quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[Fringe] 3x03 The Plateau

por Alison do Vale

Quais são as consequências de uma simples decisão? Que eventos podem ser gerados a partir de um ato qualquer? Poderia o bater de asas de uma borboleta aqui no Brasil causar um furacão na Austrália, ou uma caneta esfereográfica ser o gatilho para uma catástrofe?
A "Teoria do Caos" e sua capacidade de nos afastar do determinismo nos fascina e abre um leque de possibilidades infinitas e torna tudo mais espetacular.
E foi nesse cenário que o episódio dessa semana começou; numa das melhores cenas de abertura da série desde sua estreia, se resumiu o momento atual da série e também de Olivia Dunham.

Através dos olhos fixos do rapaz perturbado pelas drogas experimentais pudemos notar as diversas situações acontecendo; seus dedos se movimentando rapidamente como se calculassem no ar nos mostravam que existiam milhares e milhares de variáveis e seguindo seus passos trôpegos vimos finalmente que o vilão dessa semana podia "criar" o caos desencadeando uma série de fatos exatamente porque conseguia prever através de suas contas qual seria o próximo passo de sua vítima.
Não é difícil, ao vermos esse capítulo, nos lembrarmos de uma conversa entre o Doutor Walter e Olivia quando ele a explica o princípio da existência do Outro Universo; aquele em que uma outra versão de nós, a partir de uma decisão diferente da que tomamos desse lado foi moldada e por isso age de outro modo. Obviamente que todas essas mínimas mudanças de cada indivíduo somadas vão criar um mundo completamente único e diferente. Logo, alguém que possa ler essas decisões todas antes que a própria pessoa as tome, pode não só prever suas reações como induzi-la a agir de determinada forma.

Tínhamos então um caso da semana fantástico, o que já seria ótimo. Não bastasse isso, houve uma grata surpresa: dessa vez ficou mais fácil analisar essa Divisão Fringe e deu pra perceber claramente que há um dinamismo muito maior nesse trio formado por Olivia, Charlie e Lincoln. E é interessante fazer até um comparativo com o nosso lado em que há sim um talento nato em cada membro do time e muita competência pra solucionar os casos. Já entre esses três o que se vê é uma sintonia bem maior onde as ideias dos personagens se complementam fazendo que o departamento do outro Universo pareça bem mais coeso e forte. [Sem falar que, apesar de gostar muito da "nossa" Olivia, a versão ruivinha-mais-pra-cima-e-sorridente da agente me agrada demais =P].

Em meio as investigações dos acidentes misteriosos que depois se mostraram não ser mero acaso, Olivia começa a ter algum tipo de alucinação. Uma espécie de esquizofrenia-quase-lúcida se isso existisse. Mas se tratando de Fringe, tudo é possível não é mesmo? Essas visões lhe trazem imagens de Walter e de Peter que começam a lhe dar um choque de realidade e quem sabe não seja assim que ela irá retomar sua consciência. O "patamar" que dá nome ao episódio e que supostamente é o ponto-sem-volta a que a mente da agente Dunham deve chegar para assumir de vez a personalidade de Altívia pode estar ruindo. O que um beijo apaixonado não faz hein? hehe. Há ainda a desconfiança de Charlie quanto a verdadeira identidade de sua companheira.
Será que ele irá mais a fundo tentando desvendar essa verdade? Poderia algum membro do Universo Paralelo se "converter" ao nosso lado se por acaso descobrisse o que fez o Walternativo?
E Olivia? Confiará ela em Broyles para lhe revelar essas visões? E ele será capaz de tirar a vida da agente caso seja necessário?

Imagens: reprodução

[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro


2 comentários:

Rodrigo Ferreira disse...

Pra quem gostou do caso desta semana, recomendo assistir o filme Ink (2009). Nele também há um personagem capaz de manipular o caos.

A cena de abertura deste episódio lembra demais a que o personagem do filme usa seus dons (embora a vista em Ink seja mais complexa e poética). Não descartaria a possibilidade de terem se baseado nela pra criarem a premissa deste episódio.

De qualquer forma, é um ótimo filme, com uma trilha sonora excepcional. Fica a dica.

[ Alison do Vale ] disse...

Opa, legal... valeu pela dica Rodrigo. Vou procurar, com certeza.

[ainda mais que vc falou da trilha sonora que é um ponto fraco meu hehe]