domingo, 15 de maio de 2005

[Revelations] Post inaugural !!

Bom, cá estou eu, duplamente feliz, primeiro pela matéria do jornal "O Globo", a qual gostei muito do trabalho feito e, segundo pq tenho a grata satisfação de apresentar a vcs leitores(as), um novo comentarista de peso, que vem somar ao Anchieta e com isso trazer mais coisas batutinhas p/o blog e para vcs que tem nos acompanhado desde o começo!!
Ele é o Davi Garcia, amigo lá da comuna/Orkut "Lost Brasil" e owner da comuna/Orkut "Revelations - A série"
A partir de hoje ele nos trará comentários e novidades justamente sobre esta série muito bacana da NBC...
Bom, chega de mais enrolações e fiquem com ele!!!

Pois é galera, Comentários em Série dá uma pequena pausa nas interessantíssimas e acaloradas discussões acerca do ultra sucesso Lost e abre espaço para uma novidade que está dando o que falar entre aqueles que curtem séries. A partir de hoje, estarei contribuindo com o Ribas falando sobre Revelations. Começo com uma pequena introdução do que é a série e em breve virão os comentários de cada episódio. Espero que gostem e discutam a respeito.


Você acreditaria se alguém te dissesse que o fim do mundo está próximo? E se isso partisse de uma série de tv? E se você acreditasse que o fim de fato está próximo, o que faria? Tentaria impedir de alguma forma ou iria ficar sentado no conforto de casa esperando ser convocado para o juízo final?

Pois bem, a rede de tv americana NBC resolveu “ajudar” (ou não) a responder essas perguntinhas através da série de 6 capítulos Revelations que estreou no último dia 13 de abril na terra do Tio Sam.

Trata-se de um drama religioso com algumas doses de Silêncio dos Inocentes que explora o último livro da bíblia, o Apocalipse, aquele que fala sobre o fim do mundo. Tema datado, perguntariam vocês? Não. Revelations mostra sim ser um pequeno épico atual sobre o fim do mundo. E o que é melhor. Você não precisa ser letrado em religião ou ser telespectador assíduo da Rede Vida para acompanhar a trama. Falando nela, tudo gira em torno do professor Dr. Richard Massey (Bill Pullman, mais conhecido como o presidente americano de Independence Day), um astrofísico cético e ferrenho defensor de que todos os eventos incomuns podem ser explicados pela ciência. Seu modelo descrente é desafiado por uma freira, a irmã Josepha Montafiore (Natascha McElhone de Solaris), que acaba levando-o por uma jornada através do misterioso mundo da fé em um esforço para provar que o mundo está de fato no fim dos dias e que eles tem que fazer algo a respeito.
Pelo caminho, Massey precisa confrontar-se com o satanista Isaiah Haden (Michael Massee, um dos vilões da 1ª temporada de 24 Horas) assassino confesso da filha do professor em um ritual de magia negra e que atende ao chamado de seu “mestre” para preparar terreno para a batalha do fim dos tempos. Haden, assim como o Hannibal Lecter de Silêncio dos Inocentes, faz uso de jogos psicológicos com seu adversário, para enfraquecê-lo emocionalmente e por em cheque sua já frágil crença.

A série conforme colocado anteriormente, é dividida em seis partes, e já na primeira delas vemos estranhos acontecimentos que se entrelaçam e influenciam as ações da trama:

Único sobrevivente de um naufrágio, um bebê é encontrado nos destroços do navio no meio do mar Adriático. Posteriormente descobre-se que sua mãe é uma jovem freira que jura nunca ter tido qualquer contato íntimo com homens. Uma nova virgem Maria? Ou a semente do anti-Cristo?

Uma garota fica em coma após ser atingida por uma descarga elétrica e subitamente se transforma numa fonte de intrigantes mensagens em Latin que trazem uma estranha e misteriosa significância. Um milagre divino? Ou a ciência explica?

E o que dizer sobre a fidelidade ao livro do Apocalipse? Os produtores da série contaram com a consultoria de uma especialista em teologia. O que certamente não afasta a dúvida: Revelations retrata o livro do Apocalipse com correção? Bem, considerando que onde há 5 cristãos haverá 10 interpretações diferentes sobre a bíblia, não é surpreendente saber que os realizadores da série nunca tiveram a intenção de fazer da obra uma interpretação do livro do Apocalipse, mas sim um retrato dramático dele, onde claro, a imaginação e inventividade ganharam terreno para digamos “viajar” um pouco sobre o tema do fim do mundo. O que me leva a comentar sobre o marcante contraste entre o que vem da imaginação de Hollywood e o que está na Bíblia. Para ser honesto, mesmo antes de ter assistido o 1º episódio da série, eu imaginava que seu propósito não seria didático, mas sim o de explorar um tema que certamente mexe com o imaginário popular há séculos e garante ótimas discussões. Afinal quem nunca bateu um papo sobre o Armagedon ou que diversos sinais de que o fim está próximo descritos no livro são cada vez mais evidentes, acredite-se neles ou não? Experimentem. Revelations pode ser uma grata surpresa no mundo das séries de tv.
Adendo-> Devido ao grande sucesso de audiência alcançado pela série, a NBC já pensa na possibilidade de transformar Revelations em uma série convencional. Nada de oficial foi dito, mas não será surpresa, se ao final da exibição do 6º e último episódio que vai ao ar ainda essa semana (4ª f. 18/05), aconteça o anúncio oficial. Eu particularmente torço muito por isso. (Eu tb, Davi, Eu tb!!!)

6 comentários:

Anônimo disse...

=D mandou bem davi!
Tou pensabdo em baixar essa série, agora que vai terminar...
o assunto é muito bom, sempre que é explorado dá certo...

Anônimo disse...

tbm me interessei, e muito!!!!

Ribas, temos que conversar! e o texto do Davi está ótimo!

Anônimo disse...

eu só vi o primeiro episódio, ams estou adorando a serie... gosto desses tipos de assunto, bastante interessante =)... tomara que a serie dure mais que 6 episódios... como eu tinha ficado sabendo...

Anônimo disse...

Olaaaa e ai tudo belezinha com vcs?? o site de vcs estaum dimais!!! muitoo legals os posts... a materia de lost no globo foi show né ehehehe eu adoreiii tbm...
bem entaum eh isso... passarei mais vezes aqui...
boa semana ai pra vcs viu!!
te maix entaum!!!
=*****
Enza de Oliveira
http://www.serielost.blogger.com.br

Anônimo disse...

Ainda não assisti mas o comentario do Davi deixou-me interessado. Vou pesquisar mais sobre a série e talvez baixar os episodios!
Parabens!

Unknown disse...

poxa eu acho essa serie muito legal apesar de ser muito fantasiosa, mas é legal , eu vejo comom uma obra se ficção bem interessante e com um tema bem intrigante, que gera muitas discuções.
eu acho que seria legal se virasse uma serie, daria muitas historias legais. pelo que eu vi do ultimo capitulo tem grandes chances de continuar como uma serie