domingo, 23 de outubro de 2011

[Grey's Anatomy] 8.06 - Poker Face + Comentários gerais

A partir dessa temporada, os comentários de Grey's Anatomy vão ficar por minha conta, pois o Alison está sem tempo para escrever. A seguir, comentários sobre o episódio da semana, e comentários gerais sobre o começo da oitava temporada da série.


Depois de oito temporadas, é difícil para qualquer série criar conflitos que convençam o telespectador. A sétima temporada de Grey's Anatomy foi falha nesse aspecto. Claro, impossível não se emocionar com o drama de Callie e Arizona, mas pelo menos sentia que algo faltava. O finale foi uma tentativa de recuperar isso. Nada de atiradores, atropelamentos... Os personagens tinham que lidar com situações que não os afetavam pessoalmente, mas principalmente as relações entre eles, e desde o começo Grey's mostrava como pessoas tão diferentes conseguiam ficar unidas, não apenas no nível amoroso, mas com relação às amizades.

A season premiere da oitava temporada tinha tudo para arrastar algumas tramas por mais episódios do que seria aceitável, como já havia acontecido em temporadas anteriores, mas o roteiro é ágil e já dá algumas respostas. Meredith sofre as consequências por ter adulterado a pesquisa de Derek, mas o Chief, para protegê-la, assume a culpa. Hunt entende que Cristina não conseguiria ser ela mesma caso tivesse um bebê, e a apóia na decisão de abortar. O que se segue nos episódios seguintes são os desdobramentos dessas escolhas. Hunt acaba se tornando chefe, Bailey assume a pesquisa do Chief, e Meredith e Derek tem a custódia de Zola sob investigação. Não são dramas pessoais como o que Cristina enfrentou na sétima temporada, mas atingem os outros personagens, que acabam tendo uma função na trama geral ao invés de ficarem à parte com suas tramas particulares, como Teddy na temporada anterior.

Até o momento, a oitava temporada de Grey's Anatomy está convencendo. Pela primeira vez fica crível que Meredith quer mesmo adotar Zola, os casos estão voltando a ter relação com o que se passa com os médicos (e estão interessantes também), Callie e Arizona estão com menos enfoque, o que é normal depois de tudo o que aconteceu com elas, Bailey finalmente tem uma storyline mais interessante que sua vida amorosa, e personagens relativamente novos na série como Avery, April e Teddy estão se integrando mais às tramas maiores


Poker Face, episódio da semana, é um exemplo de como, apesar dos exageros, Grey's Anatomy está acertando nessa temporada. A temática de arriscar-se ou esconder-se serviu para todos os personagens. Meredith arriscou-se ao fazer com que um caso de neuro chegasse até Derek, mas é improvável que ela fique longe das cirurgias neurológicas por mais tempo. Resta saber se Shonda continuará com essa trama sem deixá-la cansativa, como até agora.

Cristina e Owen continuam escondendo. Ele foi profundamente afetado pela escolha de abortar o feto, mas ainda não consegue superar o medo de falar, e disfarça tudo o que o incomoda com sexo. É uma trama delicada, pois não seria coerente com Cristina ser mãe, mas Owen ainda tem problemas com isso. A cena final dos dois deixa claro que ainda há algo preso, e faz sentido isso ser abordado nos próxims episódios. Ainda sobre Cristina, é o segundo episódio que mostram as falhas dela como cirurgiã, anteriormente, ao ignorar procedimentos básicos, e agora, ao se mostrar cautelosa e egoísta. É interessante ver que até mesmo deusas da cardio não são perfeitas, e que depois de oito temporadas, a personagem ainda rende.

Depois de cinco episódios à margem, Callie e Arizona voltam com alguma trama. Não tinha como deixar as duas fora de grandes acontecimentos por mais tempo, e a escolha de um dilema mais leve foi uma ótima saída para trazê-las de volta, mas falta um objetivo para Mark além de ser o que atrapalha a vida sexual de Callie e Arizona e pai da Sofia. Ser mentor de Avery é uma boa trama que foi deixada de lado nesse episódio, espero que pela falta de espaço do que por esquecimento.


Mas quem realmente se arriscou foi April, enfrentando Alex, os demais residentes, e até mesmo Bailey. Estava começando a ficar cansativa a passividade de April. Ela é a mais indicada para chefe de residência por lidar melhor com a parte não-cirúrgica da medicina, mas faltava segurança. Depois de ser ignorada e desrespeitada por tantos episódios, estava passando da hora dela se impor.


Outras observações

- Cenas dos próximos capítulos: Bailey x Meredith

- Nenhum paciente morreu no episódio, Derek novamente foi o deus da neuro... O que vai ser agora, parentes dos médicos se internarão e voltarão para casa, numa boa? Ninguém mais vai morrer de soluço?

- Patrick Dempsey todo trabalhado na poker face ao contar para o marido sobre o resultado da cirurgia.

- A trilha de Grey's está me agradando muito. Episódio passado teve The National, e agora, Bon Iver. Não parem de tentar me agradar com música, por favor




Marcelle

Um comentário:

Dayse D. disse...

sobre a música: eles tbm passaram Beirut e um episódio passado. o lado negativo é que eu paro de prestar atenção nas cenas para cantar as músicas, MAS ENFIM
concordo com tudo. eu nao ouvi rumores que o Patrick Dempsey vai sair essa temporada? ou essa historia de ele trabalhar com a Mer vai ficar super tenso e ele vai pra outro hospital ou eles estão guardando o SUPER drama com um paciente pra ser 'gota final' e ele pegar vazando. nao sei.

quero mais April badass. nao tenho a MÍNIMA idéia do que pensar da Cristina/Owen. E PUTZ, ESTOU DOIDA para coisas BaileyxMer