sexta-feira, 28 de agosto de 2009

[Lie To Me] Apresentações

Olá pessoal! Estou aqui pra falar da "nova" série da Fox Lie To Me.
Faço parte da equipe do blog Teorias Lost e fui convidado para vir falar sobre essa ótima série da Fox que estreou em Janeiro desse ano lá nos EUA.

A série é baseada nos estudos do renomado professor de Psicologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco, Paul Ekman, considerado um dos 100 psicólogos mais influentes do Século XX.
Ekman se especializou em Linguagem Corporal e após anos de estudo conseguiu mapear expressões faciais involuntárias que duram cerca de 0,05 segundos, as chamadas micro-expressões.

Deixo a sinopse da série:
Fantástica série da Fox que retrata o cotidiano de Dr. Cal Lightman e sua equipe, um mestre no estudo das expressões faciais e o que elas representam. Por todo seu conhecimento na área, se tornou um poderoso detector humano de mentiras, ajudando a polícia e o governo a interrogar os mais frios criminosos.


Quando li a sinopse confesso que desanimei, parecia mais uma série policial clichê. Porém o que mais me chamou a atenção para começar a ver a série foi o nível de audiência que ela alcançou nos EUA (média de 13 milhões por episódio) ganhando de séries como Lost no seu episódio piloto, e a verdade é que não me decepcionei acompanhando essa primeira temporada. Foi uma temporada curta de apenas 13 episódios focados muito mais em introduzir as questões policiais da série e a idéia de que "uma pessoa normal conta pelo menos 3 mentiras em uma conversa de 10 minutos..." (frase usada pelo Dr. Lightman).

Porém a série soube usar na hora certa o desenvolvimento de seus personagens e podemos perceber o quão difícil deve ser a vida pessoal de uma pessoa que sabe "ler" a outra, sabe quando ela está mentindo ou quando está escondendo algo.
Dr. Lightman e todos que trabalham com ele já sofreram ou irão sofrer com isso, podemos ver um pouco sobre isso mais pro final da primeira temporada e isso me deixa muito curioso para saber como será o desfecho de alguns casos pessoais daqui pra frente.
Outro ponto bem interessante da série são as fotos normalmente usadas para definir certas expressões que vemos durante o episódio, fotos de pessoas como Bill Clinton, Barack Obama, Saddan Hussein e Mike Tyson já foram usadas no programa.


Mais um ótimo motivo para continuar acompanhando a série é a novidade que vem dos bastidores: Shawn Ryan (criador de The Shield) será o novo produtor-executivo da série, não vi todos os episódios de The Shield, mas os poucos que vi gostei muito e tenho a forte recomendação da Dani aqui do blog. =)

Lie To Me volta dia 28 de Setembro com a sua segunda temporada.
A estréia aqui no Brasil pela Fox será dia 29 de Setembro, um dia depois, pra quem perdeu a primeira temporada ou para os fãs que quiserem rever.
Deixo uma ótima promo da primeira temporada para aqueles que ainda não conhecem.



Abraços e até a segunda temporada.

Mario Toshio

7 comentários:

danielle disse...

:)) Lie To Me é uma série que darei uma 2a chance para ver, pelo elenco.

Muito benvindo (agora se escreve assim, ninguém me corrija :P ). Beiiijo [L]

Daniel Vaz disse...

Ó, pai.
Fiquei interessado pela série.
Bem vindo (porque sou chato).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mario, seja muito "benvindo"!

(Quem sou eu para discutir com uma autoridade em língua portuguesa como é a Dani.)

Hoje estou dedicando um tempo para conhecer o blog e logo encontro o mais novo componente da equipe com um artigo, legal!

Sobre essa série não a conheço, mas vou tentar me aprofundar nesse assunto e depois comento o que achei!

Unknown disse...

Dizem que irmãos devem ser companheiros né?
Então porque não dividir também as melhores séries!?!
Ainda não terminei de ver a primeira temporada, mas os episódios que vi já foram suficientes para colocar a série entre as minhas favoritas...
Só acho que falta um pouco de romance...sabe como é, coisa de mulherzinha né?hehe
Mas vamos ver o que vem por aí com essa segunda temporada!
Ótima introdução à série Kbeça!
=D
Bjokas

danielle disse...

Tipo, tô zuando, povo. Até onde sei, Bem vindo não teve alterações. Piadeeenha

Celia Kfouri disse...

Welcome, Mario! (para evitar polêmicas ortográficas!)

Taí, gostei da apresentação da série. Vou tentar assistir.

Já li a respeito da eficácia cientificamente comprovada dessa técnica e adoraria um guia básico 'for dummies' para decifrar uns mitômanos que me perseguem.