domingo, 17 de abril de 2005

[Lost] S01E20

Pois pois, cá estamos inaugurando um novo comentárista aqui no blog, ele é o amigo Anchieta Moreira, owner da com. do Orkut,
"Lost Brasil "
Iinicialmente ele resolveu comentar o episódio 20, sem dúvida um dos episódios mais intensos até agora, onde ocorreu noite romantica, casamento, nascimento e morte(todo o ciclo da vida), ouvi dizer que ele(Anchieta) irá comentar todos os episódios a partir de hoje, maaaaas estamos falando de LOST, onde nada é certo e/ou absoluto...
Bom, não vou falar mais nada hehehhe fiquem com:
Episódio #120
- DO NO HARM -
Por: Anchieta Moreira
A partir de hoje vou ajudar o Ribas a encher esse blog com comentários sobre os episódios de Lost. Acho q era a única coisa que faltava para esse blog excelente que tem opções para todos os gostos (limitados a Lost, claro). Espero poder ajuda-los a refletir sobre o que acontece em cada episódio, apesar de saber que essa é a série que mais nos faz refletir, sem precisar de ajuda alguma. Bem, como diz o Ribas, borandá.
.....
...
.
...
.....
O primeiro episódio que vou comentar é um dos meus preferidos. Um dos mais tensos e o mais emocionante de todos até agora. Muita gente vai discordar de mim quando ler isso, mas acho q a série estava precisando de um episódio mais dramático que realmente nos fizesse derramar umas lágrimas. Ok, ok, eu confesso que umas furtivas gotas fugiram dos meus olhos, mas isso só vem a confirmar a minha paixão por esse episódio.

Tudo começa quando Boone chega todo ferido nos braços de Locke para que Jack o salve da morte. A partir daí, eu começo a olhar o Locke com outros olhos. Explico: ele sempre foi meu personagem preferido, pelo seu passado e pela sua preocupação em ajudar os outros, e mais ainda pela sua cumplicidade aparentemente inofensiva com a ilha. Mas o descaso que ele teve com Boone, preocupando-se apenas em fugir dali para que ninguém descobrisse o que ele estava escondendo, deu-me uma visão mais covarde do Locke.

Outro personagem que me surpreendeu foi a Sun. Ela se mostrou forte e controlada o tempo todo. Exatamente o oposto do Jack, que estava tão desesperado em salvar o Boone que não conseguia imaginar formas simples de substituir o material médico necessário. A Sun foi essencial para ele, seja encontrando um ouriço q pudesse fazer às vezes de agulha, e um toco de pau para colocar na boca do Boone e ajuda-lo a suportar a dor, seja trazendo o Jack à realidade, dizendo-lhe que nada mais podia ser feito e amputar a perna do Boone só lhe traria sofrimento desnecessário. Precisamos urgentemente de mais um flashback da Sun mostrando como ela conseguiu esses conhecimentos e controle.

Bom, falando em flashback, esse episódio foi centrado novamente no Jack (pela terceira vez e o vencedor de flashbacks até agora) e mostrou que nosso líder é casado (ou pelo menos era) apesar de não ter muita certeza de que realmente amava sua esposa. Uma frase que ele disse à noiva no momento do casamento revelou muito sobre sua personalidade, algo do tipo: “- Não sou muito bom em desistir!”. Acredito que foi mais por isso que ele foi em frente com o casamento do que por amor mesmo. Essa mesma frase explicou sua obstinação em salvar o Boone mesmo quando nada mais se podia fazer.
Algumas pessoas ainda fizeram alusão ao número 44 no pijama de sua noiva, como tendo alguma ligação com os mistérios da ilha, mas não acredito nisso.
Para quem conhece a série desde o início já deve ter percebido que nada ali ocorre por acaso. Nem mesmo uma morte. Então, por que diabos o Boone morreu? Na minha simplória opinião sua morte tem tudo a ver com o que o Locke falou, sobre a ilha dar e tirar de acordo com o que recebe em troca. Era para o Boone ter encontrado as drogas no avião e não o Locke (como ficou claro no episódio passado, em que a ilha deu um jeitinho nas suas pernas para que ele não escalasse até o avião), mas não era para ele ter cedido à tentação de usar o rádio do avião para pedir ajuda. Não depois de tudo o que o Locke lhe explicara sobre a ilha. Sua morte, acho eu, foi mais uma punição pela sua “ingratidão” com a ilha.
E qual foi o objetivo de fazer o bebê da Claire nascer exatamente no mesmo episódio em que um dos personagens principais morria? Isso me deixou muito consternado. Já não sei se a ilha tem algo a ver com isso, ou se foi só uma opção dos roteiristas em achar o melhor momento para começar uma nova vida (compensando outra que termina). Enquanto os sobreviventes comemoravam o nascimento de um, por outro lado lamentavam a morte de outro. E foi isso que achei mais emocionante no episódio, essa balança, essa contraposição. A cena em que o Boone tenta deixar claro o que sente por Shannon e não consegue (nos deixando também essa dúvida) e em seguida a cena do Jack contando para a Shannon o que tinha acontecido me deixou com um nó na garganta fudido.
Mas como nem tudo é drama, Boone arranjou uma forcinha para contar ao Jack sobre o avião e a escotilha, apesar de não ter conseguido dizer muito. O bom é que ele, pelo menos, passou a mensagem. Agora Jack vai atrás de Locke que, sabe-se lá o que está fazendo depois que surgiu aquela luz na escotilha. Parece-me que alguns mistérios vão começar a ser desvendados a partir desse encontro.
Uma coisa que não teve muita importância, mas que achei muito legal foi o Jack falando a frase preferida do Locke quando a Sun tenta faze-lo desistir: “- Não venha me dizer o que eu não posso fazer.”
Bem, por tudo isso, esse episódio, na minha opinião, vai ficar na memória de todos que o assistiram e é um de meus preferidos (junto com Walkabout, Raised By Another e Numbers). E que venha mais Lost. Até a próxima.
.....
...
.
...
.....

