terça-feira, 7 de abril de 2009

[Dollhouse] 1x07 Echoes - 1x08 Needs

Nesse ponto da série, já podemos dizer que a ambiguidade das atividades da Dollhouse é com certeza o grande tema sendo abordado. O problema principal disso é como vemos toda essa organização através dos olhos de seus actives, que tendo suas memórias constatemente apagadas, não permitem muito desenvolvimentos dos personagens. É por isso que acho um episódio como "Echoes" uma grande perda de tempo, em que sob os efeitos alucinógeno poderíamos conhecer melhor essas pessoas por trás da Dollhouse, mas no final tudo o que temos são praticamente situações cômicas ou até constrangedoras, com o insuportável Topher. É uma tentativa de proteger as informações desses personagens, que apesar de garantirem esse aspecto conspiratório da série, não possibilitam nenhum tipo de aproximação do público.

Mesmo a história de Caroline, relembrada aos poucos durante sua missão, ainda serve apenas para dar uma função às atividades da Dollhouse, assim como a abordagem desse novo active, dando dinheiro e uma nova vida em troca de 5 anos de servidão. Também fica um pouco difícil de acreditar na competência da empresa quando semana após semana, alguns de seus personagens acabam saindo fora da programação e ameaçando tanto a reputação da Dollhouse como do próprio cliente.
"Needs" decide tratar exatamente desse fato, imprimindo nos actives suas personalidades originais (mas sem suas memórias), para dar a falsa impressão de liberdade. Nessa frágil busca por uma saída, cada um deles acaba chegando ao ponto de conclusões das suas vidas, para terem novamente suas personalidades zeradas. Além de conhecer melhor os motivos de cada um deles, surpreendeu a forma como Echo criou todo o motim para libertar seus outros colegas, chegando ao ponto de quase apagar as memórias de Topher -- que convenhamos, teria sido o melhor momento da série.

Também foi interessante o motivo que levou November a tornar-se voluntária. Todo o dinheiro envolvido ou uma troca por anos de reclusão talvez não fossem razões suficientes para perder cinco anos de sua vida, mas apagar uma memória traumática em troca disso parece bastante convincente pra mim. Por outro lado, a história da "escravidão" de Sierra serve exatamente para mostrar que a Dollhouse também tem suas ilegalidades. Ainda não sei quando os caminhos de Echo e Paul irão se cruzar outra vez, mas é estranho pensar o quão diferente seria a série no momento que Caroline retomar sua personalidade e possivelmente tentar derrubar a organização. Pelo menos é o que tudo indica, até pela ligação feita enquanto fugia, dando novo fôlego às investigações de Paul, já um pouco afastado após a "desativação" de Mellie.

e.fuzii

Nenhum comentário: