sexta-feira, 13 de abril de 2007

[LOST] 316 - "ONE OF US"


Perfeito, foi o que achei do episódio... e começo deixando uma questão sobre minha personagem perseguida por várias teorias: Danielle Rousseau... se ela chegou na ILHA há tanto tempo (bem antes de Juliet) e grávida, como não morreu como todas as outras!? Porque já CHEGOU grávida...

Pois bem, muito bom o conjunto da obra, e o legal é que dá pra discutir coisas do FB tbm...


No FB...


FB cheio de partes, pouca coisa de antes da chegada de Juliet à ILHA, mas um belo tour pelos locais que já vimos antes e, agora vendo em operação, como a FLAME.

Toda aquela segurança e cuidado para o embarque de Juliet. Ela não faz idéia (assim como nós) de onde está! Sua chegada à ILHA no submarino foi muito legal, e de cara já recebida por Ben... vimos o motivo dela ter sido recrutada, já sabíamos que era por sua especialidade em Fertilidade, mas descobrimos qua as grávidas sempre morrem... (menos Rousseuau!?). Isso também dá uma idéia sobre o motivo de "sequestrar" as crianças.

O "rapto" da Claire tinha como objetivo mantê-la viva, eu acredito, mas sem Aaron depois... com certeza!!!Vimos que aqueles "sonhos" ruins da Claire na 1ª temporada eram reais, nada de sonhos!!!

Outra parte interessante foi Ben dizer que poderia curar o câncer de Rachel, que Juliet já tinha ouvido isso de Jacob... duas coisas são importantes aqui: Juliet conhece Jacob e pelo papo de Ben, ele é o primeiro a ter câncer na ILHA!


A questão é saber o que levou Ben, somente ele a desenvolver a doença ali... o que a ILHA tem de especial que evita esse tipo de coisa!? Muito boa a sequência de Juliet indo contar a Ben sobre o câncer. Ben negando mais uma vez a saída de Juliet da ILHA e ela o chamando de mentiroso, acreditando que Rachel estaria morta... isso 2 dias antes do avião cair!! Sim, Ben diz à Jack no 305 (se não me engano) que descobriu o câncer 2 dias antes do avião cair!


Ana Lucia matou o "marido" de Juliet, Goodwin! PARABÉNS....

A sequência da cena da queda do avião, com Ben levando Juliet até a FLAME foi demais, e a chegada cômica com Ben dizendo: "Don't shoot us!".

Na FLAME, foi FANTÁSTICO pra mim ver imagens de jornais anunciando a queda do voô 815 da Oceanic Air, sei lá queria saber algo sobre isso, qual a repercussão do desaparecimento do avião... com 324 pessoas a bordo!!!

Além disso, esse momento serviu para mostrar de onde eles tiraram os nomes dos passageiros do voô para depois fazer um levantamento de informações... conseguiram, de alguma forma, a lista de embarque. Daí foi só usar seus contatos e investigar o pessoal. As listas que Goodwin e Ethan estavam fazendo eram apenas mais detalhes... a lista que Ana Lucia achou no bolso de um dos OTHERS que ela matou tinha detalhes de roupa e tal, era isso que eles faziam. Eles já sabiam quem estavam lá pela lista de embarque!
Ben mostrou à Juliet que Rachel está viva e seu filho, Julien, bem... isso AO VIVO, com um link com Alpert!!! Mostrou que não era mentiroso e ganhou a confiança de Juliet, ao ver sua irmã curada (de alguma forma) do câncer. Isso seria história que Tom diz para o Jack que existe entre Juliet e Ben no 306...

No final do FB, ainda vemos que realmente Juliet está infiltrada entre os survivors. Ela e Ben repassando o plano todo... desde de se algemar a Kate após levá-la até a selva até o local onde estarão os remédios para Claire...

"Nós ativamos os implantes da Claire!"...

Como assim??? O que será que aplicaram na Claire durante aquele tempo!? Para que aplicar alguma coisa que possa ser "ativada" depois???



Na praia...

Na praia, de interessante a volta de Kate, Jack, Sayid e Juliet junto ao grupo... e o fato de vermos o grupo discutindo sobre algumas atitudes e Jack sendo quase colocado na parede.

