segunda-feira, 31 de outubro de 2011

[Prófugos] 8

Por Danielle M



Novamente começa um episódio com Ximena e o nosso canalha da PDI, Marco Oliva. As tais fotos que "provam" que Tegui matou Fabién é entregue a Ximena. Mas a promotora não cai na conversa fácil de Oliva assim não.Não acho que seja apenas por amor a Tegui, mas também pela absoluta e concreta falta de confiança em Oliva.

Mais um personagem entra, o contexto para o político, o deputado Cordova, já estava armado em alguns episódios anteriores. Agora é isso , geral atrás dos prófugos? Bom, não é bem assim, pelo menos o deputado não tem opção, já que é gay e teve um caso com Vicente, devidamente fotografado e, é claro, usado como moeda de chantagem. A homossexualidade de Vicente realmente deu desdobramentos mais tensos e conflitos muito, mas muito maiores do que se imaginava.

Pela primeira vez na série, o grupo é dividido. Vicente segue com Kika e Moreno para um "hospital" , enquanto Salamanca, Irma, Laura e Tegui vão para a comunidade perto das cordilheiras e também próxima a fronteira com a Argentina.

Adorei o encontro das minhas personagens femininas favoritas, La roja e Ximena. Também gostei do papo, mais para desabafo entre Laura e Tegui e dai-lhe sexo em Prófugos com direito a Irma ficar de voyeur cheia de ciume (e inveja, minha tb, viu, hoho).

Na comunidade, o climinha "sobrenatural" persiste. Aquela coisa, índio, ritual, coisa não explicável, entenderam né? Salamanca não resiste e acaba se consultando, por assim dizer, com uma curandeira. Toma o chazinho, evoca os espíritos e toma flashback disfarçado de alucinação, e bom, tem que ter fé né minha gente? Confesso que essa guinada ao místico em Prófugos me pareceu um samba do crioulo doido. Mas mal algum fez, a gente compra a ideia. Tá valendo.
E esse câncer de Salamanca é culpa sob culpa que a gente bem sabe. Já comentei antes e volto a afirmar, ele sempre acreditou que estava numa missão maior, que tudo que faz tem um objetivo nobre. Proteger a filha - e falhar nisso, como ja falhou antes - é sua responsabilidade e culpa.



Enquanto isso, Vicente tenta salvar a mãe. Kika já sabendo que sua vida está mesmo por um fio, entrega ao filho querido o decodificador que lhe dará acesso a uma conta no, tchan tchan, Brasil! Eu já achava que Kika sabia da homossexualidade do filho, mãe sempre sabe, e ela, daquele jeitinho Kika de falar, diz que ama o filho, que o quer bem e do jeito que é ,  um maricón, hahaha, assim, desse jeito. Sem sutilezas para Kika. A cena foi linda, intensa e magistralmente interpretada por ambos!

O que dizer do conflito entre os índios e a PDI? Mais um momento trapalhada da semana para a polícia pateta chilena. Eu deveria ter feito uma sessão assim toda semana, mas é inacreditável que essa ineficiência persista a cada episódio. Me acabo de rir.


No final, prófugos conseguiu me surpreender mais uma vez, Kika está morta e Vicente é a família Ferragut sem a menor possibilidade de escolha. Aguilera teve sua vingança e usufruiu com requintes de crueldade, tal qual sofreu com o seu filho. Mas não me canso de falar. Quem começou foi ele.

O grupo continua separado. Agora com a morte da matriarca dos Ferragut e a fuga de Irma.

Prófugos termina no 13. Falta pouco e está muito, mas muito bom! E duvido que vão ficar só na fuga, agora eles tem uma vingança a cumprir.



Cenas legais:

- Vicente guardando o decodificador no singelo livrinho que o seu amante seminarista caladão lhe deu, bom, acho que deu.
-Toda a sequencia na tenda da velha curandeira. Místico, estranho, fora de contexto, mas legal.
- A cara de Moreno e Vicente ao ver Kika estraçalhada no chão. Horror, o horror.
- Aguilera escrevendo no chão com o sangue de Kika. olho por olho. Cruel hein!
- O enterro de Kika.
- a decapitação de Kika
**fotos: reprodução
dannamagno@uol.com.br
FB: /dannamagno

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Mariana, tenho 14 anos. Eu era amiga de uma garota chamada Letícia, nós eramos melhores amigas na escola, até que um dia, o professor mandou ela conversar com ele depois da aula. Letícia era a menina mais bonita e inteligente da sala, mas não percebeu que estava indo para a sua morte. Depois da aula, o professor trancou a porta e estrupou letícia violentamente. Com medo de ela contar para alguém, ele a levou de carro para o outro bairro, a torturou por 2 horas e a esquartejou, matando-a, por fim enterrou os pedaços de Leticia em 7 buracos diferentes. O espirito de Leticia me visitou a noite falando para escrever isso. Agora que você leu, te peço gentil mente para passar isso para 10 comunidades, e assim você ira ajudar o espirito de Letícia, e irá ajudar a pegarem todos estrupadores do mundo se você nao passar isso, o próprio espirito de Letícia ira te visitar, e vc ira sentir a dor de ser torturado... Ana Elisa de Matos riu disso e no dia 18 de fevereiro, e seu corpo foi encontrado em pedaços