domingo, 18 de setembro de 2011

[Prófugos] 2



Por Danielle M

Neste 2o episódio de Prófugos, o que se desenhava no piloto toma cor e forma agora. A negociação do cartel Ferragut que deu errado e levou os quatro narcotraficantes, Vicente, Mario, Tegui e Oscar a fugir, confirmar os sinais de que corrupção policial e concorrência entre carteis são os motivos para encrenca toda.


O chefe encarregado da Polícia Federal chilena afasta a promotora do caso e tenta encobrir o único sobrevivente, fora os prófugos, hohoho, da chacina do Porto em Valparaíso.  A identidade do sobrevivente é até então desconhecida, todo o mistério faz com que a promotora perceba que tem coisa por aí. Ela acaba encontrando o seu ex namorado, o policial disfarçado Alvaro (Tegui), que sai do esconderijo onde estão os seus "camparsas" para tentar entender o que diabo está acontecendo. Tegui fica sabendo da testemunha e junto aos companheiros fugitivos realizam o sequestro dentro do hospital, praticamente na cara de todo mundo e ainda saem de helicóptero.

Neste episódio fica claro para os prófugos que eles estão sendo perseguidos desde o começo. Imagens do noticiário mostra parte da ação do grupo na Bolívia. Trata-se de uma emboscada, não há dúvidas. Mas para Tegui, que denunciou toda a empreitada, local da entrega, enfim, tudo, é preciso correr atrás para compreender porque seus companheiros policiais atiraram contra ele. Ao saber da testemunha, Tegui tem a certeza de que poderá desvendar o que há por trás de toda ação, bom, ele já tem uma vaga idéia de que foi traído. Com esta testemunha eles também podem conseguir alguma barganha com a polícia. Mas Tegui precisa de mais elementos para  reverter toda a sua situação, já que a esta altura dos acontecimentos ele é tão narcotraficante e fugitivo como os outros.

 Interessante também neste capítulo a dimensão humana dos fugitivos. Até Moreno, o mais violento e cruel, fica absolutamente destabilizado quando escuta ao telefone, no momento em que falava com sua companheira e pedia para que saisse de sua casa, o seu assassinato. Não perdoaram a moça e olha que ela estava grávida. Como nada é aleatório e a caçada aos prófugos não se resume ao bando, a filha de Oscar também é vítima da perseguição. Ela é retirada, ainda viva,  de sua família, com direito a matança geral. Os quatro entendem que não devem temer apenas a polícia.

Próximo ao final do segundo capítulo, a identidade da testemunha é revelada. Trata-se do filho do dono do cartel concorrente aos Ferragut .E quem avisa sobre isso ao pai do moço? Ora vejam só, o chefe da polícia contra o tráfico. Taí Tegui o seu inimigo.

 Cartel concorrente e polícia atrás dos prófugos, trabalhando "em conjunto". Não vejo a hora das coisas inverterem.

Cenas e/ou diálogos interessantes:

-Vicente Ferragut entendendo, finalmente, que estavam sendo perseguidos desde o começo.
- Moreno escutando o assassinato de sua companheira grávida sem poder fazer nada. E enchendo o nariz de cocaína logo depois.
- Oscar pondo um fim ao sofrimento da avó de sua filha com um tiro certeiro, após chegar a casa da família e constatar seu sequestro.
- Oscar e um ex companheiro conversando sobre o que se transformaram: - Nós lutávamos contra a ditadura, companheiro. Hoje somos traficantes. O que deu errado?



 **Foto: reprodução

danimistica@gmail.com

Nenhum comentário: