segunda-feira, 7 de junho de 2010

[90210] S02E15 - What's Past is Prologue

por Rafael S


Depois de uma sequência de episódios interessantes, 90210 derrapou, e entregou um capítulo bem burocrático. Focado mais no ex-casal Navid e Adrianna, os dois ainda lidam com o fim do relacionamento. Até aí um desenvolvimento normal para o episódio, mas uma série de coincidências bizarras, convenientemente armadas pelos roteiristas para colocar os dois em conflito o prejudicou bastante.

Navid, depois de um episódio ausente, voltou - com a história das drogas no armário curiosamente resolvida e sem grandes consequências - e com ele, voltou sua já conhecida lamentação por causa de Adrianna. Depois de comer pressão dos amigos (como sempre fez), decidiu que o melhor jeito de esquecer de Ade era conhecendo outra garota. Daí que fomos apresentados a Lila (Amber Wallace). Ela já havia aparecido anteriormente em um capítulo, mas com quase nenhum destaque. Mas é curioso o quanto ela se parece com outra personagem recente da série, Gia. Ambas trabalham no jornal da escola (The Blaze), ruivas e usam óculos. Parecidas o suficiente para me fazer pensar em uma teoria: com a mudança no perfil de Gia nessa segunda metade da temporada, será que Lila não foi escalada justamente para fazer sua antiga função? No mínimo é de se pensar. De qualquer jeito, cá está ela na série, e gostei até de ver alguém fora do padrão de magreza das outras garotas do colégio, mostrando algum tipo de variedade.

Enquanto isso, do outro lado, Adrianna continuou curtindo a dor da separação nos ombros de Gia, sem saber que ela estava afim de algo mais do que amizade. Oh, e Gia tem uma kombi. Sem nenhuma relevância, mas no meio de tantos carrões que adolescentes com menos de 18 trafegam em Beverly Hills, é curioso alguém com uma condução tão inusitada (assim como Silver e sua inseparável Scooter). Então, em uma boa sacada, o episódio trouxe de volta o talento de Ade como cantora, algo que havia sido abandonado lá mesmo na primeira temporada, na época onde ela disputada com Annie o papel de protagonista no musical do colégio. Uma faceta interessante da personagem, que justamente precisava de algum diferencial agora que ela voltou a largar o papel de drogada. Em uma audição, Adrianna conseguiu a vaga de vocalista em uma banda de rock de garotas.



Pelos dois parágrafos anteriores, tudo estava caminhando de modo interessante com cada um dos dois personagens, inclusive adicionando ou resgatando elementos à trama. Mas eis que os roteiristas resolveram forçar a barra em níveis surreais. Primeiro descobrimos que Navid e Lila já se conheciam de quando eram crianças. Uma leve forçada de barra para aproximar os dois, e desencadear um beijo. Beijo esse que é presenciado por Ade, que estava andando totalmente sem rumo na praia e calhou de passar pelo clube bem no momento em que o casal ficava. Mas o golpe de misericórdia foi que simplesmente Lila faz parte da banda em que Ade havia acabado de entrar! Claro que convenientemente ela não estava presente no momento da audição, só para tornar o choque das duas ao se verem no dia seguinte maior ainda. Uma sequência de eventos praticamente improváveis só para empurrarem a história para algum lugar - de modo muito mal executado. Uma grande pisada na bola. Ah, no final, Gia enfim declarou para Ade que gosta dela - mas depois de tantos acontecimentos bizarros, ela cena perdeu todo o impacto. Uma pena.

Em outro ponto da trama, começou a entrar água no namoro de Teddy e Silver. Sim, o namoro que começou no final do capítulo passado. Parece que basta entrar em um relacionamento que Silver entra no modo paranóico, que nem ocorreu enquanto namorava Dixon na temporada passada. E com um namorado com um histórico tão "movimentado" como Teddy, a paranóia dela só fez aumentar. E dá-lhe crise de ciúmes. Embora ele tenha a fama de cafajeste, pro nível dos outros garotos da série, ele é certamente um dos mais bem comportados. Eu estava esperando no mínimo um começo promissor para esse namoro, já que toda a aproximação dos dois foi construída de modo bem natural.

E na casa dos Wilson, as coisas não vão nada bem. Annie continua com seu encosto de estimação, Jasper, seguindo-lhe em todos locais que vai. E para piorar, ele roubou (e depenou) o carro dela para que a polícia não possa achar provas que a liguem ao atropelamento. Um comportamento cada vez mais errático do rapaz. E enquanto isso, Debbie começou a se sentir ameaçada pela presença de Dana (April Parker-Jones), mãe biológica de Dixon. Ciúme natural da mãe de criação, ao ver o filho próximo da mulher que o abandonou ainda criança. O cenário perfeito para um bom drama familiar, mas para que adicionar o fato de que Dana é viciada em sites de apostas? E o pior, o que foi aquela cena de Dixon, logo após saber do vício de sua mãe biológica, indo se cadastrar também? Como assim, é hereditário? Bastou só uma conversa para despertar todo esse vício oculto do rapaz? Mais uma vez os roteiristas dando ao personagens as tramas mais ingratas da série. Chega a ser inacreditável.



What's Past Is Prologue foi um episódio focado em um número menor de personagens (Naomi, Annie e Liam tiveram participações bem discretas, e Ivy nem apareceu), mas mesmo assim não aproveitou a oportunidade de desenvolver de modo mais dedicado suas tramas, apostando em escolhas ruins para fazer a trama andar. Espero que no próximo capítulo as coisas melhorem.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: