quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

[FNL] 5x09 Gut Check

Pela situação delicada que a equipe dos Lions atravessava na semana passada, era questão de tempo até que fosse quebrada sua invencibilidade na competição. E essa derrota sequer foi mostrada na íntegra, não apenas querendo preservar a equipe, mas para aproveitar esse momento de animosidade no vestiário após a partida. Numa montagem bastante intensa, os jogadores lavam a roupa suja enquanto flashes da partida pontuam essas discussões, até que Coach Taylor manda todos saírem de seu vestiário. Ele sabia que se estivesse diante de um time unido os atletas provavelmente se manteriam em silêncio, analisando seus erros e acertos, ou mesmo tentariam extrair algo para motivá-los para o próximo jogo. Após uma breve reunião com a comissão técnica, chega-se ao consenso de que o grande desagregador do time seja Vince, que acaba afastado dos treinos durante a semana. Talvez essa fosse a oportunidade do jogador colocar sua cabeça no lugar e se arrepender de suas atitudes recentes. Porém, mostrando que está cada vez mais perto de perder o rumo, Vince não só deixa de honrar uma promessa feita ao treinador, como termina perdendo Jesse para sua própria teimosia. Talvez ele nem precisasse de uma ajuda de sua mãe, a pessoa que trouxe de volta o pai à sua vida, para perceber que estava sendo induzido ao erro por Ornette, não só por querer tirar satisfações com o treinador ao final do jogo, como por pouco antes minimizar sua falta em um dos treinos. O que me chama atenção em Friday Night Lights é como o futebol sempre se torna importante quando usado como recurso de roteiro. Poderia ser pouco provável uma vitória dessas, improvisando Luke como quarterback, mas na verdade serviu para que Vince percebesse que a equipe poderia sim vencer sem ele. E isso, além de provocar a fúria de seu pai, deve fazer com que ele finalmente deixe de lado toda aquela sua arrogância.

"Gut Check" apresentou assim uma sequência natural para todas as tramas do episódio anterior, mas a que acabou me surpreendendo mesmo foi a chegada de Julie a Chicago. Matt claramente conseguiu colocar sua vida em ordem longe de Julie e por mais que ele estivesse sempre pronto para recebê-la, não demorou muito para surgir um certo desgaste neste breve reencontro. Entre os dois existe uma diferença clara de objetivos e Matt tem de ser até duro para dizer que também não pode servir como porto seguro de Julie sempre que ela precise fugir de seus problemas. Talvez a emocionante despedida mostre que ainda existe esperança para esse relacionamento, mas somente depois que Julie conseguir atingir um mesmo grau de maturidade e estar pronta para superar seus próprios problemas. Assim como já desconfiava na semana passada, Becky aceitou seu primeiro emprego no The Landing Strip, ainda que num provisório cargo de garçonete. Mas agora que Luke teve a coragem de finalmente assumir seu romance diante da própria família, essa escolha de Becky promete ser outro obstáculo nessa relação. Como disse anteriormente, acho que esse assunto precisava de um tempo maior para ser discutido, principalmente porque espero que a família de Becky volte a aparecer até o final da série. E enquanto isso acompanhamos Mindy surtando com a possibilidade de ter um novo filho e Billy extremamente satisfeito mais uma vez pelo seu grande feito.

A história de Epyck pode até continuar irregular, mas ainda é uma forma interessante de explorar as capacidades de Tami Taylor, que não desistiria tão fácil de ajudar a garota. Mas assim como tantos outros habitantes de East Dillon, Epyck não pode se concentrar na busca por um futuro melhor porque seu passado sempre volta para condená-la. É o que acontece quando uma das professora acusa Epyck de ter furtado dinheiro de sua bolsa. Mesmo que sua reação não deixe dúvidas de sua inocência, Epyck ainda gera tanta desconfiança que é perseguida até que essa mal entendido vire um grave incidente. Tami assiste a garota sendo conduzida por um policial e algemada como uma delinquente, certamente imaginando que através de um sistema opressor como esse ninguém poderia ter uma nova chance. Tami termina frustrada, assim como seu marido, que já até considera a ideia de partir para lidar com jovens já na universidade.

Para não perder o costume, queria aproveitar o último parágrafo para mais um destaque daquilo que sentirei falta em Friday Night Lights, nesse caso a competência dos roteiristas de montar cenas através de combinações completamente improváveis entre seus personagens. Nesse episódio tivemos três exemplos: Epyck mostrando sua facilidade para cuidar de crianças ao tratar com gentileza da pequena Grace, Jesse ajudando Luke a estudar as estratégias de jogo e Coach Taylor oferecendo seu apoio a Jesse após sua separação de Vince.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: