quinta-feira, 22 de setembro de 2011

[Prófugos] 3

 Por Danielle M


Prófugos agora atacando em três frentes. os fugitivos, Tegui e a polícia, e o cartel concorrente aos Ferragut. Deu mais dinâmica a história e apresentou os coadjuvantes de forma digna.

Depois do sequestro e fuga descarados do hospital, levando o "sem nome" testemunha, os prófugos daquela maneira bem peculiar de Moreno, conseguem arrancar, literalmente hohoho, a sua identidade. Aguilera junior, filho de Aguilera pai e traficante concorrente sanguinário que está por trás de toda malfadada situação do cais de Valparaíso. A cena que eles estão com junior demora um século em silêncio. Incomodou porque a gente já sabia que Moreno iria colocar em prática todas as suas técnicas de tortura aperfeiçoadas na ditadura Pinochet. Salamanca nem se incomodou, e mesmo com os outros rapazes fazendo carinha de nojinho, Moreno conseguiu tudo.E o tudo foi tenso. Salamanca sabe que Aguilera sequestrou sua filha. Exige a troca. Filho por filho. E desta troca e seus desdobramentos tratou o terceiro episódio de Prófugos.

 Mario Moreno, narcotraficante do coração.

 Bom, como eu já tinha cantando a pedra, começaram os flashbacks. Oscar Salamanca, revolucionário dos anos 70, participante ativo da guerrilha urbana no Chile de Pinochet, é perseguido pela polícia. Tem uma discussão séria em casa com a esposa sobre suas ações. Salamanca tem essa visão de que tudo que faz é movido por motivos maiores, alheios a sua vontade. Ele age por um bem maior. Mesmo como traficante, ele ainda se vê numa missão superior. Sua filha, Irma, é este bem maior. A relação com a menina é distante, não por vontade própria, sua esposa morreu na frente da criança. Obrigado a entregar aos avós, a menina tem uma péssima visão do pai. Culpa cristã ruleia.

Na outra frente de atuação está Tegui. Ele liga para a polícia e fala com o chefe, já estava imaginando o tamanho da burrada , putz ainda confia neles? Ainda bem que foi o derradeiro "teste". Marca um lugar e o chefão manda os traficantes do cartel Aguilera. Tegui tem a convicção de que foi traído, seu chefe é um filho da puta completamente ligado aos traficantes. Não deixa a coisa pra lá não, até porque a situação do policial disfarçado é a pior de todos. se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Tegui pega o chefinho e o cara acaba virando moeda de troca também, de uma maneira bem torta, mas vira.

 Quem quer matar seu chefe?


Toda a sequencia nas montanhas geladas dos Andes é incrível. Assim como o "núcleo Aguilera". O cartel antagônico aos do Ferragut impressiona pela, hmm, organização.  São os verdadeiros responsáveis por toda via crucis dos prófugos, incluindo a perseguição aos seus familiares. Irma é estuprada antes, mas a troca é concretizada num teleférico.  Como Aguilera junior foi morto pelo método Moreno de interrogar testemunhas, o jeito foi disfarçar o chefinho de Tegui.

Quase ao fim do episódio, apesar de toda ação, achei que foi até mais devagar do que os outros dois anteriores. Não estava aquela correria frenetica toda. Até respirei. Engano. Não é que Moreno apronta? Achei até que ele estava quieto e cool demais. Ele tira o defunto Aguilera junior do carro, o arrasta sob a neve marcando uma trilha de sangue. Ao perceber que não é o seu amado filho na troca, Aguilera pai vai atrás. Segue a trilha e encontra a cabeça de seu filho na neve. Justiça poética hein, Moreno? Gritei um palavrão daqueles. Tô pra falar que a psiquê de Moreno é a que mais me interessa. Torturador e assassino sim, mas quando ele arranca a cabeça do herdeiro Aguilera o que o move é a vingança. Eles mataram a sua companheira grávida, talvez, quem sabe, a única pessoa que lhe dava um aspecto de viver na normalidade. Mesmo que na superfície.

** fotos reprodução

danimistica@gmail.com

5 comentários:

Davi Luiz disse...

Ola Daniele! Tudo bem? Poxa te agradeço muito, principalmente por esse post do cap. 3 de prófugos. Pois o q aconteceu comigo: Tenho gravado os episódios via sky e os assistido depois. E ao gravar o terceiro, pra minha surpresa, gravei uma reprise do 2º, e acabei perdendo esse capítulo. Qdo vi o 4º, boiei um pouquinho. Procurei desesperadamente baixar o episódio, mas não consegui encontrá-lo. Aí é q surge vc, com essa resenha maravilhosa!! Já tô por dentro da série novamente, e graças à vc! Muito Obrigado!
Abraços, Davi.
davi_ef21@yahoo.com.br

Unknown disse...

Legal Davi. Bom saber que existem mais fãs de Prófugos!
Eu tô um pouco atrasada no 4. Vou resolver isso por estes dias. Tô adorando a série.

Mario Neto disse...

Sou mais um fã ardoroso de Prófugos e já proponho um quiz sobre o seriado: "Qual o nome completo de Mario Moreno??"
Abraços
Mario Neto

Anônimo disse...

RAÇAO PODEROSA PARA TRAZER AMOR DE VOLTA EM 24 HORAS
Contactar via email amor voltar AMOR VOLTAR Simpatia forte Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e a sua vida não será a mesma. . . . LEIA SOZINHO porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas. . . funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS. . . Para você mesmo diga o nome da unica moça com quem você gostaria de estar (três vezes) . . . Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes) . Se você tem um desejo, repita - o para você mesmo (Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre ROF . . de onde estiver ou com quem estiver e faça ela me telefone ROF ainda hoje, apaixonado e arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que ROF. venha para mim ROF afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela não pense mais nas outras. . . mas somente em mim ROF Que ela me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém. . . Publique este simpatia por três vezes e em seguida entre no site e logo vc perceberá a solução no seu problema
feitiço para trazer amor de volta em 24 horas

Unknown disse...

A proposta foi muito divertido e cativante, graças ao seu bom conteúdo e todos os atores eram grandes. E, em geral, eu acho que a hbo tem sempre boas sugestões e especialmente variada que valem bem a pena ver.