quarta-feira, 15 de julho de 2009

[Emmy 2009] Previsões - Melhor Série

Chegamos, então, às minhas previsões finais para os indicados a melhor série do ano. E pra quem quiser acompanhar, o canal E! transmite amanhã ao vivo o anúncio dos indicados ao Emmy 2009 às 9h30.


MELHOR SÉRIE - DRAMA

Confesso que nesta categoria não sei o que esperar do Emmy. Entre as indicadas do ano passado (Mad Men, Boston Legal, Damages, Lost, House e Dexter), a única que realmente seria surpresa se não retornasse é Mad Men, que teve um segundo ano ainda mais forte que o primeiro e é a favorita para vencer mais uma vez. As outras cinco me parecem ter mesmas chances, podendo muito bem serem substituídas por alguma das muitas séries que também seriam do agrado do Emmy.

Acho que Damages foi bem inferior à primeira temporada e não seria a primeira vez que uma série caiu nas graças do Emmy pelo seu primeiro ano, mas não se sustentou no ano seguinte. Lost é um bom exemplo disto, que até venceu por sua primeira temporada e só retornou pelo seu quarto ano. A diferença é que Damages seguiu a fórmula de sucesso, o que parece não incomodar os votantes – ou Boston Legal não receberia tantas indicações.
House também sofreu de boas idéias nesta quinta temporada, mas a arrancada final pode ficar na memória (o episódio “Simple Explanation” deverá receber indicações de direção e/ou roteiro). Novamente mais do mesmo (House delirando pela enésima vez?), mas de uma série que eles amam.

Sobre Dexter não posso dizer muito, já que desisti da série após o segundo episódio desta terceira temporada. Mas com a adição de Jimmy Smits (um eterno queridinho do Emmy), visibilidade certamente teve. Minha impressão é que faz tanto tempo que a série foi exibida (e amigos de bom gosto me garantem que a temporada não foi boa), que me custa acreditar que terá uma nova indicação.

Lost, por outro lado, foi um sucesso de crítica, mesmo com as viagens no tempo que podem ter afastado alguns fãs. Mas tudo foi tão bem construído, tão pouco confuso, que acredito em mais uma indicação pra série.

Já Boston Legal, teve sua última temporada exibida, e os amantes de David E. Kelley certamente vão querer homenageá-lo pela última vez. O que acaba complicando para duas outras séries que se encerraram e que, ao contrário de Boston Legal, foram enormes sucessos de crítica: The Shield e Battlestar Galactica. A primeira tem o exemplo de The Wire que igualmente elogiada e de mesmo gênero, chegou ao final ano passado sem a indicação que muitos esperavam. Já Battlestar Galactica surgiu dois anos atrás nas categorias de roteiro e direção, e Mary McDonnell ficando entre as finalistas de sua categoria um ano depois. A série é cultuada, muitas vezes citada em outras séries de sucesso (The Office, The Big Bang Theory e, recentemente, Salma Hayek vestiu a camisa da ficção em 30 Rock) e, como grande fã, fico naquela torcida e esperança irracional, acreditando que será desta vez.

Outra série com boas chances, obviamente, é 24 Horas, que retornou este ano após a ausência em 2008, por conta da greve dos roteiristas. A série foi indicada pelas cinco primeiras temporadas (vencendo pela última), não sendo indicada pela sexta porque foi uma temporada indefensável. Não são poucas pessoas que gostaram muito da nova temporada (que é realmente divertida), então não se deve subestimar Jack Bauer. Ainda sobre séries indicadas no passado, Grey´s Anatomy volta a ter chances, graças às tramas que envolveram Katherine Heigl que levaram às lágrimas os fãs da série. Eu, que desisti desta no meio da segunda temporada, espero que seja ignorada.

Sucessos de crítica, In Treatment e Breaking Bad tem qualidades suficientes para entrar em qualquer top de melhores do ano. Mas a série da HBO pode perder votos por conta do número de episódios (35, no total) que diminui sua visibilidade. É mais provável que se mantenha nas categorias de interpretação. Quanto a Breaking Bad, com apenas sete episódios da primeira temporada em um canal só conhecido por Mad Men (AMC), foi capaz de receber indicação de diretor (pelo piloto da série) e uma inesperada vitória de melhor ator para Bryan Cranston. O que esperar, então, de uma segunda temporada completa (13 episódios), em que absolutamente TUDO é melhor e mais sensacional?

