sábado, 2 de outubro de 2010

[Fringe] 3x02 The Box

por Alison do Vale

Fringe retornou realmente arrebatadora. Me atrevo a dizer que foi como ter uma segunda season premiere, já que com a alternância na exibição dos universos [créditos iniciais em azul, e não em vermelho dessa vez] pudemos ver de modo mais abrangente como ficou o nosso lado após os acontecimentos da temporada passada.

E de cara já noto uma diferença muito positiva no andamento do episódio; Sou daqueles que se incomodavam um pouco quando o capítulo focava apenas num caso específico e deixava a história principal de lado. Aparentemente encontraram uma solução fantástica pra essa situação: tranformar o caso da semana em "peça" fundamental à mitologia. E começaram fazendo isso literalmente.

A misteriosa caixa que dá título ao segundo episódio, além de causar um transe que levava suas vítimas à morte por causa de ondas ultrassônicas era, mais do que apenas um dispositivo assassino, parte integrante da Máquina do Juízo Final - o aparelho assustador criado pelo Walternativo que depende de uma interface humana [no caso seu próprio filho, Peter] para causar a destruição de universos. O nosso, a propósito...

Sobre essa máquina vale ressaltar dois pontos interessantes. O primeiro, e mais óbvio, é o trauma e confusão pela qual o jovem Bishop está passando depois de saber sua "função" no funcionamento do mecanismo mas o mais importante é notar o quão bem planejado está o esquema do Secretário de Defesa. Quando o objeto integrante do implemento de destruição parecia ser apenas mais uma engenhoca somos surpreendidos com a real intenção de chamar a atenção do FBI pra fazer com que a peça chegasse até as mãos de Peter.

Para que haja êxito na realização dos intentos de Walternativo ele escolheu uma dupla realmente preocupante. Altívia - a Olívia do outro universo - e Newton que por estar há muito tempo deste lado, tem vasto conhecimento do nosso mundo e recursos para alcançarem seus objetivos.

Vemos que o disfarce da Olívia alternativa não é tão simples. Apesar da aparência idêntica fisicamente, as mudanças no seu comportamento e temperamento são bastante evidentes. Claro que mais pra nós que sabemos da verdade, mas sinceramente não acredito que ela conseguirá manter esse segredo por muito tempo, até mesmo porque suas atitudes com relação aos casos cedo ou tarde irão revelar sua falta de empenho na resolução dos mesmos. Por enquanto a sua missão prossegue e ela deve iniciar agora um trabalho com o Dr. Bishop.

Doctor Walter Bishop... este merece sempre uma atenção especial. Seja desenvolvendo um modo de criar leite achocolatado a partir da pobre vaca Gene ou degustando um pouco de cérebro [o.O] de sua gravata, trata de garantir boas risadas. Mas todos sabemos que muito mais do que isso seu papel é vital nessa "guerra", iniciada por ele mesmo no final das contas. Agora, além de toda informação, inteligência e conhecimento que Walter já possuía, a herança deixada por William Bell a ele, as ações de toda a Massive Dynamics, vai colocar o lado de cá de volta ao páreo e minimizar aquela vantagem adquirida pelo Universo Paralelo a qual me referi no comentário do episódio anterior. Isso por que não sabemos ainda o que foi que William deixou para Nina. Tenho certeza que ela adorou o "Sino" da Toscana, mas duvido que ele não tenha deixado algo mais que poderá ser útil nessa batalha futuramente.

Mais intrigante do que saber que a caixa era uma peça da arma de aniquilação de Walternativo é, como bem questionou Broyles, entender por que diabos há partes da máquina deste lado? Seria um meio de fazer com que Walter construísse uma nova versão da arma? Ou de algum modo, reunidas as partes restantes e no contato com Peter elas possam enfim ativar a geringonça a partir do nosso mundo sem que ele soubesse?

Como não será nada fácil combater esses inimigos que parecem estar sempre um passo à frente, seguir o conselho de William Bell e "cruzar a linha" será crucial para que este lado saia vitorioso e desfaça de vez o plano do Lado Alternativo.


_________________________________________________________

PS.: "Silencioso, mas FATAL." [Bishop, Walter]


Imagens: reprodução

[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro


Um comentário:

Rodrigo Ferreira disse...

É interessante também notar como Fringe vem "tomando emprestadas" algumas idéias de Alias, o primeiro grande sucesso de J.J.Abrams. A idéia da Máquina do Juízo Final ter partes espalhadas por aí é bem semelhante à máquina que Milo Rambaldi inventou, formada por vários de seus inventos, que foi o mote da 4ª temporada daquela série.

Fora os transmorfos da temporada passada, que foi um tipo de reformulação da idéia de agentes que podem mudar de rosto, e assumir a identidade de outras pessoas, que também foi muito usada na 2ª temporada de Alias.

Felizmente os roteiristas de Fringe vêm sendo criativos o bastante pra usarem essas idéias sem soarem como meros plágios.

O episódio desta semana aumentou minhas expectativas com relação a esta temporada. Promete muito!