Na semana passada cantei a bola sobre uma possível "disputa" pela liderança na praia entre Jack (que voltaria) e Sawyer (que ouviu de Hurley que ele deveria assumir a liderança por ali), e não deu outra, os dois começam um conflito e dessa vez Sawyer tem Sayid a favor e Jack tem Juliet "contra"!!! Apesar do abraço de recepção entre os dois... admiração e respeito!! Além de Kate e Sawyer em clima de saudade...
Sawyer e Sayid juntos tentando descobrir as respostas (que NÓS queremos) e Jack não dá a mínima para isso, ele confia em Juliet, que aprendeu muito com Ben esse tempo todo.

Durante a confusão, Jack é "salvo" por um mal-estar que Claire sente desde manhã. Juliet diz a Kate que pode ajudar mas precisa falar com Jack...

Ela explica toda a situação, dizendo que precisa aplicar o remédio para que Claire sobreviva. Explica que durante o sequestro, Claire recebeu um medicamento para que sobrevivesse à gravidez, já que todas as grávidas da ILHA sempre morrem...

Aqui entra o olhar de Kate para Sun!!! Quanto tempo de gestação até que o corpo comece a rejeitar o feto e acabe atingindo a mãe!?

É provável que os OTHERS não saibam da gravidez de Sun, até porque ela mesma só descobriu na ILHA, certo?

Juliet vai até uma árvore marcada, onde servia de ponto de encontro de Ethan... lá, Ben já havia mandado deixar uma maleta com alguns medicamentos. Quando Juliet pega a maleta, temos a nova dupla em ação: Sawyer e Sayid!!
Eles pressionam Juliet, mas baixam a guarda após ouvirem um pouco sobre suas vidas contadas pela loira. As torturas de Sayid e o assassinato de Sawyer (Frank Duckett)...

Juliet volta ao acampamento e aplica o medicamento em Claire, que depois de algum tempo levanta melhor e "curada"!!!



ESPECIAL - "GESTAÇÃO vs SISTEMA IMUNOLÓGICO"

Uma hipótese!

Vimos uma das grávidas morrendo, Sebine... porém, ela deve ter ficado grávida na ILHA, diferente de Rousseau e Claire que chegaram por lá já no final de gestação.

Isso mostra que o tempo de "exposição" à ILHA é relevante em relação ao risco da gestação...

Agora vejam uma coisa...

Vimos que Ben foi o primeiro caso de TUMOR na ILHA. Vimos que todas as grávidas da ILHA morreram. Vimos que Juliet disse ao Jack que o Sistema Imunológico de Claire estava agindo contra ela, Claire esteva grávida quando chegou, mas não morreu... assim como Danielle.

Um tumor é um conjunto de células cancerígenas que são, digamos, armazenadas pelo Sistema Imunológico, ou seja, seu corpo cria uma barreira em volta para que essas células não se espalhem...

Assim como um tumor, um feto também é um "novo" conjunto de células no corpo da mulher.

Dessa forma, podemos perceber que a ILHA tem alguma ação muito forte no Sistema Imunológico (talvez pelo eletromagnetismo "raro"), fazendo com que os OTHERS sejam essas pessoas fortes e saudáveis, com exceção de Ben que apresentou o primeiro caso de tumor na ILHA.

Esse fortalecimento do Sistema Imunológico é que deve criar o problema com a gestação, onde a defesa é tão forte que age sobre o feto e o útero (vimos as imagens que Alpert mostrou para Juliet) como se fosse um tumor, o Sistema Imunológico não reconhece essas "novas células" e ataca o feto e a mãe... em consequência, temos a morte da ambos.

Quanto mais tempo na ILHA, maior será a ação do Sistema Imunológico. Isso explica a recuperação de Rose, mesmo em pouco tempo, o Sistema Imunológico dela agiu e regrediu seu câncer OU criou a "barreira", fazendo um TUMOR... que pode ficar controlado por um tempo!

Por isso que Claire e Danielle não tiveram problemas, porque tinham pouca exposição à ILHA...e Claire era o grupo controle, como disse Juliet, uma grávida que veio de fora da ILHA.

DETALHE

- Sobre a exposição à ILHA, pode ser que uma "super-exposição" (caso de Ben) não cause os mesmos efeitos benéficos em caso de doenças.

"Por isso vc está numa cadeira de rodas e eu não!" - John Locke

Assim, Rose estaria protegida, mas com o tempo pode ter uma volta de
seu câncer... vai depender do tempo em que ficará na ILHA!!!

Dançando conforme a música...



NAMASTÊ... até semana que vem com "Catch 22" e FB de Desmond...

Nenhum comentário: