quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

[Lost] The Long Con - 2x13

"O tigre não muda suas listras". Não haveria frase melhor pra definir a essência do Sawyer, uma das minhas personagens preferidas da série. The Long Con trouxe uma pequena reviravolta pela qual devo confessar que não esperava. Ok que o Sawyer nunca gostou de receber ordens desde o 1º dia na ilha, mas daí a armar maquiavelicamente um plano (com a ajuda do transtornado e agora sombrio Charlie) pra tomar o "poder" no grupo dos Losties foi uma virada surpreendente sobretudo se formos analisar os motivos do cara. E achei ruim? Muito pelo contrário. Creio que a trama só tenha a ganhar com isso e que o evento sirva (ou não) para mostrar àqueles que acham que sabem de tudo (Locke) e àqueles que gostam de mandar em tudo (Jack), que menosprezar opiniões alheias pode ser perigoso para todo o grupo. Aliás foi no mínimo engraçado ver as reações de Kate (a manipuladora mor) descobrindo que fora ela a manipulada da vez, e de Locke ao perceber que caíra feito um pato no 'grande golpe' de Sawyer.


E se o flashback serviu apenas para confirmarmos que o 'bad good guy' dos Losties é de fato apenas um sujeito atormentado pelos dramas do passado que à todo instante quer se vingar de si mesmo, os acontecimentos da ilha nos deixam a clara idéia de que a convivência fica cada vez mais complicada e o grupo vai aos poucos se dispersando. Sayid mais afastado depois da morte de Shannon, Charlie afastado depois do incidente com Aaron, Ana Lucia desde que chegou nunca encontrou seu lugar, Michael sumido sabe-se lá por onde na floresta em busca do Walt e agora deveremos ter também todo aquele climão de animosidade entre Jack e Locke de volta por causa dos acontecimentos. É apenas um detalhe? Creio que não, até porque parece que novos personagens estarão surgindo e os famosos Desmond e Danielle reaparecem em breve pra esquentar ainda mais as coisas e quiçá trazer novas revelações e bem provavelmente novos mistérios.

Sim, dessa vez o comentário é bem curtinho, mas quero chamar atenção para o diálogo entre Sayid e Hurley tentando captar algo no rádio :
Sayid --> Rádios nessa freqüência ficam acima da ionosfera. Pode viajar muitas milhas. Podem estar vindo de qualquer lugar.
Hurley --> Ou de qualquer época.

Seria essa frase final do Hurley de fato apenas uma brincadeira, ou mais uma peça no grande quebra-cabeça do que é aquilo tudo? Sintam-se à vontade pra fazer conjecturas. Por enquanto continuarei aguardando pelo que vém à frente.

ADENDO: Conversando com o Ribas ele me chamou a atenção de um detalhe que não comentei antes. Viram a mãe da Kate na cena do bar onde Sawyer discute com o parceiro de golpe? Pois é, mais uma brincadeira dos roteiristas da série conosco e que serve pra estabelecer mais uma "coincidência" entre os protagonistas. Ou alguém esqueceu que o Sawyer já havia cruzado com o pai do Jack antes? Ou que o pai da Shannon dera entrada no hospital onde Jack trabalhava? Ou que o cara que fora chefe do Locke antes, também fora do Hurley? E por aí vai... enfim, a idéia que fica pra mim, é que são nesses pequenos joguinhos que Lost se torna tão cativante e viciante. Ou alguém discorda?



RIBAS:
Pois é seu Davi, taí uma boa pergunta, a qual eu tb ainda não tenho uma resposta...
Alias, estava torcendo p/vc não ter reparado neste ponto, pois era onde eu ía bater, maaaaaaaas vc não deixou de reparar heheheh
Essa questão do tempo e suas possíveis variações para mais ou para menos, essa questão deles estarem no passado ou no futuro, já foi discutida, no passado, hehehe qdo analisamos o site www.driveshaftband.com, ou qdo analisamos a escotilha, e o perfeito estado de conservação de tudo que lá se encontrava, ou ainda, na minha teoria(que praticamente já foi por terra) lost / Vila, onde eu comentava da completa ausência de aviões no espaço aereo da ilha...
Agora temos nosso Huguinho fazendo tal comentário...
É... Aparentemente tudo leva a crer que teremos algum tipo de fenda temporal nesta série, será isso bom? Ruim? Só o TEMPO dirá...E, talvez esse tempo não seja tão longo, visto que Sayid e Huguinho, ainda estão ouvindo "moonlight Serenate" ou seja, a música pode acabar e então pode surgir um locutor falando o que possivelmente, "eles não querem ouvir"!
Qto ao acontecimento mais marcante do episódio("roubo" das armas), ainda não vi comentários a respeito da ligação chuva/atitude "do mal", me refiro ao ataque contra a Sun, pelo Charlie, precedido e acompanhado de uma chuva que surge do nada junto com o ataque, alias, ALGUEM SABE O QUE ELA DISSE EM COREANO P/O VINCENT?
Ainda com relação a este episódio, devo diser que vou contra a corrente dos comentários lá na Lost Brasil e até do seu comentário aí de cima, pois tudo que ocorreu e como tudo acabou, na minha opinião, só serviu p/unir mais o povo e tirar as dúvidas colocadas p/o grupo sobre a Lulu... Até na questão Jack / Locke, penso que, nos próximos episódios, a união entre os dois voltará, pois após cairem do cavalo, acredito que a humildade e a inteligência voltará a nortear seus passos... Já qto a euforia frente a ação do Sawyer / Charlie, só posso dizer que me preocupa muito, pois mostra uma distorção de valores e uma preocupante forma/pensamento dos espectadores que, acham bonito, um estelionatário e um alucinado carente, pregarem uma peça em todo um grupo do qual fazem parte, por questões meramente egoistas e doentias, esse caso e a reação dos fãs faz com que eu acredite mais na frase que já tenho usado no msn, há dias...
"Quando a anormalidade é idolatrada, os normais são considerados doentes..."
CYBELI: O Sawyer, pra mim, é a melhor personagem da série. Ele tem essa mistura sarcástica e cínica, ele é atormentado, tem atitudes com os outros Losties a fim de se auto infligir uma penitência por causa de seu passado, enfim...adoro o Sawyer.

Esse flashback mostrou também a questão de que ele um dia se apaixonou, mas mesmo assim, por alguma razão que não conseguimos explicar, ele não consegue mudar o jeito dele... não sei se ele levou muito a sério a questão do "tigre não muda suas listras" ou o que, mas senti que ele ficou meio balançado mas acabou aceitando o "destino" dele...

Vamos ver se agora o Jack acorda um pouco e percebe que ele não é o rei do pedaço... talvez agora o Locke e ele tenham mais diálogo...Uma outra coisa, atualmente, toda vez que vejo o Charlie, me lembro do Anakin Skywalker...acho que mesmo a coisa dele estar indo "para o lado negro da força" em virtude do amor é muito Star Wars (longe de não gostar, adoro isso).

Achei fofíssimo o Hurley tentando dar uma animada no Sayid, levando pra ele o rádio que, mais tarde, tocou o que parecia ser um programa da década de 50...bom, agora as teorias de "tempo e espaço" vão voltar com tudo...

Só pra finalizar, a cena que eu mais curti nesse episódio foi a que o Sawyer pega o porta retrato, olha pra ele e depois o coloca virado com a foto pra baixo...é aquela coisa que falei antes...ele se sentindo irremidiavelmente preso àquilo que ele acha ser o destino dele...

Nenhum comentário: