segunda-feira, 14 de junho de 2010

[FNL] 4x13 Thanksgiving

por e.fuzii
Sei que estava em grande dívida com Friday Night Lights justamente no seu finale, mas mesmo atrasado estou aqui para saldá-la. Talvez a grande questão dessa temporada seja analisar o trabalho feito pelos roteiristas já sabendo que a série estaria renovada, situação inédita até então. Nesse sentido acho que o final poderia ter sido um pouco mais arrojado, não apressando em concluir todas as tramas e deixando algumas situações em aberto, principalmente em relação aos adolescentes introduzidos nessa temporada. Provável que Luke, Vince e Jess estejam de volta no ano que vem (forçando a barra talvez até Becky), mas confesso que por terem se envolvidos em tramas muitas vezes enxutas demais, esses personagens já aparentam estar "esgotados" para mim. Mas é claro que a medida que novos rostos forem sendo apresentados, os veteranos devem ganhar nova dinâmica também.

Friday Night Lights nunca teve como prioridade grandes reviravoltas dramáticas no roteiro. Aliás, as poucas tentativas de surpreender, principalmente na irregular segunda temporada, acabaram desconstruindo até certos personagens durante o processo. A série (e principalmente Jason Katims, o principal showrunner) preza por executar com competência essas histórias até certo ponto previsíveis. E é basicamente isso que vemos nesse final. Exatamente como temia no episódio anterior, Tim Riggins decidiu assumir sozinho a pena pelos desmanches de carros, agora que seu irmão tem um filho para criar. Não era o final merecido depois de todo o amadurecimento do personagem, confessando até descobrir o sentido de sua própria vida, mas suas últimas cenas preparando-se para o momento de tomar essa decisão, deixam a certeza da evolução do ator: seja na despedida de Becky, deixando a porta aberta para sua própria família, ou ouvindo em silêncio os agradecimentos de seu irmão na mesa dos Taylor. Já Jess decide finalmente ficar ao lado de Vince, compartilhando com ele e sua mãe o jantar de Ação de Graças. Assim, Landry termina mais uma vez com seu coração partido, restando apenas reatar sua eterna amizade com Matt e partir junto dele para Chicago. Por mais difícil que seja dizer adeus a Matt, Julie percebe que deve procurar seu próprio caminho sozinha e não apenas conformar-se com a condição de seu namorado. Mas diante de tantas possibilidades fora de Dillon, espero que este não seja o adeus final para o casal. Já Tami Taylor acabou não pedindo perdão pelo mal entendido, decidindo assim abdicar o cargo de diretora e enfim dedicar-se à reestruturação de East Dillon, como se aparentasse uma punição aplicada pelo conselho.
O grande duelo que dividiu a cidade de Dillon em duas, acabou resolvido também de forma bastante satisfatória. Talvez pudesse ser improvável que os Lions vencessem essa partida, ainda mais de forma tão dramática com um field goal de Landry no final. Porém, acho que foi uma forma efetiva de contrastar com as penosas tramas dessa temporada, como se fosse uma forma de alívio para esses personagens. Mas serviria também para constatar que uma vitória, por mais heróica que seja, não é capaz de mudar a vida de ninguém. Agora que caminhamos para a última temporada da série, não me surpreenderia uma conclusão envolvendo essa questão. Afinal, mesmo que alguns poucos talentos tenham a sorte de seguir carreira no esporte, a grande maioria tem de procurar seu próprio destino, com base em todos os valores defendidos ao lado de seus companheiros.

Já que estamos próximos do anúncio dos indicados ao Emmy (no dia 8 de julho), vale considerar também as chances da série em algumas categorias. Como Connie Britton decidiu concorrer na categoria principal de atuação, infelizmente suas chances de indicação ficaram ainda mais reduzidas. Os outros prováveis candidatos -- Kyle Chandler, Taylor Kitsch e Aimee Teegarden -- também tem pouca probabilidade de indicação pela concorrência em suas categorias e por nunca passarem perto do "radar" dos votantes. Mas como a Universal decidiu apostar pesado neste ano, enviando a temporada inteira para apreciação, quem sabe não teremos alguma surpresa. A única esperança mesmo seria a indicação merecida de Zach Gilford como ator convidado, pelo melhor episódio da temporada The Son. Continuamos todos na torcida.

Fotos: Divulgação.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

2 comentários:

Davi Cruz disse...

E aí Eric, tudo bem!

Ótimo comentário sobre FNL. Acho que você conseguiu captar muito bem a essência da série, ao dizer que eles executam com (muita) competência tramas bastante previsíveis - e acrescento aqui: apoiados por um elenco ótimo.

Tanto que, mesmo afastamentos já mais do que esperados (como o de Matt) conseguem nos deixar com um nó na garganta.

Enfim, você comentou que a Season 5 seria a última mas, segundo o IMDB, teremos a Season 6. Procede?

e.fuzii disse...

Valeu, Davi. E o elenco realmente faz toda diferença.

Tudo leva a crer que seja a última temporada mesmo. Pelo menos Kyle Chandler e Connie Britton só tem contrato para mais uma temporada. Além de que as notícias de atores que devem retornar para fazer participações especiais deixam a impressão de ser uma despedida mesmo.

Abraços.