quarta-feira, 27 de outubro de 2010

[Fringe] 3x04 Do Shapeshifters Dream of Electric Sheep?

por Alison do Vale

Blade Runner, dirigido por Ridley Scott, foi um tremendo sucesso e é até hoje uma das mais belas obras de ficção científica de todos os tempos. Mas a adaptação do livro de Philip K. Dick, ao qual faz referência o nome do episódio, quis mostrar muito mais do que uma megalópole de visual arrojado, escura e chuvosa. Também foi muito além da "Babel" apresentada com sua variedade de etnias e culturas.
Essa atmosfera criada é apenas o pano-de-fundo para uma discussão muito mais profunda: o que é que nos faz humanos?

No quarto capítulo desta terceira temporada de Fringe os shapeshifters são o foco. Quem não se surpreendeu com o tamanho da influência adquirida por essas criaturas? Chegaram aos mais altos postos do governo e sabe-se-lá mais quantos estão agindo sob a tutela de Walternativo. Nós já conhecíamos sua força sobre-humana e como são comprometidos com sua missão, sendo assim verdadeiras máquinas de morte. No entanto, além de sangrarem mercúrio e poderem mudar de corpo descobrimos uma nova característica: a exemplo dos replicantes de Blade Runner, eles podem sentir. Afeto, carinho, tristeza... sensações tão comuns à nós humanos agora expostas através do shapeshifter com família; e nas palavras dele "até mesmo os monstros podem ser incrivelmente doces, puros e capazes de amar".
O que vemos é que esses vilões podem ser também vítimas. Vítimas de um ser cruel e mais desumano que eles: o Walternativo.

Impressionante também o fato de que, não bastassem todas as características físicas que tornam esses seres super-soldados, eles são também verdadeiros bancos de dados.
Enquanto busca, com a ajuda de Astrid, descobrir onde ficam armazenadas as informações coletadas, Walter nos garante as já tradicionais risadas e continua impagável. Já havia sido hilário anteriormente dando uma "aula" aos cientistas da sua recém-adquirida empresa sem as calças. E como previsto é no seu novo laboratório que como uma criança ávida por saber ele relembra da obsessão de William Bell por dinossauros e assim desvenda o local do corpo que abriga o "disco rígido" da criatura.

Entram então em ação Newton e Bolívia na intenção de boicotar os planos do FBI e de Walter.
Numa sequência de ação alucinante com direito a enfrentamento entre Walter e o metamorfo, os bandidos conseguem recuperar o disco e após uma perseguição Newton é encurralado, capturado e posteriormente se suicida na prisão pra preservar as informações que ele mesmo continha. Os dados do senador Van Horn são pegos pela Dunham Falsa que consegue chegar antes dos outros ao carro de Newton e assim manter o seu disfarce vivo por mais tempo.
Disfarce esse que já começa a gerar especulação, principalmente por parte de Peter que se mostra bastante desconfiado da grande mudança de comportamento de Olivia. Só que enquanto a loira conseguir levá-lo pra cama parece que ele vai esquecer a "investigação". =P [mas sinceramente isso não me convence muito não. Ou ele está fingindo acreditar nela pra ir mais à fundo ou é incoerente, porque duvido que um cara tão esperto e inteligente como ele, que inclusive no início do episódio fazia uma análise tão consistente das pessoas no restaurante não consiga suspeitar de nada].

Mais uma vez temos escancarada a vantagem que o Outro Universo tem sobre o lado de cá. Há quanto tempo os metamorfos se infiltram? Os documentos encontrados no gabinete do ex-senador dão a entender que não é pouco.
Talvez a questão que levantei no comentário do episódio anterior ganhe força agora e "membros' do outro lado possam sim trocar de lado, já que esses shapeshifters tem capacidade de questionar suas ordens e quem sabe combatê-las.

O episódio foi ótimo. O que nos deixa ainda mais ansiosos pelo próximo.
Mas episódio inédito só dia 5 de novembro.

Imagens: reprodução

[Alison do Vale]
twitter: @menino_magro


3 comentários:

Davi Cruz disse...

Alisson, muito bom o comentário. Concordo com praticamente tudo o que vc citou e, em relação ao Peter, tenho apenas 2 coisas a acrescentar:
- Ele realmente gosta da Olivia e, nesses momentos, a pessoa perde um pouco o foco.
- Acredito também que ele esteja apenas "ganhando tempo" e mantendo-se o máximo de tempo possível perto da Bolivia.

Davi Cruz disse...

Assisti, a alguns dias, o clássico THE THING e lembrei de FRINGE e da situação do pessoal do LADO A: depois da descoberta da existência dos shapeshifters, todos deveriam ter ficado neuróticos, desconfiando de tudo e de todos (como ocorria em THE THING).

Mesmo assim, FRINGE tem se mostrado uma série consistente e muito bem planejada.

abraço!

[ Alison do Vale ] disse...

valeu pelos comentários Davi.

e acho que você tem razão com relação à desconfiança geral. Principalmente depois do agente Francis ter se infiltrado e enganado a todos eles já deviam ficar mais espertos.

=p