quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

[EXTRA] Sundance 09 - I Love you Phillip Morris


Consideracoes iniciais:
1. Teclado sem acento! Sorry!!
2. Esse ano estava com menos grana para encarar esse festival (crise economica, etc), entao comprei ingressos para 3 filmes somente. Minha roommate comprou ingressos para mais 2 que fui assistir com ela, o primeiro nao vi inteiro entao nao vou comentar - The Anarchist's Wife, tinha cara de ser otimo mas eu estava doente - e o segundo apesar de ter visto inteiro (Okay, virei os olhos nas partes mais violentas) Johnny Mad Dog eh um filme fantastico, mas muito alem da minha capacidade para comentar ele da maneira que ele merece.

Enfim, vamos ao primeiro filme que irei comentar, que estreia dia 5 de junho no Brasil segundo o jornal O Estado de Sao Paulo.

- I Love You Phillip Morris


Ewan McGregor e Jim Carrey nos papeis principais.

A primeira coisa que voce deve saber sobre essa historia eh: Ela aconteceu de verdade. Foi baseada num livro de mesmo nome, e o diretor do filme faz questao de comecar o filme dizendo que essa historia aconteceu de verdade. "It really did" se repete enquanto os creditos iniciais aparecem na tela.

Jim Carrey eh Steve Russell, um trambiqueiro conhecido nos EUA por ter escapado da prisao inumeras vezes - e todas elas numa Sexta -feira 13. O filme comeca com Steve numa cama de hospital a beira da morte, e ele comeca a contar sua historia. Quando crianca, sua familia revela que ele eh adotado e ele decide naquela hora que exatamente por causa disso ele ia provar que ele era o melhor filho do mundo... Nao, a melhor pessoa do mundo.

A cena corta para um Steve jah bem mais velho, tocando piano na igreja, sua mulher e filha acompanhando. Ele eh policial e parece que tem a vida perfeita. Mas a unica razao pela qual ele sequer resolveu ser policial era porque queria investigar sobre sua mae natural. Que ele encontra e ela nao quer nem saber dele. A partir disso chega de aparencias, e Steve se muda com mulher e cia para o Texas. Eh nesse momento do filme que ele nos conta que eh Gay. Very, very Gay.

Um acidente de carro faz ele resolver que vai parar de mentir para todos e assumir sua homossexualidade. Se muda para Miami e arranja um namorado - Jimmy (Rodrigo Santoro). O problema eh que ser gay custa muito dinheiro, e por isso Steve comecou a falsificar documentos, cartoes de creditos para manter o estilo de vida.

E assim ele acaba preso pela primeira vez. E eh nessa sua primeira estadia na cadeia do Texas que Steve conhece Pillip Morris (Ewan McGregor, que estah absolutamente adoravel nesse papel) e se apaixona. Amor a primeira vista. Mas Phillip eh transferido para outro predio, e eh a partir disso que Steve comeca a fazer de tudo para sempre ficar perto de Phillip.

Ele eventualmente consegue sair da prisao, e fingindo ser advogado de Phillip, tambem consegue que ele escape.

Outros trambiques seguem o filme. Ele mente descaradamente em seu curriculo e consegue um emprego de diretor em uma companhia de financas - onde ele rouba descaradamente para poder mimar o Phillip, que nao faz ideia dos trambiques envolvidos mas desconfia. Mas Steve eh descoberto, e mandado para a prisao de novo. Phillip fica obviamente brabo com a situacao e se recusa a falar com Steve.

Steve por sua vez, se recusa a ficar longe de Phillip, e escapa da prisao varias vezes mas sempre acaba pego de novo. Ateh que da ultima vez que escapa e encontra o Phillip, os dois vao presos. E eh dessa vez que ele inventa a maneira mais elaborada de escapar da prisao. SPOILER total segue: Steve forja documentos para mostrar que ele tem Aids, eh transferido para uma clinica, e consegue de lah ainda ser transferido mais uma vez para os cuidados de um outro medico (ele mesmo) e por fim falsifica a propria morte. E ai, ele se "veste" de advogado mais uma vez e vai atras do Phillip.

Esse eh basicamente o final do filme. Para completar a historia, ficamos sabendo que o Steve acabou sendo preso de novo enquanto personificava o advogado tentando tirar Phillip da cadeia, e acaba sendo preso de novo - sentenciado a 144 anos, e dessa vez em seguranca maxima. Phillip sai em 2006.

Uma critica no site do Film School Rejects fala sobre o filme:

"No geral, o filme parece uma mistura entre as bobeiras e absurdos de um filme dos irmaos Farrelly (There's Something about Mary), mas com a inteligencia de um filme dos irmaos Coen (No Country for Old Men). As vezes eh de se gargalhar e ouras eh muito triste e emocionante. Mas por todo o filme, a performance de Jim Carrey brilha e realmente da vida ao filme. A autenticidade que ele da a seu personagem eh a chave para nos vender essa ridicula - mas verdadeira - historia, e nos mantem entretidos no processo. Tambem eh uma de suas performances mais homogeneas, em que ele encontra a medida entre seus extremos que conhecemos. Pode ser - eu me atrevo a dizer - uma de suas melhores performances. (...) Nao importa quantas mentiras ele conta, ou quanta destruicao ele cause, nos ainda nos emocionamos com sua vida. Ewan McGregor tambem tem uma performance carismatica como o doce e afeminado Phillip."

*Fotos: http://www.sundance.org/festival
(Para lista completa de creditos, visite o site do imdb: http://www.imdb.com/title/tt1045772/)




Anita

Nenhum comentário: