaron Paul conseguirá a indicação no lugar do Chambers.

Connie Britton até foi esperta em descer de categoria, mas se suas chances na principal eram zero, aqui ela ainda fica bem próximo disso. Acho que vai dar isso, apenas fico em dúvida se uma de Grey's não pularia a frente de Alison Pil.

Jack McCrayer merecia, hein? Acho muito difícil Tracy Morgan ter uma chance, ainda mais com Kevin Dillon na reserva. Não que concorde, óbvio.

Já entre as atrizes coadjuvantes de comédia, Amy Poehler é garantida. Até porque ela apresentou SNL boa parte do ano grávida. haha