segunda-feira, 31 de outubro de 2011

[Prófugos] 7

por Danielle M



O episódio começa com a promotora  Ximena e o filho da puta do Oliva observando o corpo do gente boa do Fabién. Não adiante, não consigo me conformar com essa morte. Entendo que ela foi necessária para fazer, quem sabe, Ximena ficar contra Tegui, mas me deu uma tristeza vê-lo morrer daquele jeito e pelas mãos daquele sacana. Oliva aproveita o encontro e joga aquele veneninho básico. Mas a promotora  dá um tapão na cara de Oliva que já me fez abrir um sorrisão! Como eu curto essa promotora, ela aparece pouco, mas faz a maior diferença.

Enquanto isso nossos prófugos passeiam no bosque depois de perder o carro para uma vaca. Sim, o Chile tem deserto, gelo, praia e florestinha tb. Reveillon no Chile, lá vou eu! Achei Lost e já esperava o Lostzilla aparecer e julgar os pecados e pecadores. Foi quase. Não é que eles vão parar num retiro espiritual com um padre no comando. Pobre padre.

Entra uma "nova" personagem, quer dizer, é devidamente apresentada como uma ex revolucionária, Natalia, la roja, que também estava na chacina de Valparaiso e foi, se não me engano, a responsável direta pela morte da esposa grávida de Moreno. O conflito aqui é óbvio. Natalia e Salamanca foram companheiros. A companheira trabalha sozinha e deve ser uma carta importante para o pateta do Aguilera não perder mais o rastro dos meninos. Ela é tão eficiente que conseguiu deduzir até que eles atravessaram o rio, alô roteiristas, a guerrilha no Chile foi urbana, hein :). Não importa, me amarrei em la roja.

Vicente e Kika tem uma breve, porém interessante conversa sobre os limites da violência. Kika demonstra uma frieza absurda e justifica os atos de Moreno. Vicente é o incomodo e desajuste em pessoa. Não deixa por menos e junto de Salamanca e Tegui dá um aviso singelo a Moreno.

Talvez por estarem num retiro, haha, parece que todos os segredinhos mais íntimos foram para a superfície. Dai-lhe desejo recolhido! Laura e Tegui. Irma e Tegui. Vicente e o seminarista caladão com cara de bobo...Foram os conflitos já tão habituais entre Laura e Kika, nem parecem mãe e filha.

Bom, tudo indicava que a PDI começava a dar certo, já estava beirando o ridículo tanta ineficiência. Pensei. Mas aí veio toda arrogância e impáfia de Oliva e por culpa dele, e somente dele, mais uma vez a PDI, hahaha, perdeu!  "Aprenda a hacer las cosas derecho". Que sirva para usted, cabrón! Senti pena de Natalia, la roja, juro.

Esse episódio foi bizarro. Para dizer o mínimo! Só acho o seguinte, os roteiristas mostraram que querem chocar a todo custo, bom, talvez no Chile, porque homossexualismo, padres e sexo não tem esse poder em boa parte da América Latina. A jornada pessoal de cada um dos prófugos pode ser bem interessante, mas deve-se ter cuidado com o modo e o contexto , porque para ficar bizarro, vulgar e desnecessário, olha, custa tão pouco. Não foi o caso, ainda, mas acho que está caminhando para isso. Não me refiro exclusivamente a cena homossexual entre Vicente e o seminarista caladão. Achei forte, entendo que a lei do desejo é assim mesmo, mas questiono se para a história, de modo geral - e mesmo a de Vicente - precisava de tal força na cena. Ok, muitos podem dizer, ahh, mas se fosse uma cena heterossexual você não apontaria isso. Apontaria sim, tem que ter um sentido, uma razão de ser. Só não foi apelação pura e simples, polêmica por si só porque Nestor Cantillana é um ator de primeira! E acho que o fato de Vicente ser gay faz a história ficar mais interessante e com muito mais conflitos.
Veremos daqui pra frente.

Agora cá entre nós, precisava matar o padre dona Natalia? (oi, sou roterista de prófugos e quero chocar, sexo, drogas, rock´n´roll e padres mortos). Momento digno de nota foi a "escolha de Sofia" de Salamanca!

Salamanca não tem mais dúvidas, ele ouve Oliva FDP dizer o nome de Tegui. E só por este momento já valeu todo o episódio.



Cenas legais:

- Irma caidinha por Tegui
- Moreno cheirando na casa do senhor. Aff, Moreno
- Laura também tirando casquinha de Tegui. E na casa do senhor.
-Vicente é gay e revela isso também na casa do senhor. Proveitoso esse retiro, hein.
- Padre não perdendo tempo e já entoa uma canção evangelizadora para os prófugos
- A relação de Kika e Laura precisa de maiores explicações. Esse rancor todo...
- Os índios e o aviso:" Los chilenos están manchados". Prófugos sobrenatural?
-Moreno matando geral da PDI. Moreno, eu te amo! Narcotraficante do coração!
- Ela, Natalia la Roja, jogando na cara de Oliva a ineficiência da PDI (a polícia pateta chilena, meodeos)

OBS-> Continuo achando que Prófugos merecia um "previosly". Este episódio foi menor do que os outros, precisamente 3 minutos :).

**fotos: reprodução
dannamagno@uol.com.br
Facebook: /dannamagno

Um comentário:

constanza disse...

Principalmente por ser chilena e morar no Brasil desde sempre, eh que estou acostumada com a violência, mas esse tipo de violência no Chile!!! nossa não combina é exagero e sordidez. Eles tinham potencial para fazer acontecer sem apelação manchando de sangue o chile de ponta a ponta. qcoisa!!!