Salve amigos e fãs da mais sensacional série da TV mundial, que chega a mais um triste fim com brilhante desfecho. Sim, (pois é inacreditável saber que agora temos que esperar até janeiro) infelizmente chegamos ao fim desta quinta temporada de 24 Horas, a mais mortífera e infernal para Jack Bauer. Essa temporada só fica no pau-a-pau com a primeira se o quesito for “o pior dia de sua vida”. E eu acho que conseguiu ser pior mesmo. Mas isso vai de cada um. Eu particularmente acho que coisas bem mais horríveis aconteceram “hoje”. Eu já tinha escrito um rol das desgraças desse fatídico quinto dia, mas acabei desistindo, cansaria vocês e entupiria este blog. Então, que tal parar de blábláblá (pois abaixo já tem muito), afinal, foi mais um duplo episódio, e há muito por levantar :)
Vamos então começar pelo assunto característico de 24, o terror: Bierko não fica muito atrás de Marwan como bom terrorista de jeito nenhum. Sua postura aristocrática, seus olhares e risos sarcásticos e entonação rebuscada na voz descrevem uma personalidade única, malévola e reflete a boa atuação de Julian Sands, conhecido por atuações e participações em filmes de suspense, horror e drama, como “Warlock” e “Tale of the Vampire”. Vladimir Bierko pode não ser vampiro nem aberração, mas é o terror
Ainda na cena dentro do Submarino Natalia, um comentário sobre um ponto que pode gerar uma pequena polêmica se faz necessário: Jack ensinando o jovem engenheiro a matar. Eu não compartilho dessa opinião, mas mesmo que tenha sido para o “bem maior”, o “tutorial passo a passo” de como silenciar o capanga sem chamar atenção poderá despertar mais rejeição daqueles que são contra a tortura no seriado. Mas esses não têm do que reclamar, a tortura foi bem menos usada nesta temporada. Basta ver por exemplo o episódio 7,
Henderson: outro vilão que vai ficar pra história. Os spoilers já haviam dito desde muito tempo que ele se tornaria o personagem mais odiado de 24. O que acham? Pra mim, ele conseguiu. Não só porque ele foi responsável pela ida de Palmer, Tony e Michelle, mas também porque ele foi o primeiro a superar o Jack em inteligência no momento de um conflito pessoal direto. Refiro-me ao diálogo que tiveram no ep. 22, e mais tarde no mesmo episódio, quando ele fez Jack perceber o grande erro de ter invadido a casa do Malina mais cedo do que deveria. Sem contar com a perspicácia dele ao longo de toda a temporada. Mostrou ser um dos mais espertos. Antes de ver os episódios finais eu achava que ele se tornaria um vilão como Nina Myers, que aparece ocasionalmente em várias temporadas, causando estragos por onde aparece. No entanto, Jack provou também que não se deixa superar por muito tempo. A jogada esperta se resume nesta passagem (até exceder a banda, isto era um gif animado, para download, clique aqui (1,64MB)
... e o grande Robocop teve o fim que mereceu desde que apareceu pela primeira vez: tiros de um Jack abatido, num lance parecido com a execução de Victor Drazen na primeira temporada. Se forem olhar bem, Jack não matou mais ninguém desse jeito. Mas foi só levar pro lado pessoal que ele se irrita. Antes era a Kim, que estava supostamente morta; agora, os grandes amigos de Jack.
Dentre as pessoas que morreram por sua causa, não podemos esquecer do gerente do banco do ep. 17, cuja mulher está presa em casa até agora. Heller também precisa ser mencionado, sua aparição de três episódios foi muito significativa. Ele ouviu a primeira gravação e é dos que sabem detalhes dos podres de Logan, o que é algo que ninguém mais deve saber. Já que está vivo e sendo tratado em algum lugar, ele corre risco de vida.
Martha, Aaron e Mike: eis os bons personagens que trabalharam nos bastidores. O que eles fizeram foi de fundamental importância para o desfecho, e poderá ter repercussões que até os roteiristas duvidam. Aaron teve um dia de cão mesmo, teve todos os motivos para ferrar o presidente, e o fez com estilo, quase levando de brinde uma Martha bem carinhosa.
Mike é do tipo “que faz política”, esquece os atritos pessoais para fazer o que deve ser feito no âmbito do gabinete. Lembrem do ep. 11 em que ele repreende Aaron pelos gestos insinuantes com a Martha, já na hora seguinte, que se dane: foi direto à primeira dama alertá-la sobre a articulação do vice-presidente, que supostamente almejava a derrubada de Logan. Admitamos que Mike demorou pra deixar a ficha cair, mas acho que isso foi mais uma jogada dos escritores: armar uma contra-conspiração sobre Logan na reta final da temporada.
Já a Martha dispensa maiores comentários: conseguiu fazer seu papel com a “rapidinha que mudou a história dos EUA”, pois com aquela transadinha de menos de 5 minutos ela mudou o destino do presidente. Há quem diga que o Logan sofre de ejaculação precoce, já eu acho que nem tirar a roupa completamente eles fizeram.
Na caçada que Jack deflagra ao Logan, um novo e divertido personagem surge, revelando algo antes inacreditável: Chloe já foi casada! Morris, ex-marido de Chloe, se apresenta, chamado por ela com o pretexto de recuperar a gravação apagada por Miles, mas na verdade ele é ainda mais útil: primeiro, ele se revela como uma figuraça, de cara jogando os caôzinho na moreninha bonita:
…e logo vem se galanteando para cima da ex-mulher. Chloe não abandona seu jeito cômico de ser nunca. Pelo jeito ele andou fazendo besteirinhas para o nojo dela, mas algo me diz que as coisas vão mudar. Mas o objetivo é outro, ele tem conhecimentos técnicos profundos e ajudará na montagem de uma armadilha para Logan. A aparição dele pode ter nos divertido, mas estou apreensivo: ele pode querer iniciar uma nova vida a dois com a Chloe, forçando-a para fora do serviço, ou então voltar e trabalhar novamente na CTU, sendo o “techie” da sexta temporada. Aposto na primeira opção porque a Chloe gosta de trabalhar lá. Ainda há a terceira, de ele só ter aparecido nesta ocasião e nunca mais :(
O episódio 23 termina com uma cena que eu esperava ver desde muito tempo atrás: Jack e Aaron trabalhando lado a lado. Unidos pela amizade e admiração comum que tiveram por David Palmer, Aaron é o único outro personagem que está na série desde a primeira temporada sem deixar de aparecer em nenhuma.
Na seqüência, o ultimo episódio, intrigante fechamento do dia. Mas intrigante mesmo é a foto do Edgar com a Chloe. Antes de abri-la, vemos coisas curiosas escritas no verso: DAED SI KCAJ e ENOHP WON. Leia isso de trás pra frente. Isso é uma piada??
(Clique para ampliar.)
Falando no Bill, que entregou a foto para a Chloe, vemos que ele pode estar casado com Karen Hayes na próxima temporada. Ela foi a única que conseguiu fazê-lo ficar com esta cara:
Sem contar é claro com as declarações da atriz Jayne Atkinson no 24inside de que Karen estava “se derretendo” por Bill Buchanan. Vemos que, felizmente, Bill ainda terá pelo menos mais uma temporada conosco.
E então Jack consegue levar seu plano bolado juntamente com Mike, Aaron e Martha a cabo: ele entra no helicóptero, dando mais uma vez uma de bandido/seqüestrador, mas os fins justificam os meios. Vem deste rolo uma das cenas mais esperadas da temporada: Jack mete o taser nos agentes que acompanham Logan, que só faltou ficar branco, fazendo a expressão que só Gregory Itzin sabe fazer (clique):
E Jack conseguiu, de maneira surpreendente, a justiça que queria: não podia torturar o presidente, ainda mais em frente a uma câmera, e muito menos matá-lo, o que faria dele um mártir. Então Jack fingiu que estava relutante e sem coragem para puxar o gatilho, encenando um medo que lembra o do episódio 8. Eu mesmo cheguei a pensar que ele tinha se metido numa sinuca de bico, pois ou soltaria o presidente e ficaria sem o que queria, correndo risco de sofrer represália depois, ou o mataria, piorando as coisas. Mas estamos falando de Jack Bauer. Fantástico o lance da caneta, com destaque para a ousadia de Chloe ao convocar uma reunião às escuras com o Procurador-Geral. Mas antes disso fomos obrigados a ouvir palavras venenosas no discurso de Logan no funeral de David, como chamá-lo de “maravilhoso amigo”. Demorou pouco, logo vemos Martha feliz da vida, mesmo depois daquele tapão que levou, olhar para Logan com aquela cara de “te peguei, otário!” Jean Smart merece o Emmy pela brilhante atuação.
Ainda nessa cena, enquanto Logan andava cabisbaixamente rumo à Limo, cheguei a pensar que ele se mataria, aproveitando para se jogar na frente da salva de tiros para Palmer. Mas seria demais. :P
E um detalhe que nem todos perceberam, mas para aqueles que odeiam o Miles, 99% dos espectadores, vejam que ele no fim das contas acabou entrando pelo cano também. Ele seria transferido para o gabinete de Logan, mas como não se deve contar aos outros as circunstâncias da contratação dele, ele vai acabar no olho da rua.
E os minutos finais: infelizmente eu notei, no início do episódio, um ator com nome “Charles Chun”, então de cara pensei: meu Deus!! Os chineses!! Mas logo esqueci disso, ainda havia um episódio inteiro pela frente. Mas ao ver a ceninha de Jack se deliciando com a Audrey, coisas interessantes acontecem:
Juro que nem percebi, na primeira vez, que o homem que foi chamar Jack para atender o telefone era oriental. Em seguida, depois de umas cenas melosas, pensei: “pqp, que gran finale é esse hein? Tempo precioso e o Jack vai falar com a... Kingrata? Mas peraí! Ela disse que sumiria. Jack mandou que o namorado oportunista dela a tirasse de LA. E por que ela estaria acordada tão cedo?” Deu no que deu, para aqueles que criticam 24 dizendo que “Jack Bauer tudo pode”, “Jack Bauer é super-humano”, “24 é fantasioso demais”, temos aqui, no final da quinta temporada, não uma, mas duas demonstrações de humanidade do nosso amigo Jack:
Como podem ver, exatamente na cena em que o oriental vai chamá-lo, quando Jack vira a cara, ele se assusta sensivelmente, na segunda foto, vemos simplesmente a cara de sono dele, de estar 24 horas acordado. Alguns diziam que ninguém tinha sono nesta série.
E acontece o que todos estavam apreensivos para acontecer desde o primeiro episódio: Jack sendo capturado pelos chineses. O que é intrigante é o motivo de ele ter sido pego exata e imediatamente após a detenção de Logan. O fato é que os chineses descobriram a verdade sobre o Jack, mas não se sabe quando nem como. O que se sabe é que eles se articulam muito rapidamente, como visto nos episódios finais da quarta temporada, mas ainda assim há dificuldades: uns crêem que Logan dedurou Jack, por vingança, e porque àquela altura ele não mais estava se importando com o estrago que Jack poderia fazer ao contar coisas para os chineses sob tortura. Mas eu acho isso contraditório, pois para que Logan tivesse armado, arquitetado e orquestrado todos os eventos do dia alegando melhora para a nação, ainda tendo deixado gente inocente morrer para levar seus planos até o fim, é incoerente que ele deixe Jack nas mãos dos chineses, pois isso pode ser um estrago ainda maior à nação. Quer saber? Acho que quem o dedurou foi o Theo Stoller, o alemão que outrora fora enganado e prometera vingança. Ou então algum diplomata que o viu no avião, ou sabe Deus quem. Agora a aparição do Cheng Zhi foi assustadora hein!
Mais assustador ainda foi o que fizeram com a cara do Jack em poucos minutos. Nossa, chineses guardam rancor mesmo.
E um acontecimento sem precedentes: Jack pedindo para morrer. Amazing. Mas não,
E as deixas são muitas.
- Não ficamos sabendo qual era o “trabalho de 18 meses” do Graham e cia;
- Não entendemos direito a ligação entre Collette e Henderson, a parte dela na conspiração, como que ela pôs a mão em dados do DoD;
- Logan deve ser impeachmado mas não preso, já que talvez tentará um acordo;
- Curtis não apareceu mas salvou o dia muitas vezes, com atenção para a remoção de Lynn e a enrolada no soldado que o parou na estrada;
- Antes era só o Behrooz, mas agora podemos falar o mesmo da Evelyn e da filha. Onde está Evelyn???
- Até agora não deu pra entender quem são os elementos que aparecem no prequel. Alguns acreditam que aquilo foi apenas uma cena de ação patrocinada pela Toyota. Mas ela tem que fazer sentido. Quem eram os sujeitos que hackearam o computador da Chloe? Talvez Graham e a patota do bluetooth. E o motoqueiro? E os caras da BMW?
- Falando em Graham, assim como os manipuladores da segunda temporada, acho que ele vai desaparecer para sempre. Logan é quem tinha conhecimento sobre eles, e Henderson, que morreu.
- Se fosse só o ataque aos Suvarovs tudo bem, mas o seqüestro do submarino pode ter sido demais para que o governo russo engula como “fatalidades do terror”. Não sabemos se sobrou algum apadrinhado de Bierko para contar história. Existe a chance de haver conflitos diplomáticos com a Rússia em breve.
- Talvez não tenhamos um prequel da sexta temporada :( Ouçam (em inglês): http://tvweek.com/docs/docs/24_5_23.mp3
Até janeiro, galeraAaAaA!!