quinta-feira, 17 de maio de 2012

[Mad Men] 5x09 Dark Shadows

"This could change everything."

Para quem levantava suspeitas desde que foi revelado o título do episódio dessa semana, já que iria ao ar justamente na mesma semana em que o filme de Tim Burton chegava aos cinemas americanos, tudo não passou de mera coincidência. Na verdade, trata-se da novela original (a qual o filme atual é adaptado) bastante popular na época, que alcançou verdadeiro sucesso depois de enveredar por caminhos sobrenaturais. Além da colega de Megan ter conseguido um papel nesta novela, o título ainda pode estar relacionado a um intenso nevoeiro que cobriu a cidade de Nova York no ano de 1966. E num clima sombrio como esse, os personagens lidam com as dificuldades de manter segredos e controlar seus sentimentos quando são enfim revelados. Muito conflitos surgem a partir disso: Sally perde o respeito que tinha por Megan, Peggy sente-se traída por Roger e Ginsberg fica furioso por Don prejudicá-lo numa concorrência criativa. Megan é quem consegue melhor encarar essa situação, enxergando de longe o plano manipulador de Betty, mantendo a calma antes de desfazer as confusões na cabeça de Sally. Suas aulas de interpretação acabam sendo úteis até quando Sally precisa contar para a mãe como eles reagiram. Mas a presença de Betty no episódio, como sempre, divide opiniões. Embora tente controlar o peso através de um programa de ajuda mútua, Betty continua mostrando a mesma insatisfação com sua vida e invejando todas aquelas que alcançam melhores resultados que ela. O esperado encontro com Megan é cheio de rancor, ainda que totalmente compreensível. Além das invejáveis curvas da nova senhora Draper, o apartamento moderno no fervor da cidade é oposto a todo aquele isolamento no subúrbio que Betty aturou enquanto casada com Don. E o bilhete improvisado, repleto de amor, com certeza seria um golpe duro demais para Betty suportar, principalmente por estar mais que evidente que seu casamento com Henry foi outra aposta errada. Tomada pelo ódio, Betty é capaz de tramar um plano tão diabólico, que envolve até a própria filha para se vingar de Don. E fica cada vez mais difícil entender seus motivos, pelas poucas vezes que aparece, sempre com atitudes tão sórdidas. Deve ser razão de preocupação para os produtores, porque com essa postura de vilã, Betty tem sido o que mais aproximou a série até hoje daquele rótulo que eles tanto tentam evitar: a telenovela de luxo.

Porém, Don Draper também não deve se orgulhar de suas atitudes neste episódio. Os negócios na SCDP parecem estar melhorando -- até porque Lane Pryce está ausente há vários episódios -- e finalmente Don está de volta à criação, embora ainda mostrando claros sinais de falta de prática. Além disso, durante sua ausência, Ginsberg tem ganhado tanto espaço na agência, assinando a maioria das campanhas, que começa a se tornar uma potencial ameaça. Até entendo que a intenção de mostrar ideias tão distintas para o SnoBall, em termos de encaminhamento e principalmente qualidade, sirvam para guiar o espectador que não esteja familiarizado com a área de publicidade. Mas bem que poderiam ter criado uma ideia melhor para Don, ao menos que convencesse que ele teria chances mesmo se tivesse apresentado também os cartazes de Ginsberg. Ainda reforçaria mais o desespero de Don, apelando para um golpe tão desleal antes da reunião. O que deveria permanecer em segredo, acaba sendo revelado na primeira oportunidade por Harry (sempre ele) e desperta o temperamento explosivo de Ginsberg. Ele não hesita em confrontar Don, que responde mostrando poder controlar até suas ideias, e não dando a menor atenção para seu inflado ego.

Já Pete continua fracassado tanto em suas fantasias envolvendo Beth quanto ao criar ilusões de grandeza para aparecer em uma matéria especial sobre publicitários na revista do NY Times. Nem Howard leva Pete a sério, mesmo que ele revele sarcasticamente suas façanhas com Betty. Enquanto isso, Roger tenta fisgar por conta própria um cliente judeu interessado em expandir seus negócios, para isso utilizando a companhia de Jane. Para esse encontro, eles precisam manter em segredo sua futura separação e ao mesmo tempo tomar proveito da origem judia de Jane, que Roger tanto tentava esconder. Não sem precisar mais uma vez colocar a mão no bolso e comprar um novo apartamento para Jane morar. Mas ele acaba estragando a possibilidade de um recomeço para sua ex-mulher após preenchê-lo com novas memórias suas. Peggy também fica extremamente decepcionada por Roger ter confiado esse serviço extra a Ginsberg, por mais que ele fosse o mais indicado. Ela esperava ao menos algum tipo de lealdade de seu chefe, até em uma parceria inusitada. Mas Roger deixa bem claro que cada um deve defender seus próprios interesses. E esse parece ser outro tema recorrente ao longo do episódio: indivíduos preocupados apenas em satisfazer seus próprios egos. Essa temporada parece estar conduzindo todos os personagens ao isolamento, com exceção obviamente do casal do momento: Don e Megan. Por isso, não parece à toa que Don consiga lidar tão bem com as dúvidas de Sally, explicando honestamente os motivos que levaram-no a casar-se com Anna, respeitando também os limites de compreensão de sua filha. "Dark Shadows" pode não ter sido o episódio mais memorável da série, mas continua a reforçar que os altos e baixos do relacionamento entre Don e Megan tendem a virar a principal razão de Mad Men ser reconhecida de agora em diante.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

2 comentários:

Matheus Henrique disse...

Ótima review, descobri o blog a pouco tempo já vi quase tudo e gostei principalmente pela escolha das séries para fazer review eu pensei então que vcs poderiam fazer as reviews de Treme poxa é uma série mto boa e vai estrear a 3° temporada no Summer Season, fica a dica quem não viu ainda veja.

e.fuzii disse...

Valeu, Matheus!
Desculpe a demora, só lembrei agora de responder.
Treme é série favorita entre a maioria de nós comentaristas, queríamos ter tempo de cobrí-la por aqui também. Quem sabe nessa próxima temporada.
Abraços.