Como se já não fossem muitos candidatos pra poucas vagas, não podemos esquecer que Friday Night Lights esteve perto de uma indicação, mesmo tendo uma problemática segunda temporada. Como melhorou bastante neste terceiro ano, não dá pra ignorar.
E entre as novidades, muito se fala em True Blood, mas acho que sua indicação ao Globo de Ouro foi uma excentricidade daquele grupo. É certo que os nomes HBO e Alan Ball aumentam a probabilidade de qualquer série ser indicada a um Emmy, mas se a toda poderosa emissora (que ano passado não concorreu na categoria, única vez que isso aconteceu nos últimos dez anos) não ficar de fora novamente, é mais fácil uma indicação por In Treatment ou Big Love, do que por uma série com vampiros e sexo, que não deve ser sucesso na ala mais conservadora. Claro que possibilidade existe, assim como Fringe, repetindo o total nonsense de dois anos atrás, quando Heroes foi indicada. E, ainda HBO, que tal uma indicação vinda do nada para The Nº 1 Ladies Detective Agency?

Meu voto:
Breaking Bad
Battlestar Galactica
Mad Men
In Treatment
Lost
Friday Night Lights

Vai dar:
Mad Men
Breaking Bad
Lost
Boston Legal
24 Horas
Damages

Outras possibilidades: Grey´s Anatomy, Friday Night Lights, Big Love, Dexter, In Treatment, House, Battlestar Galactica.


MELHOR SÉRIE - COMÉDIA

A categoria de comédia também tem as séries que ninguém aposta que ficarão de fora: 30 Rock, The Office, Entourage e Two and a Half Men provavelmente repetirão o feito dos últimos anos. Com Curb Your Enthusiasm não sendo elegível e as ex-queridinhas Ugly Betty e Desperate Housewives não impressionando muita gente, as duas vagas restantes ficam em aberto para algumas boas possibilidades (embora Ugly Betty ainda tenha o fator popularidade a seu lado).

Uma delas é a animação Family Guy, que esteve entre as finalistas no ano passado e tenta um feito histórico: ser a primeira série animada, desde Os Flinstones há 48 anos, a figurar na categoria principal. Sendo popular (e muito engraçada), não seria surpresa.

Mas em termos de popularidade, How I Met Your Mother e The Big Bang Theory tem uma base de fãs muito forte, além dos adorados Neil Patrick Harris e Jim Parsons. O que pesa contra elas: nos últimos três anos, apenas uma sitcom (aquelas com gargalhadas ao fundo) foi indicada, e esta foi Two and a Half Men.

Duas séries canceladas buscam pela segunda e última vez um reconhecimento que quase tiveram ano passado (ambas finalistas na categoria): Pushing Daisies e Flight of the Conchords. A primeira pode ter sido mais vista, mas sua segunda temporada não parece ter empolgado e trazido o ar de novidade que o primeiro ano trouxe. Já a comédia da HBO, surpreendeu com indicações nas categorias de roteiro e direção (este ano, inexplicavelmente não colocaram na competição o episódio dirigido por Michel Gondry, “Unnatural Love”). Fato é que Flight of the Conchords esteve mais engraçada na segunda temporada, embora poucos números musicais tenham sido memoráveis. É uma série cultuada, mas infelizmente não muito vista.

Embora Weeds teve na quarta temporada seu ponto mais baixo até aqui, posso imaginar os votantes gostando e se divertindo com ela o suficiente para considerá-la. Certamente entre as 10 finalistas, talvez tenha problemas com uma ala conservadora do Emmy. A série colega de emissora que pode roubar um pouco de seus votos não deverá ser Californication, mas a novata United States of Tara, série que não consegui ver toda, mas nunca se sabe qual será a próxima excentricidade desse grupo. Me parece ser a única série nova com chances reais de indicação, já que outras candidatas como Better Off Ted e Party Down tiveram poucos episódios, e imagino que terão melhor chance no futuro.

Por último, não se pode ignorar Chuck, que teve uma campanha incrível dos fãs para não ser cancelada, o que colocou a série em evidência. Não duvido que tenha conseguido alguns admiradores entre os votantes. Como qualquer coisa pode acontecer aqui, não descarto a possibilidade. Mas acho que terá mais chances com a terceira temporada.

Meu voto:
The Office
How I Met Your Mother
30 Rock
Flight of the Conchords
Party Down
Family Guy

Vai dar:
30 Rock
The Office
Entourage
Two and a Half Men
Weeds
How I Met Your Mother

Outras possibilidades: Family Guy, Ugly Betty, United States of Tara, The Big Bang Theory, Flight of the Conchords.

Um comentário:

Felipe Rezende disse...

Excelente texto, concordo com bastante coisa. Também acredito em Breaking Bad, não só por ter gostado muito dessa segunda temporada, mas por conta do buzz gerado. A série foi elogiadíssima, do começo ao fim e ainda tem o fator Bryan Cranston e, por que não, AMC.

Já em Comédia, não consigo ver Weeds entre as indicadas. Se não entrou na lista pelas três primeiras, infinatemente superiores, não acredito que entre agora. Mas tudo é possível.