quinta-feira, 26 de maio de 2005

[Lost] S01E23

Hellost, patotinha do Tio Ribas. Volto mais uma vez para comentar novo episódio de Lost. Dessa vez a primeira parte do episódio final da temporada. E esse episódio foi muuuuito bom, principalmente por ser só a primeira de três partes. Não sei se isso acontece com vcs, mas eu já estou triste por pensar que a temporada está acabando e que terei de esperar quatro longos meses por um novo episódio, ainda mais se levar em conta o gancho insuportavelmente desesperador que o JJ deve deixar para ser respondido só na próxima temporada (pelo menos é o que ele sempre faz em Alias).
23
EXODUS
(Part I)
Bom, vamos ao que interessa, e preparem-se porque vai ser um comentário longo (para compensar o do #122, que não fiz): o episódio foi todo bom. Já começa com um dos muitos mini-flashbacks (termo emprestado de Os Normais) que devem aparecer nas três partes do episódio. Pelo que entendi, todos vão aparecer em seus últimos momentos antes de entrar no avião.

O primeiro deles é do Michael e do Walt, no quarto do hotel. Walt briga com o pai porque não quer entrar no avião, mas Michael dá uma bronca nele e todos sabemos que eles, sim, entraram no avião. Em seguida, uma das melhores cenas do episódio: todos estão dormindo, menos Walt, que vê Danielle se aproximando do acampamento na praia e começa a gritar para todos. Totalmente sinistra essa cena, pois acho que ninguém esperava ver a Danielle aparecendo para os sobreviventes tão de repente.
Finalmente, sabemos quem é (ou era) Alex, e isso me deixou muito preocupado com a Claire. Assim, acho q ficou bem óbvio que o Ethan era um dos outros mesmo. A fumaça preta aparecendo ao longe me deixou muito tenso. Meu Deus, o que vai acontecer?
O segundo mini-flashback que aparece é o do Jack conversando com a famosa (mas nem tanto) Michelle Rodriguez. Fiquei tenso de novo quando eles disseram um ao outro que o numero dos respectivos assentos no avião eram 23B e 42F, dois dos famosos números malditos. E se pensarmos um pouco mais longe, o assento da Ana Lúcia era justamente o mega número da loteria que o Hurley ganhou. O que será que isso significa? Bem, tb sabemos que ela sentou na parte traseira do avião, o que quer dizer que, se os passageiros de lá realmente sobreviveram, ela pode reaparecer... Agora, pensando cá com meus botões, para que iriam chamar uma atriz tão conhecida para fazer uma participação tão pequena??? Acho que vem mais de Ana Lúcia por aí.

Terceiro mini-flashback: FINALMENTE sabemos o que o Sawyer estava fazendo no avião!!! E tb o que fazia na delegacia, qdo o Boone foi denunciar no namorado da Shannon. Ele estava sendo deportado (hum, mais um que foi obrigado a entrar no avião...). Aliás, ou muito me engano, ou o policial que o deportou foi o mesmo que atendeu o Boone. Falando em Sawyer, a cena dele contando ao Jack que conversou com o seu pai, Christian, antes do mesmo morrer foi realmente emocionante. Juro que nem lembrava que isso ainda faltava acontecer. O Sawyer é o cara!!! Pode ser um criminoso, mas no fundo, é gente boa. Acho que foi a sua infância trágica que o deixou tão amargo.
Em seguida, temos um mini-flashback da Kate. Afinal, qual foi o crime que ela cometeu??? Alguma coisa me diz que essa resposta vai ficar para a próxima temporada. Bem, pelo que o policial disse, ela já estava sendo perseguida um ano antes da morte do Tom e, pelo que vimos no episódio passado, sua mãe tinha grande medo dela (apesar de eu achar que era infundado). Tenho a impressão que tem algo a ver com o padrasto dela. Ou seria algo mais obscuro??? E realmente eram necessárias cinco armas para manter a Kate nos trilhos?? Por que ela é tão perigosa??
Temos ainda dois mini-flashbacks: Shannon/Boone (para quem estava com saudades dele) e Jin/Sun. Mas nada de interessante foi dito.



Voltando à ilha, o grupo se dividiu em dois novamente. Aqueles que foram atrás de dinamites na Pedra Negra para abrir a escotilha (liderados pela Danielle) e aqueles que ajudavam a terminar de montar a balsa, para que ela saísse no mesmo dia. No grupo da escotilha, um novo personagem teve destaque, o Leslie Arzt. Das duas umas: ou ele irá morrer, ou será um personagem fixo, pois um destaque desses a um figurante não é dado por qualquer motivo. O conhecimento de dinamites podia facilmente ser do Locke ou do Sayid, não precisava colocar um novo personagem só para isso. Por isso, acredito na primeira hipótese, se é que ele já não morreu, atacado pelo Lostzilla, né.
Mais uma vez, FINALMENTE o Lostzilla dá o ar de suas graças. Pelas minhas contas ele não aparece desde o episódio #104 (Walkabout), quando o Locke o vê. Depois disso só apareceu na alucinação do Boone. Agora, como assim ele é um sistema de segurança da ilha??? Caraca, minha cabeça deu um nó nessa hora. E por que sempre está chovendo nessas horas tensas? E quem esperava que o Pedra Negra fosse um navio? Eu, pelo menos, nem imaginava.
Outras cenas que valem a pena lembrar são a do Walt dando o Vincent para a Shannon, para que ela não se sentisse sozinha por ter perdido o irmão; e a do Jin e da Sun fazendo as pazes. Vcs repararam como o Jin está bronzeado? Para os detalhistas de plantão, isso, aliado ao cabelo crescido do Charlie e do Jack, já serve de alguma coisa.
A cena final, da balsa se dirigindo ao alto mar foi 10. Será que Jin, Sawyer, Michael e Walt conseguirão ser salvos? Irão sobreviver? Agora é só aguardar as próximas duas partes desse episódio, que graças a Deus, vão ser exibidas na seqüência, para responder algumas perguntas e fazer outras mais.

Até a próxima.
Anchieta Moreira.

10 comentários:

Anônimo disse...

Poxa muito legal esse blogger, mas eu procurei os episódios a partir do da semana passada e não achei, eu só li a partir do que o Boone morre... Adoro Lost, não perdi nenhum episódio até hoje e espero não perder!

Se vocês precisarem de alguém para escrever sobre outra série, pode me contactar. Tive um blogger sobre Gilmore Girls, mas me desfiz dele. Hoje escrevo num sobre volei, o www.rexona-ades.blogger.com.br. Faço Jornalismo e escrevo por aí pra "aprender"... Beijao!

Anônimo disse...

Realmente concordo sobre a Michelle Rodriguez provavelmente fazer parte da próxima temporada. Reconheci a atriz assim que a vi na cena.
Provavelmente a próxima temporada vai focar nos outros sobreviventes, a parte de trás do avião, sendo um deles Ana Lúcia (duvido nada a personagem é latina, tipo Mexicana, sei lá).
Mesmo porque não acho que há muito há revelar em possíveis outros flashbacks dos personagens atuais!

Anônimo disse...

Discordo de você Guilherme, há muita coisa a ser explorada em flashbacks dos atuais personagens. Vejamos:
Locke - Como ele ficou em uma cadeira de rodas? Como ele adquiriu todos os conhecimentos de caça e expertise em situações de risco? Ele não teve um pai biológico realmente?
Jack - O que houve no casamento dele? Por que a relação com o pai dele era tão conturbada?
Kate - Que crime tão grave ela cometeu? Por que a mãe dela se assustou tanto ao vê-la?
Sayid - O que ele fez depois do final da 1ª Guerra do Golfo?

E além disso acho que ainda deve existir coisa interessante a se explorar do Hurley, Claire, Charlie e principalmente Danielle.

Anônimo disse...

Davi, eu gostaria muito de acreditar que JJ e os OUTROS hehehe
irão continuar explorando os mesmos personagens, mas uma idéia que não me sai da cabeça é ele dar destaque pros outros sobreviventes (se é que é verdade) e deixar as principais respostas a serem dadas mais pra frente, talvez final da série...

até pq acredito que essas coisas TODAS devam estar relacionadas. a kate disse que o pai dela era militar ou algo assim, não? vai que isso tenha algo com a história do Saiyd... idem Locke...
que nó na minha cabeça.

Anônimo disse...

Boa especulação essa sua Carol relacionando o pai da Kate com Locke e Sayid.. é quem sabe. Só tenho certeza de uma coisa: criatividade é o que não falta pro time do JJ. Que o diga quem acompanha Alias.

Anônimo disse...

Tipo, acho que o flashback da Shanon e do Boone tem algo de relevante sim, po. Mostra como ela é escro...que mesmo.

Anônimo disse...

Anchieta
bom apanhado geral. mas onde mesmo que a Kate fala que era padrasto e não pai? não me lembro do episódio, vou precisar rever.

concordo com vc que a tal Black Rock foi uma surpresa e tanto!!!

e ainda preciso te passar o link da I am LOST.

valeu!

Anônimo disse...

Eu to no Brasil, no Rio de Janeiro e acabamos de ver o episodio 121 eu acho, o episodio dos numeros!! eu acho que eles e a francesa tem algo a ver com a caixa de pandora, a morte da equipe da francesa e tal...

Anônimo disse...

esse episódio é muito massa...
mas o ultimo é o melhor de todos!...
que venha a seunda temporada!.. hehehehe
muito massa o blog..
b-jussss

Anônimo disse...

Quatro coisas:
Ninguém parou pra pensar POR QUE o Black Rock tá no meio do mato?
A Kate é naturalmente má, afinal é ela quem induz a Sun a envenenar a água para impedir que o Jin viaje ( e obviamente tomar seu lugar no barco).
Se o Jack e o Charlie estão cabeludos e o Jin tá bronzeado, por que o Hurley não emagreceu???
O Sayid pede a Shannon no aeroporto pra olhar sua bagagem. Ela o denuncia a um segurança do local. Ele não se lembraria de quem fez isso com ele?
Perguntas que não querem calar...