quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

[Lost] One of Them - 2x14

Será que depois desse episódio ainda veremos pessoas descontentes com a atual temporada? É provável, mas também é certo afirmar que esses não entendem a que se propõe esta 2ª temporada. Criar mistérios e mais mistérios é chave pra sucesso de uma série de tv? Claro que sim, mas igualmente o é desenvolver as personagens, criar uma empatia que nos faça querer de fato sentar em frente à tv a cada semana. Sayid sempre foi uma das personagens mais interessantes de Lost, não apenas por sempre mostrar uma força que outros não tem, mas sobretudo por ter (assim como Jin e Sun) uma origem tão díspare dos demais. O que se espera de um iraquiano vivendo no meio de vários ocidentais? À primeira vista que ele seja simplesmente um radical bárbaro nutrindo ódio ferrenho por americanos. Felizmente Sayid é muito mais que qualquer esteriótipo barato e o flashback mostra mais uma vez que assim como os outros losties, ele é alguém atormentado pelo passado (assim como o são Sawyer, Locke, Kate, Ana Lucia...) e o que melhor, um cara super humano.

Interessante também foi a entrada do novo personagem. Afinal o tal Henry é um Outro? Tal qual o Sayid desde já aposto que sim, mas que ele não faça parte do grupo do Zeek (Mr. Friendly), mas sim do Ethan e Godwin. Por que acho isso? Ah basta olhar pra cara do sujeito, totalmente condenatória. Mais suspeito que isso acho improvável. Aliás lembram do ator no filme Jogos Mortais? Pois é, mais uma porta na trama se abrindo com esse personagem se juntando ao elenco. Isso sem contar que a Danielle tá de volta e no próximo episódio veremos a estação médica da Dharma onde provavelmente a Claire sofreu algum tipo de teste, no que aliás vai render o 1º flashback já na ilha e que também trará Ethan de volta em flash claro.



E o contador que finalmente zerou hein?! Tá eu sei que não zerou de verdade (ainda) mas desde já estou intrigado sobre o significado daqueles símbolos que a princípio me remetem a hieróglifos egípcios os quais não tenho a menor idéia do que signifiquem. Alguém tem? Sintam-se à vontade para especular.



Sobre o lance do sapinho confesso que não vejo qualquer outra justificativa daquilo senão a de mostrar finalmente porque o Hurley não perde peso. Menos um mistério na série :P E que sapinho barulhento não? Sawyer e Hurley andaram bem mata adentro e o barulho persistia. Imaginem se aparecessem vários deles no acampamento.

Agora pra finalizar, vale lembrar que mais uma relação entre os personagens se estebeleceu. O padrasto da Kate no mesmo caminhão de comboio do exército americano em que o Sayid fora levado. E pode ser besteira minha, mas lembram que o Sayid já aparecera na tv em uma cena do episódio 2x09 What Kate Did quando a Kate foi visitar o padrasto em um centro de recrutamento? Quantas vezes o Sayid foi preso pelos americanos afinal e por quê?



E hey, o que o diretor do quadro do porteiro Severino do Zorra Total estava fazendo no episódio? :P

8 comentários:

celia disse...

Davi, acabei de postar lá na comunidade no orkut e concordo com quase tudo q vc disse.
Fiz a mesma associação do encontro Sayid/padrasto da Kate no Iraque e na tela da tv. Parece até furo no roteiro pq eu fui checar (2x09 32'23") e parece a mesma cena.
Quanto aos símbolos que aparecem no contador, não me parecem hierógliifos ou coisa parecida com algum caracter de alguma escrita. Dá pra ver um passaro claramente, por exemplo.
Em relação ao contador, acho q a única certeza é de que não se trata apenas de um mind game. Ele não iria reiniciar sozinho. Pode até ser q não explodisse nada, etc, mas talvez disparasse alguma nova rotina, algum novo procedimento.
Quanto ao henry, ele tem muuuuita cara de Other. E acho q até deve ser, mesmo. Mas o sayid se deixou envolver emocionalmente. Não sei se teve a frieza necessária para tirar conclusões.
Para concluir, a única coisa q não concordo e com essa divisão de dois grupos de Others. Não me convenci ainda de que Zeke e sua turma e Ethan/Goodwin sejam grupos diversos. Talvez sejam até subgrupos diversos, mas acho q há relação entre eles sim. Todos querem as crianças, para começar. Só pq usam roupas diferentes?? Talvez exatamente porque tenham incumbências diferentes, rotinas diferentes dentro do grupo. Posso estar falando bobagem, mas acho mera suposição, sem qualquer argumento mais sólido, dizer q não são todos aliados. E mais: quem disse q Ethan e Goodwin tem alguma relação?? Alguém disse isso e se puseram a repetir depois! Eu acho q o Ethan era um mero "uga-buga" e o Goodwin era muito mais articulado.
Bom, falei demais.
Parabéns pelos comentários!

Sheila disse...

oi.... olha só... qto ao Sayid acho que não teve falha de roteiro nao... se não me engano ele foi preso a primeira vez para poder pegar o amigo dele que era terrorista... tanto que o pessoal falou daquela Nadia para o Saiyd poder cooperar... e depois era a guerra....
pra mim foram 2 situações diferentes.... posso estar errada... mas... pelo que eu lembro é isso...

Pedro disse...

hey.. nunca comentei aqui.. vi o link na comunidade do lost brasil...
o q eu penso da situação da imagem na tv, é q seja um video antigo.. aquele lugar me parece ser um lugar pra recrutar novos soldados, e fica mostrando imagens de guerras e tal.. tanto que no helicóptero o padrasto dela parece ser bem mais novo do q na hora que a kate vai se encontrar com ele. então eu não penso q seja um erro, e sim uma fita da época q ele participou da guerra.

thiago mendes disse...

olá, não sei se vc já viu na comunidade de lost no orkut, mas eu estava passando por lá e vi as informações referente ao contador da escotilha, então eu coloquei um do lado do outro e talvez isso explique melhor o que significa aqueles desenhos que apareceram no contador, talvez tenha algo a ver com morte, vai saber...

http://geocities.yahoo.com.br/thiagotmendes/lost/contador.jpg

Wolv disse...

Sobre o significado dos hieróglifos, uma garota da comunidade disse q eles querem dizer "Causa de morte". Ou seja, provavelmente se a seqüência for completada o negócio vai ficar feio por lá.

E vale citar novamente a observação de algumas pessoas lá da comunidade q, assim como eu, reparararam no barulho de mecanismos se acionando. Basta lembrar daquela explicação q o Michael deu sobre as portas anti-explosivas pra supormos o q foi acionado naquele momento.

Quanto à teoria de dois grupos de Outros eu concordo. Se os "Outros mulambentos" tivessem recursos pra se manterem "apresentáveis", como foi o caso do Ethan, Goodwin, e agora do Henry, vcs acham q eles andariam por aí naquele estado? Duvido!

Além disso, se os caras fossem meros espiões dos "sujões" pq dar a eles um privilégio (no caso higiene pessoal e roupas limpas) q a sociedade deles inteira aparentemente não tem? Ao menos pra mim isto não faz sentido. Fora q dois grupos de Outros tornariam as coisas por lá ainda mais interessantes.

Anônimo disse...

Ei! Aquele é o Saiyd! Dã!

- Eric Fabian - disse...

Lost atrapalha minha vida!!!!!!!!!!

Quero ver o final logo!!!!

Dharma rulex! Desmond corra!!!!!

E acho q existem sim alguns grupos de Others! Tá na cara...

davi.cruz@oi.com.br disse...

Um século depois do comentário da Sheila, só gostaria de lembrar que a primeira vez o Sayid foi preso, foi essa da guerra, mostrada no flashback do capítulo 2x14. Tanto que é comentado que ele havia se tornado um "torturador". Depois, quando usam a tal Nadia para fazê-lo cooperar, ele já é um profissional da "área". São duas situaçoes sim, mas a ordem estava errada.