12 comentários:

Anônimo disse...

1º queria dar as boas vindas para o nosso novo comentarista. Agora comentando o episodio, gostei muito, apesar de não ser dos meus favoritos, continuo a preferir os episodios centrados no Jin, Hurley e os do Locke. Neste gostei principalmente da interação entre a Sun e o Jack, tb tou curioso pra saber como ela sabe tantas coisas sobre medicina, mal posso esperar por o seu proximo flashback! A morte do Boone tb foi um momento alto, o contraste entre o momento que a claire apresenta o seu bébé para os outros e aquele em que o Jack deu a má noticia para a Shannon foi muito emocionante. Agora tou curioso pra saber o que vai acontecer na ilha já que a morte do Boone será a responsavel dos acontecimentos dos ultimos episodios...

Anônimo disse...

Putz,apesar do blog ser ÓTIMO,eu tenho que parar de ler,afinal,eu assisto pela AXN.XD
Parabéns pelo trabalho de vocês.

Alice disse...

Uma coisa que o episódio mostrou, no flashback, foi que o Jack não tinha a tatuagem quando se casou.

Mostrou a Sun forte e o Jim doce! Achei o máximo.

Anônimo disse...

Aew ribas! Seu blog ta otimo! Aew, se puder dar uma força, eu criei um canal na rede de irc, irc.brasnet.org ... canal #Lostbr, se puder dar uma força, quanto mais caminhos tivermos para divulgar a serie mais ela se espalha e ganha força :) abraços!

Anônimo disse...

Adorei o blog (apesar de acompanhar pelo AXN e não ter nada contra spoilers, tenho muita preguiça de procurar por aí em inglês pra saber...)
e acho que o anchieta escreve de um jeito tão legal, que dá margem pra quem está lendo pensar por si mesmo...
ribas também =D

Abraços, colegas perdidos

Anônimo disse...

Tava pensando q esse era o último episódio dessa temporada...mas, nossa....tô doida p/ ver!!!...mas até passar aqui...
É só isso, só passei p/ comentar como tinha prometido!...
:)

Anônimo disse...

Tava pensando q esse era o último episódio dessa temporada...mas, nossa....tô doida p/ ver!!!...mas até passar aqui...
É só isso, só passei p/ comentar como tinha prometido!...
:)

Anônimo disse...

Poxa, Carol. Valeu pelo elogio. É isso que nos incentiva a continuar fazendo essas coisas. O episódio da seman que vem no AXN (Raised by Another), como eu disse, é um dos meus preferidos. Aguarde um comentário sobre ele após a exibição, ok.

Anônimo disse...

"Oi Ribas, como o seu blog tá dando problema, resolvi deixar aqui umas imagens e informação de uma das coadjuvantes:

http://www.lost-tv.com/sbssg.jpg

http://p073.ezboard.com/flosttheunofficalforumfortheabcseriesfrm33.showMessageRange?topicID=16.topic&start=1&stop=20

Um Mero Espectador disse...

Quem escreveu foi o Anchieta, mas eu queria comentar aqui tb hehhehe
Então, concordo que o carequinha esta desorientado, mas acho ele senão covarde, pelo menos traira, pois vire e mexe esta escondendo informações, tem algo estranho... Muito estranho aí...

Aproveitando esse post, informo que tirei férias(devido a moleza que o seriado esta sendo exibido) mas em maio volto com tudo
Ultreya!!

Anônimo disse...

Do no harm também é meu episódio preferido até agora. Adrenalina a mil, muitas emoções, suspense e lágrimas. Sim, também derramei algumas. Os caras não aliviam no acelerador e agente vai junto de carona... No fim fiquei me perguntando o que faria numa situação dessas se fosse o Locke?. E confesso que ainda não tenho resposta. Mas ficou claro que a ilha (ou o que está por trás de tudo) realmente dá e tira. Parece que a chave que sustenta os segredos da ilha é o equilíbrio, pelo menos até agora. Mas como já foi divulgado que mais gente morre nos episódios finais, creio que o equilíbrio se estebeleça novamente com o surgimento de novos "habitantes"...

Parabéns a vocês que tem feito esse excelente blog.

Anônimo disse...

putz, o 20° realmente foi um grande episódio, mas não é meu favorito. e eu acho tão estranho desconfiarem do Locke!!! não só por ser meu personagem favorito, mas não acredito que ele realmente faça mal à alguém. ele lá tem suas prioridades, como qql outra pessoa. e na verdade, no final, ao correr desesperado para a escotilha e 'brigar' com ela eu entendo que é ficou é puto com o acidente do Boone. mues episódios favoritos são ainda os 17, 18 e 19, seguidos de pertinho do 4 e do 10. e o texto do Anchieta ficou mesmo bem bacana!