quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

[Lost] What Kate Did - 2x09

Os episódios da 1ª temporada centrados na Kate nunca deixaram em mim algo além de "sim foi legal, qual o próximo?", porém devo admitir que este último merece destaque. Não apenas por ter nos dado o melhor flashback dela, mas também por acrescentar uma nova linha dentro da trama com a outra parte do vídeo Orientation.

E o crime da Kate afinal era o que muita gente já suspeitava. Ela matou seu pai biológico, uma figura com quem nunca se dera bem. E o que representou o cavalo negro nisso tudo? Bem, pra mim ele repoduziu de certa forma o que o javali representou para o Sawyer: um instrumento que o faz lembrar de um erro terrível do passado mas que ao mesmo tempo pode significar um caminho para libertação. Interessante aliás, notar que o cavalo não foi uma mera metáfora dessa libertação da Kate, mas também representara uma ajuda física real a ela, uma vez que a tinha ajudado a escapar do agente federal como a cena do acidente na estrada mostrou. E aqui um breve parênteses para uma observação boba mas pertinente. Tal qual a lambida do Vincent tem sido classificada como "quase mortal", assim o é estar no mesmo carro que a Kate, pois se analisarmos, nos 3 episódios de flashbacks dela ocorreram acidentes.
E o que falar do beijo entre ela e Jack? Forçado talvez? Um pequeno recurso pra alíviar a tensão e afagar os que estavam ansiosos por este beijo?? Não sei, mas digo que não teve para mim o impacto que poderia ter ou merecia ter e Jack mais uma vez não entendeu nada e ficou com cara de bobo.




Sobre o Eko digo que o personagem só ganha mais e mais a minha simpatia a cada novo episódio, e fica cada vez mais evidente que ele é um religioso que conhece bastante a bíblia e alguém que já teve um encontro muito íntimo com a fé. O que há no passado dele? Só vamos descobrir no dia 11 de janeiro, mas gostei muito do diálogo dele com o Locke falando sobre a história do Rei Josias de Judá, um rei da linhagem de Davi muito fiel à Deus e que encontra um livro com mandamentos sagrados esquecidos pelo povo. Mais uma metáfora aliás, para o que se viu na outra parte do vídeo Orientation sobre fazer estritamente o que se mandava e nada além daquilo sob pena de provocar um novo "incidente". E que incidente seria esse? Estaria o Walt do outro lado da tela realmente como vimos no final? Não sei. A únicia certeza é que teremos praticamente 1 mês e meio para formular as mais absurdas teorias a respeito.
Nota 8,0 pro episódio.



Adendo 1: Ao ver o episódio pela 1ª vez não percebi o Sayid na tv quando a Kate vai visitar seu pai de criação em um unidade do exército, mas ao ver algumas pessoas comentando fiquei intrigado e não é que ele realmente aparece lá?? O que casa inclusive com esta foto promocional vista anteriormente. Mais um brincadeira da produção pra estabelecer uma relação entre o passado dos personagens, embora neste caso não seja uma relação direta, como já acontecera antes no caso do Jack que "conhecera" o pai da Shannon por exemplo.



Quer ver a promo do The 23rd Psalm? Clique aqui e emocione-se também com o Eko recitando o salmo mais famoso da bíblia enquanto fica frente a frente com o que parece ser o SS (Lostzilla).

Nenhum comentário: